NOVEMBRO de 2018 Imprimir

Dia 29 – PE. NAILSON TOMA POSSE COMO NOVO ADMINISTRADOR PAROQUIAL DE NOVA CANAÃ

Na noite desta quinta-feira, dia 29, o Pe. Nailson Gonçalves dos Santos foi empossado como novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Nova Canaã. A cerimônia de posse teve início às 19h na igreja matriz e foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Mons. Uilton Pereira. Na oportunidade foi aberto o Novenário em preparação à Festa da Padroeira Municipal, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Concelebraram a Eucaristia vários padres. Estiveram também presentes o Diác. Fillipe, Religiosas, fiéis das diversas comunidades da Paróquia e de outras cidades circunvizinhas, bem como os familiares do padre.



Dia 27 – DOM LUÍS PEPEU PRESIDE MISSA PELOS 35 ANOS DA PROVÍNCIA DOS CAPUCHINHOS DO NE-2.

O Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu na noite deste sábado, dia 1º, Celebração Eucarística em ação de graças pelos 35 anos da Província Nossa Senhora da Penha dos Capuchinhos do Nordeste do Brasil. A festividade teve lugar na igreja matriz dos Frades Capuchinhos ao lado Convento Coração Eucarístico de Jesus em Caruaru – PE, onde há 50 anos atrás Dom Luís ingressou nesse convento contando apenas 11 anos de idade. O clima festivo está inserido no XIII Capítulo da Província Capuchinha no Nordeste, que está sendo celebrado desde ontem, dia 26.



Dia 19 – REUNIÃO DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Estiveram reunidos na manhã de hoje (19), na Residência Episcopal em Vitória da Conquista os bispos que integram a Província Eclesiástica de Vitória da Conquista: Dom Luís Pepeu – Arcebispo Metropolitano, Dom José Ruy – Diocese de Jequié, Dom Armando Bucciol – Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Dom Carvalho – Diocese de Caetité e Dom João Cardoso – Diocese de Bom Jesus da Lapa. Entre os diversos assuntos da pauta, constaram: momento de oração, de partilha e avaliação da caminhada formativa dos seminaristas.



Dia 18 – CRISMA EM ITAMBÉ

À noite deste domingo, foi a oportunidade do Arcebispo Dom Luís Pepeu presidir a Celebração Eucarística na igreja matriz da Paróquia São Sebastião em Itambé, confiada aos cuidados pastorais dos Padres Vocacionistas. Na ocasião conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de jovens e adultos. Concelebrou a Eucaristia, além do Pároco, Pe. Alessandro Nonato, SDV, um padre italiano, em visita à cidade. Também participaram da Celebração os Diáconos Cláudio e Fillipe, que se prepara para a Ordenação Presbiteral, além de inúmeros fiéis, entre parentes e amigos dos crismandos. Tomando os textos bíblicos próprios deste 32º Domingo do Tempo Comum, o Metropolita recordou que “aos seus discípulos, Jesus pede que estejam sempre atentos aos sinais que anunciam a nova realidade e disponíveis para acolher o projeto, os apelos e os desafios de Deus”. Voltando-se para os crismandos assegurou que deverão ser no mundo testemunhas da paixão e ressurreição de Cristo, de tal modo que a vida de cada um difunda por toda parte o suave odor de Cristo.



Dia 18 – DOM LUÍS INICIA VISITA PASTORAL EM BELO CAMPO

Após a Santa Missa dominical na Paróquia São Sebastião em Belo Campo, Dom Luís Pepeu deu início à Visita Pastoral nessa Paróquia, visitando algumas Comunidades Urbanas. Em cada comunidade visitada a alegria de todos era evidente. Após a apresentação feita pelo Pároco, Pe. Alexandre, Dom Luís rezava com os fiéis presentes, ouvia as lideranças e catequistas e a todos dirigia uma palavra de ânimo, e orientação e os confirmava na fé. Acompanharam o Arcebispo, além do Pároco, o Diác. Fillipe e o seminarista Manoel.

Comunidade Sagrado Coração;

Comunidade São Lucas;

Comunidade Divino Mestre;

Comunidade Santo Antônio.

 


Dia 18 – CRISMA EM BELO CAMPO

Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, visitou na manhã deste domingo, dia 18, a Paróquia São Sebastião em Belo Campo. Na ocasião conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo em torno de 50 crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Alexandre Márcio. A celebração contou com a presença do Diác. Fillipe, além de inúmeros catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos, que lotaram a igreja matriz. Dom Luís dirigindo-se aos crismandos recordou a necessidade que cada um tem de assumir sua própria vocação. Convidou os crismandos a fazerem o seu discernimento vocacional.



Dia 17 – CRISMA NA PARÓQUIA DE CANDEIAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Neste sábado, dia 17, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano presidiu a Santa Missa na matriz da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Na oportunidade conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Alessandro Alves Cardoso. Dom Luís recordou inicialmente que “todo sacramento é sinal presente e transparente da presença de Deus, de seu amor para conosco”. Na homilia, o Metropolita dirigindo-se aos crismandos afirmou: “o crismando é chamado a realizar, na comunidade, os serviços em favor dos irmãos e irmãs, em vista da construção do Reino de Deus”.



Dia 17 – BÊNÇÃO E COLOCAÇÃO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA NOVA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

No fim da tarde deste sábado, o Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, presidiu o Rito de Bênção e colocação da Pedra Fundamental da nova igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Participou da cerimônia o Pároco, Pe. Alessandro Alves Cardoso, Religiosas Sacramentinas e representantes dos Conselhos Paroquiais e membros da comunidade. Dom Luís iniciou suas palavras congratulando-se com o pároco e todos os fiéis que estão iniciando esta obra. O Arcebispo recordou que “nenhum templo é capaz de conter a glória de Deus, nós é que precisamos”, e prosseguiu afirmando que “a construção de um novo templo lembra-nos que também somos identificados como templos, edificados sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, somo a igreja viva” aludindo ao evangelho proclamado. Na urna cavada na lateral do presbitério foram depositados alguns objetos, como a ata da cerimônia, um documento da Igreja e algumas moedas, juntamente com a pedra fundamental.


 

Dia 8 – ARCEBISPO METROPOLITANO FAZ NOMEAÇÕES NO CLERO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Nesta quinta-feira, dia 8, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., exercendo o múnus de pastorear e zelar pelo rebanho a ele confiado realizou as seguintes nomeações: Pe. José Vasconcelos dos Santos (Pe. Vasco) colaborador na Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções; Pe. Clovis Rodrigues Silva, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Encruzilhada; Pe. Nailson Gonçalves dos Santos, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Nova Canaã; Diác. Adson Coelho Santos Matos – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto; Diác. Edvaldo Fillipe Gomes Cruz – Cúria Metropolitana; e Diác. Eugênio Santos Gonçalves – Paróquia São João Batista, em Anagé.


Dia 4 – ENCERRAMENTO DA VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA DA CATEDRAL

Neste gaudioso dia de Domingo (4), Solenidade de Todos os Santos na Igreja no Brasil, o Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu concluiu a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Catedral Metropolitana. Antes da Santa Missa o Arcebispo saudou a assembleia e falou sobre a Visita Pastoral. A Santa Missa, presidida pelo Metropolita foi concelebrada pelo Pároco Pe. Ariosvaldo e pelo Chanceler Pe. Técio. Participaram também da Celebração o Diác. Fillipe, Ministros, Coroinhas e muitos fiéis. Na homilia, Dom Luís recordou “não são as coisas, nem os homens que salvam, a salvação pertence a Deus” e nisso consiste a busca da santidade, reconhecer Deus acima de tudo e buscar ser fiel a Ele, por meio do testemunho de vida. O Arcebispo ainda agradeceu a todos pela presença nesta celebração de encerramento da Visita Pastoral. Esta foi a quarta Paróquia do Vicariato São Lucas a ser visitada. Antes da bênção, o Pe. Ariosvaldo externou a Dom Luís congratulações por esse relevante momento na vida paroquial.

 


Dia 3 – CRISMA NA PARÓQUIA RAINHA DA PAZ EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu conferiu, às 19h de hoje, o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos entre jovens e adultos na igreja matriz Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo em Vitória da Conquista. A Missa foi concelebrada pelo Pároco Pe. Valmir Neves. A Celebração contou com a presença dos Diáconos Permanentes Antônio Dias, Antônio Souza e Genildo Prates, das Religiosas Medianeiras da Paz e Missionárias de Nossa Senhora das Dores.  Além dos catequistas, pais, padrinhos, parentes dos crismados e muitos outros fiéis. Na homilia, Dom Luís se serviu dos textos bíblicos próprios da liturgia da Crisma e assegurou que “é preciso, muitas vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna”. O Metropolita, dirigindo-se aos crismandos, recordou as palavras do Papa Francisco: “prosseguirem no caminho que começaram com o Sacramento da Confirmação”.

 


Dia 3 – VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA DA CATEDRAL

Na tarde deste sábado, o Arcebispo Dom Luís Pepeu continuou a Visita Pastoral na Paróquia Catedral. Realizou saudação ao CPP em reunião com o Pároco, Pe. Valdo. Em seguida visitou a Comunidade Anuncia-Me fundada pelo Diácono Permanente José Dias. O Arcebispo visitou ainda algumas famílias com enfermos e idosos. Por fim, visitou um lar de senhoras idosas, onde havia uma com 102 anos de idade, que reconheceu o Arcebispo e conversou com ele.