Home
 
Notícias


NOTÍCIAS OUTUBRO DE 2015 Imprimir E-mail

 

OUTUBRO - MÊS MISSIONÁRIO E DO ROSÁRIO

 

Dia 28 - ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO JUDAS TADEU EM CONQUISTA


Hoje à noite, o Arcebispo Dom Luís Pepeu celebrou a Santa Eucaristia na Capela de São Judas e Nossa Senhora de Lourdes, Comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias - Catedral Metropolitana -, no encerramento da Festa em louvor a São Judas Tadeu. Dom Luís destacou a importância da celebração da festa dos santos apóstolos Simão e Judas, lembrando que os apóstolos foram instituídos como alicerce da Igreja de Cristo e, através deles, o evangelho foi anunciado a todo o mundo. Em sua homilia, inspirada no tema da festa: “Com São Judas Tadeu, discípulo de Jesus, somos convidados a viver a nossa fé em comunidade”, Dom Luís motivou os fiéis a assumirem sua vocação como chamados por Deus, testemunhando a fé em Jesus Cristo na vida de Comunidade, a exemplo dos apóstolos. A fé é uma resposta pessoal de cada homem e de cada mulher, mas deve ser vivida na dimensão comunitária a partir da experiência do encontro com Cristo, o Ressuscitado, a pedra fundamental que alicerça a vida da Igreja. Dirigindo-se aos inúmeros fiéis e devotos de São Judas presentes na celebração, destacou a grande devoção popular a este santo apóstolo, sendo ele venerado como padroeiro das causas desesperadas. Estavam presentes também nesta noite festiva, elevando seus louvores e o canto de ação de graças ao Deus da vida por intercessão de São Judas Tadeu, os funcionários públicos neste dia dedicado a eles.

Dias 25 a 27 - ARCEBISPO VISITA SEMINÁRIO DE TEOLOGIA JOÃO PAULO II EM BH



Nestes dias, o Arcebispo Dom Luís Pepeu foi a Belo Horizonte para uma Visita Pastoral ao Seminário Maior João Paulo II, em Belo Horizonte - MG. Esta Casa de Formação, da Diocese de Jequié e Arquidiocese de Vitória da Conquista, é mantida em Belo Horizonte para acolher os Seminaristas de ambas que estão cursando a Teologia. No momento há um grupo de 4 jovens da Diocese de Jequié e 11 da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Para essa etapa da formação e acompanhamento dos formandos, contamos com a generosa colaboração do Padre Roberto Oliveira, de Jequié, que exerce o ofício de Reitor. Na noite do domingo (25), Dom Pepeu encontrou-se com Dom Walmor, Arcebispo de Belo Horizonte, na Paróquia São Judas, onde nossos seminaristas colaboram com trabalhos pastorais. Dom Luís aproveitou a oportunidade deste encontro para agradecer mais uma vez a Dom Walmor pela grande colaboração que a Arquidiocese de Belo Horizonte tem prestado à nossa formação, acolhendo nossos seminaristas, cedendo o espaço físico e favorecendo o estudo na PUC-MG. Na segunda-feira, na parte da tarde, Dom Luís fez um encontro com os seus seminaristas. Foi um momento muito rico de partilha da vida e da caminhada de seminário, abordando os diversos aspectos: a vida pessoal, a dimensão relacional na convivência de grupo, a própria vocação, os estudos, o engajamento nos trabalhos pastorais. Depois deste encontro com todos, Dom Luís manteve uma conversa pessoal muito paterna e muito fraterna com cada um. Na noite, ele concluiu oficialmente a visita com a celebração da Eucaristia. Foi um momento muito gratificante. Todos ficaram edificados, fortalecidos e animados. A visita foi um tempo de graça que aqueceu os corações dos jovens seminaristas. Na terça-feira (27), Dom Luís voltou para Vitória da Conquista muito contente, satisfeito e cheio de esperança com os futuros padres da Igreja Particular de Vitória da Conquista.


Dia 24 - ARCEBISPO CELEBRA ÚLTIMA NOITE DO TRÍDUO EM PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Hoje, o Arcebispo Dom Luís Pepeu presidiu solenemente a Santa Eucaristia encerrando o Tríduo em preparação para a Festa de São Francisco de Assis da Comunidade São Francisco, Bairro Alegria, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, confiada aos Frades Capuchinhos. Este ano, a festa de São Francisco, em sintonia com os grandes temas e os atuais acontecimentos da Igreja Particular e universal, meditou sobre a nossa vocação como discípulos missionários de Jesus Cristo, partindo do tema geral: “Alimentados da Palavra de Deus, sejamos como São Francisco, missionários a serviço da Paz”. Dom Luís, em sua homilia, tomando como ponto de partida as leituras da liturgia dominical (30º. Domingo do Tempo Comum) e inspirando-se no tema proposto, ressaltou a importância de assumirmos como Igreja nossa vocação de missionários a serviço da Paz. Citando o Papa Francisco, reforçou que devemos ser missionários da alegria porque Aquele em quem acreditamos e anunciamos, Jesus Cristo, Ele próprio é a nossa alegria e a nossa paz. Dirigindo-se à juventude, Dom Luís afirmou que os jovens são também chamados a ser missionários, a exemplo de Francisco de Assis que, ao escutar a voz do Crucificado, colocou-se a serviço da Igreja, amando-a e trabalhando para que nela transparecesse sempre mais a Face de Cristo. Muitos eram os devotos e devotas de São Francisco presentes na celebração eucarística. Também participaram desta última noite do tríduo as Irmãs das diversas Comunidades Religiosas de nossa Arquidiocese.

 

Dias 21 e 22 - REUNIÃO DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

BISPOS E FORMADORES

ESTUDO DO MOTU PROPRIO DO PAPA FRANCISCO


Nos dias 21 e 22, no Seminário Maior em Vitória da Conquista, reuniram-se os bispos da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista para o seu último encontro neste ano de 2015. Além da pauta ordinária da reunião, os bispos tiveram um encontro com os formadores das cinco dioceses que compõem a Província: Bom Jesus da Lapa, Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora e a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Da pauta constou ainda um estudo sobre o novo MOTU PROPRIO do Papa Francisco Mitis Iudex Dominus Iesus (Senhor Jesus, Juiz clemente) sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no código de Direito Canônico. O estudo, orientado pelo Mons. João Carlos Acioly Paz, contou com a participação de padres das cinco dioceses da Província que trabalham nessa área. Todos os bispos estiveram presentes na reunião: Dom Luís Pepeu - arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Armando Bucciol - bispo de Livramento de Nossa Senhora, Dom José Ruy - bispo de Jequié, Dom João Cardoso - bispo de Bom Jesus da Lapa, e Pe. Gilvan Rodrigues - administrador de Caetité.


Dias 16 a 18 - ARCEBISPO REALIZA VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES, ENCRUZILHADA



Neste final de semana, o Arcebispo Dom Luís Pepeu realizou visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no município de Encruzilhada. Em sua chegada à cidade, na casa paroquial, Dom Luís foi acolhido calorosamente pelo Pároco Pe. José Vasconcelos dos Santos (Pe.Vasco). Acompanharam o Arcebispo nestes dias de visita o Diácono Permanente Luciano, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, e o Seminarista Rafael, representante pelo Seminário Arquidiocesano da OVS (Obras das Vocações Sacerdotais). Estes três dias de Visita Pastoral foram bem intensos. Dom Luís, sempre acompanhado de sua Comitiva Missionária e de Pe. Vasco, visitou as diversas comunidades da Paróquia. Por onde passava, a alegria das pessoas era contagiante. Em cada lugar de encontro, nas Capelas das Comunidades, em alguma casa ou pelos caminhos, Dom Luís era acolhido em clima de festa com cantos, mensagens, cartazes. As grandes dificuldades do povo, a drástica situação da seca, o desemprego, a extrema pobreza, nada apagava o ar de satisfação, o riso e o grande entusiasmo estampados em seus rostos sofridos. O povo queria encontrar-se com o seu Pastor, está ali próximo, vizinho, partilhar suas dores, amarguras e tristezas, mas também falar de suas esperanças e testemunhar a firmeza na fé. Dom Luís, por sua vez, sempre dirigia uma palavra de conforto, recordando a cada um a importância de viver a fé com alegria e esperança, mantendo, sobretudo, a perseverança nesta caminhada de comunidade em espírito de solidariedade. A visita Pastoral proporcionou este momento muito expressivo: o encontro do Pastor com o seu rebanho. Os marcos significativos da Visita foram as várias celebrações da Eucaristia nas Comunidades da Paróquia. No domingo à noite, o Arcebispo concluiu a visita pastoral com a solene celebração da Eucaristia, na qual conferiu o sacramento da Crisma a diversos jovens da Paróquia. Em suas palavras finais, agradeceu e parabenizou todos os presentes, animando-os e encorajando-os na caminhada eclesial como discípulos missionários do Senhor. Dirigindo-se a Pe. Vasco, agradeceu pelo seu frutuoso trabalho de doação e de entrega em prol do povo e pela grande dedicação na administração da Paróquia.

 


MOMENTOS DA VISITA PASTORAL:

COMUNIDADE SANTA LUZIA - BREJINHO


COMUNIDADE CORAÇÃO DE JESUS - LAGOA DO INOCÊNCIO


COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO - PÉ DA SERRA


COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - ÁGUA PRETA


COMUNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO - BAIXINHA (na cidade)

CÂMARA MUNICIPAL

COMUNIDADE SANTA LUZIA - BREJOS

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - JATAÍ

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - CONGÁ


COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO CARMO - SOBRADO


COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - MAMOEIRO


COMUNIDADE SÃO MIGUEL - POMBOS


VISITA AOS DOENTES E IDOSOS


ENCONTRO C/ MOVIMENTOS E PASTORAIS


ENCONTRO COM OS CONSELHOS


COMUNIDADE BOM PASTOR- ASSENTAMENTO PRIMAVERA



COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA - VILA BAHIA


COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - ENTRONCAMENTO


VISITA AO CEMITÉRIO LOCAL


CRISMA NA MATRIZ


ENCERRAMENTO DA VISITA - SANTA MISSA


Dias 13 e 14 - AVALIAÇÃO ANUAL DO CLERO


Nestes dias 13 e 14, o Arcebispo Dom Luís Pepeu reuniu, nos espaços do claustro do Convento dos Frades Capuchinhos em Vitória da Conquista, seu Presbitério -Sacerdotes e Diáconos Permanentes- para a avaliação anual do Clero. Na abertura dos trabalhos do primeiro dia, o Arcebispo acolheu e saudou os presentes com as boas-vindas. Houve a oração da Liturgia das Horas -as Laudes- e, em seguida, foi colocada a proposta de pauta que deveria orientar estes dias de encontro. O tema central que norteou os trabalhos da avaliação referiu-se a uma abordagem sobre a Identidade do Presbítero no contexto da Pastoral Presbiteral e sua dimensão de missionariedade, partindo da “Vocação e Missão”. O primeiro instante de reflexão foi dedicado a um momento de espiritualidade como motivação para uma avaliação pessoal. Neste aspecto, os participantes foram motivados a identificar os problemas, as alegrias e as esperanças que acompanham os passos do presbítero no dia-a-dia de seu ministério. Após a partilha destas primeiras impressões, passou-se à explanação de diversos temas pertinentes à pastoral presbiteral: a dimensão missionária, setor juvenil, pastoral universitária, pastoral vocacional e, por fim, a pastoral presbiteral em vista da formação permanente do presbítero. Os temas tratados sempre davam margem a diversas discursões e levantamento de questões pertinentes. Dom Luís, em suas palavras finais, salientou que a Pastoral Presbiteral deve acontecer em vista de facilitar e promover a fraternidade presbiteral e, por sua vez, a formação continuada do Presbítero acontece no colocar-se em caminho permanente na escola de Cristo, lembrando, sobretudo, que os padres são chamados a serem pastores do rebanho. O encontro de avaliação do Clero foi enriquecido por diversos momentos bem significativos: a celebração da Liturgia das Horas em seus diversos momentos e a Celebração Eucarística nos dois dias.


Dia 12 - A PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA CELEBRA FESTA DA SUA PADROEIRA


Na tarde desta segunda-feira (12), Dia da Padroeira do Brasil, Dom Luís Pepeu presidiu a solene Celebração Eucarística em louvores a Deus na grande festa de Nossa Senhora Aparecida, cuja Paróquia está confiada à administração e à coordenação pastoral dos Religiosos Vocacionistas. A Santa Missa aconteceu no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, que faz parte do território da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com a presença de um grande número de fiéis devotos da Mãe Aparecida, vindos das diversas paróquias da cidade, que ocupou todos os espaços do ginásio esportivo. Este dia solene foi antecedido por um Decenário de preparação, motivado pelo tema “Com Maria, em Jesus, chegamos à Glória!” Na homilia da festa, o Arcebispo, tomando como ponto de partida as leituras próprias da liturgia deste solene dia, sublinhou o papel de Maria como a grande intercessora, especialmente o Evangelho das bodas de Caná, onde se evidencia com maior clareza este papel mediador da Virgem Santíssima em favor do povo. No final de sua homilia, Dom Luís, inspirando-se em um canto da devoção popular, evoca a Mãe Aparecida para velar pelo povo brasileiro, pelas crianças e famílias, pela paz nas cidades e nos campos, pelos nossos governantes a fim de que sejam justos e servidores do bem comum. Roga-lhe, enfim, que proteja a Igreja e que nos ajude a construir um Brasil mais cristão, mais fraterno e solidário.


Dia 12 - FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA NA COMUNIDADE DO PARQUE IMPERIAL


Na manhã de hoje (12), às 10 horas, o Arcebispo Dom Luís esteve na Comunidade do Parque Imperial, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, onde presidiu a solene Celebração Eucarística por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Comunidade. O pároco Pe. Bebeto, que concelebrou com o Arcebispo, realizou uma grande jornada missionária envolvendo toda a Comunidade Paroquial. Com muita simplicidade, Pe. Bebeto incentivou a participação de todos os paroquianos, afirmando que somente três atitudes eram necessárias para a missão: a Disposição da própria pessoa, a Fé e a Bíblia na mão em direção à casa do irmão. Neste espírito de total disponibilidade e serviço, aconteceu o projeto missionário que culminou com a celebração da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Dom Luís, em sua homilia, ressaltou este grande entusiasmo da Comunidade discípula-missionária, a exemplo de Maria, a Discípula fiel e a grande Missionária que nos mostra e nos conduz a Jesus, pedindo-nos como aos serventes das bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”. Ressaltou também a importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida, como intercessora e protetora do povo brasileiro, uma presença materna e consoladora em nossas dificuldades.


Dia 11 - CRISMA E ENCERRAMENTO DO NOVENÁRIO EM PREPARAÇÃO À FESTA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO EM IGUAÍ


Hoje à noite (domingo, 11), Dom Luís Pepeu esteve na cidade de Iguaí para a Celebração da Eucaristia, encerrando o novenário em preparação à festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Excelsa Padroeira da Paróquia e do Município de Iguaí. O novenário, motivado pelo tema central: “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe das Vocações”, foi  muito bem preparado pelo pároco Pe. André, que contou com a acolhida e a participação de toda a Comunidade paroquial. Com o tema proposto para esta última noite: “Chamados à doação e à partilha” iluminado pelas leituras do dia, especialmente o texto do Evangelho, Dom Luís destacou em sua homilia que o seguimento a Jesus Cristo exige amor incondicional visível nos gestos concretos de partilha, solidariedade, doação, serviço. Sublinhou a missão de Maria como a “Mãe das Vocações”, aquela que soube escutar no silêncio do seu coração o chamado de Deus, assumindo o seu “SIM”, tornando-se para todos nós modelo de resposta ao chamado de Deus. Dom Luís também conferiu o sacramento da Crisma a um grupo jovens da Comunidade paroquial. Lembrou aos jovens crismandos que a Crisma é como um novo Pentecostes que deve nos conduzir a uma tomada de consciência de nossa realidade enquanto chamados por Deus para a missão no mundo.



Dia 10 - CRISMA E PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM CAATIBA


Na noite deste sábado (10), o Arcebispo Dom Luís Pepeu presidiu a Eucaristia em preparação da festa de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Paulo Apóstolo em Caatiba. Por ocasião da celebração, Dom Luís conferiu o sacramento da Crisma a um gurpo de 40 jovens da Paróquia. Seguindo a Liturgia da Palavra própria do 28º. Domingo do Tempo Comum, Dom Luís dirigiu sua reflexão, convidando os ouvintes a refletirem sobre as próprias escolhas, frisando que muitas vezes é preciso renunciar certos valores passageiros ou perecíveis pelos valores da vida verdadeira e eterna. Abordando o tema da celebração: “Maria, a Vocacionada do Pai”, o Arcebispo exortou os fiéis presentes, especialmente os jovens crismandos, a uma tomada de consciência sobre a própria vocação como um chamado de Deus em vista da missão. A este chamado de Deus, nas palavras de Dom Pepeu, devemos ter a coragem de responder com o nosso sim, tendo a certeza de que Ele não nos abandona, mas nos capacita. Este “Sim”, a exemplo do Sim de Maria, é fruto de um processo constante de escuta ao chamado de Deus e aos apelos que nascem da realidade na qual estamos inseridos.



Dia 7 - ARCEBISPO VISITA COMUNIDADES RURAIS DE BOM JESUS DA SERRA

COMUNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO - Lagoa D'Anta

ESCOLA O SOSSEGO DA MAMÃE - Bom Jesus da Serra

COMUNIDADE SANTA LUZIA - Arara

COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO - Jararaca

COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Carneiros

COMUNIDADE SENHOR DO BONFIM - Baixão


O Arcebispo de Vitória da Conquista Dom Luís Pepeu que, recentemente, havia realizado a “Visita Pastoral” à Paróquia Senhor Bom Jesus em Bom Jesus da Serra, retornou à Paróquia nesta quarta-feira, dia 7, para encontrar-se com os fiéis de algumas comunidades rurais. Antes do meio-dia, o Arcebispo, acompanhado pelo Pároco Pe. Frenilson, pelo seminarista Rafael e alguns leigos, visitou a comunidade Imaculada Conceição em Lagoa D’Anta. Em seguida conheceu a Escola “O Sossego da Mamãe” em Bom Jesus da Serra, sob a responsabilidade da professora Edinha. À tarde, receberam a visita de Dom Luís e sua comitiva missionária, as comunidades de: Santa Luzia (Arara), São Cristóvão (Jararaca), Sagrado Coração de Jesus (Carneiros), e Senhor do Bonfim (Baixão), onde foi concluída a visita com a celebração da Santa Missa.


Dia 6 - REUNIÃO DOS VIGÁRIOS REGIONAIS DA ARQUIDIOCESE

Na manhã desta terça-feira (6), o Arcebispo de Vitória da Conquista se reuniu com os Vigários Regionais da Arquidiocese de vitória da Conquista. Dentre os diversos assuntos da pauta, constou a preparação da “avaliação anual” do Clero a ser realizada entre os dias 13 e 14 do corrente. Além do vigário geral - Mons. Uilton, participaram o Mons. Carvalho - Vicariato São Marcos, Pe. Gerson - Vicariato São Lucas, Pe. Rosenildo - Vicariato São João e Pe. Alexandre - Vicariato São Mateus. Também participou da reunião, a convite de Dom Luís, o representante dos presbíteros, Pe. Ariosvaldo Aragão.


Dia 4 - DOM LUÍS PEPEU REALIZA CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, VITÓRIA DA CONQUISTA

Na noite deste domingo (4), o Arcebispo de Vitória da Conquista presidiu a Eucaristia na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, sendo concelebrada pelo Pároco Pe. Alessandro. Na ocasião, Dom Luís conferiu o sacramento da Crisma a um grupo de 60 jovens e adultos das diversas comunidades da zona rural e também da área urbana da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Na homilia, refletindo sobre o tema da liturgia dominical, Dom Luís ressaltou que a família, constituída segundo o projeto de Deus, é expressão da Igreja-Comunidade. O casal cristão, segundo o projeto primordial de Deus, é chamado a testemunhar o amor de Deus pela humanidade. Fazendo referência ao Papa Francisco na Missa de abertura do Sínodo dos Bispos sobre o tema da família, Dom Luís destacou a importância da família cristã na missão de defender a fidelidade do amor sacramental e viver o matrimônio como um espaço em que se manifesta o amor divino, defendendo, assim, a sacralidade da vida. Dirigindo-se aos crismandos, Dom Luís recordou-lhes que pelo dom do Espírito Santo, que receberão com a imposição de suas mãos, eles serão marcados com um sinal espiritual, conformando-se sempre mais com Cristo e tornando-se mais perfeitamente membros da sua Igreja.


Dia 3 - ABERTURA DO NOVENÁRIO EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA, COMUNIDADE  BATE-PÉ

Hoje (sábado, 3), à noite, Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, presidiu a Eucaristia de abertura do novenário da Padroeira Nossa Senhora Aparecida de Bate-Pé, Comunidade da zona rural da Paróquia Nossa Senhora de Fátima confiada aos Frades Capuchinhos. Dom Luís, em sua homilia, refletindo sobre o tema: “Maria, Mãe na vida, Mãe na morte!”, destacou a importância da Virgem Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe, que nos aponta em seu Filho Jesus, o caminho que nos conduz à Glória definitiva no Reino de Deus. Houve uma grande participação dos fiéis da Comunidade de Bate-Pé e também das Comunidades vizinhas.

 
SETEMBRO DE 2015 Imprimir E-mail

MÊS DA BÍBLIA - NOTÍCIAS


DOMINGO 27 - DIA NACIONAL DA BÍBLIA



Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar o próprio Cristo.

(São Jerônimo, o grande tradutor dos Livros Sagrados)


Setembro é considerado o mês da Bíblia. Com isso a Igreja quer despertar entre os fiéis o conhecimento dos Livros Sagrados e, ao mesmo tempo, promover o amor à Palavra de Deus, motivando-os para sua leitura, meditação e vivência cotidiana dessa mesma Palavra.


Dia 25 - POSSE DE DOM JOÃO CARDOSO EM BOM JESUS DA LAPA


Hoje (sexta-feira), o Arcebispo de Vitória da Conquista Dom Luís Pepeu deu posse canônica a Dom João Cardoso, como quarto Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Nas últimas horas, Dom João tem sido acolhido com muito carinho na cidade de Bom Jesus da Lapa. A população que o aguardava com grande alegria e muitas expectativas tem demonstrado sua hospitalidade expressa nas diversas faixas espalhadas pela cidade. Ele veio diretamente de sua anterior Diocese, São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, acompanhado pelos Bispos do Regional NE-4 da CNBB. No final da tarde, antes da posse, Dom João fez uma visita à Catedral de Nossa Senhora do Carmo (em construção), acompanhado por Dom Luís Pepeu e Dom Josafá Menezes. Daí seguiu em meio a uma multidão de fiéis para o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Ali, pelas mãos do Metropolita Dom Luís Pepeu, ele tomou a posse da Diocese como legítimo Pastor, sentando-se na cátedra e recebendo o báculo pastoral. Dom Luís, na oportunidade, saudou Dom João, acolhendo-o na Província Eclesiástica. A cerimônia continuou com a celebração Eucarística presidida pelo novo Bispo da Diocese, concelebrada por vários membros do Colégio Episcopal, grande número de padres e religiosos. A esplanada do Santuário ficou repleta de fiéis.

 

Dia 24 - CRISMA NA PARÓQUIA SANTA TEREZINHA, EM FESTA



A Paróquia Santa Terezinha, em Vitória da Conquista, está em pleno clima de festa com o novenário em preparação para a celebração festiva do dia de sua padroeira, Santa Terezinha do Menino Jesus. Hoje, o Arcebispo Dom Luís presidiu a celebração Eucarística, conferindo também o sacramento da Crisma aos jovens da Paróquia. O tema central do novenário está sendo inspirado pelas exortações constantes do Papa Francisco, motivando os fiéis a ser uma Igrreja aberta a todos, vivendo com intensidade a Alegria do Evangelho. Dom Luís Pepeu, em sua homilia, falando para os crismandos, ressaltou que pela unção do Espírito do Senhor, no sacramento da Crisma, somos confirmados em nossa vocação de cristãos, chamados a testemunhar Jesus Cristo com a nossa vida. Pela crisma, somos fortalecidos para a vivência de nossa vocação como Igreja, uma Igreja que, em constante saída, assume o seu compromisso com o anúncio do Evangelho. Além da presença do pároco Pe. Ednilton (Pe. Black), a noite de hoje contou com a presença de Padre Nilson - reitor do Propedêutico e Frei Gilson da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio.


Dia 22 - PADRE GILDEIR RECEBE ALTA E PASSA BEM



Após oito dias de internamento, o Padre Gildeir da Silva Santos recebeu alta do hospital, às 14:30h, desta terça-feira. Em casa ele passa bem e continua sua convalescência. No último dia 15, o Padre Gil sentindo algumas dores de cabeça, consequências do acidente sofrido recentemente, acorreu ao IBR de Vitória da Conquista pelas 16h, onde foi submetido a alguns exames, como a tomografia que mostrou um coágulo no crânio. Imediatamente foi decidida uma intervenção cirúrgica para a “drenagem dural”. A cirurgia craneana ocorreu, com sucesso, no dia seguinte pela manhã. Na UTI ele permaneceu até a sexta-feira dia 18, quando foi transferido para um apartamento do mesmo hospital até à tarde de hoje. Agradecido a Deus e contente pela recuperação, o Padre Gildeir disse ter revisão médica marcada para o próximo dia 29.


Dia 22 - REUNIÃO DO CONSELHO DE FORMAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA



O Conselho de Formação da Arquidiocese de Vitória da Conquista, presidido pelo Arcebispo Dom Luís, encontrou-se, na manhã de hoje (22), no Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias para mais uma reunião. Além do arcebispo, participaram do encontro: o Vigário Geral, Mons. Uilton; Reitor do Seminário de Filosofia, Pe. Edmilson, que é também o referencial para os seminaristas da Teologia, em Belo Horizonte; Pe. Zenilton, Diretor do Instituto de Filosofia; Pe. Nilson, Reitor do Propedêutico; e Pe. Frenilson, Diretor Espiritual. Em cumprimento com a pauta, após uma oração, fez-se a leitura de alguns pontos iluminativos das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, Documentos da CNBB de nº 93. Depois, deu-se prosseguimento com uma avaliação do atual semestre, considerando o andamento, o caminho percorrido até hoje e as perspectivas.

Dia 20 - DOM LUÍS PEPEU REALIZA CRISMA NA DIOCESE DE CAETITÉ


Neste domingo (20), o Arcebispo de Vitória da Conquista esteve na Diocese de Caetité, a convite do seu Administrador Diocesano, Pe. Gilvan Pereira. Ele foi à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, onde Pe. Gilvan exerce a função de pároco, para conferir o sacramento da Crisma. Na celebração Eucarística, estiveram os jovens das comunidades rurais que, após o tempo de preparação na catequese, foram receber a Crisma. Dom Luís Pepeu, em sua homilia, tomando como referência a liturgia dominical, destacou que o sacramento da Crisma é a confirmação do nosso compromisso de cristãos assumido pelo batismo. Como cristãos, devemos fazer a opção pelo projeto de Jesus Cristo, ou seja, somos chamados a fazer a escolha da “sabedoria de Deus”, deixando-nos conduzir pelos critérios de Deus. Destacou ainda que o sacramento da Crisma é considerado o sacramento da maturidade. Neste sentido, o jovem crismando, recebendo a plenitude do Espírito Santo e se tornando membro efetivo da comunidade cristã, deve empenhar-se em fazer da própria vida um serviço de doação aos irmãos e irmãs. O que deve mover de fato a vida do jovem é a vontade de servir, de partilhar com o outro os dons que Deus concede em abundância a cada um.

Dia 19 - CANDIDATOS DA ESCOLA DIACONAL EM RETIRO


Na manhã de hoje (sábado, 19), Dom Luís Pepeu encontrou-se com os candidatos da Escola Diaconal da Arquidiocese de Vitória da Conquista no Seminário Maior (Filosofia) Nossa Senhora das Vitórias. Concluído mais um ciclo de estudos, os candidatos fizeram um dia de retiro. O Arcebispo, acompanhando o grupo de candidatos nesta primeira parte do dia, refletiu o significado de “retiro ou exercício espiritual” e sobre o “Credo”, do Sermão de Santo Tomás de Aquino. O Padre Edmilson ressaltou em suas reflexões a importância do ministério da diaconia dentro da Igreja e a responsabilidade que cada eleito deveria assumir perante a Comunidade Eclesial. O ministério do Diaconato deve ser acolhido pelo candidato em verdadeiro espírito de serviço, de doação e de entrega total. É uma vocação sublime que deve ser assumida com grande disponibilidade. O Diácono deve ser um homem ornado das santas virtudes, homem de oração, de piedade, homem capaz de viver a fidelidade conjugal, homem dedicado ao serviço da caridade fraterna.

Dia 19 - ARCEBISPO REALIZA CRISMA PARA ADULTOS NA PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM E SANTA RITA DE CÁSSIA, EM PLANALTO


Hoje, o Arcebispo Dom Luís Pepeu presidiu a celebração da Eucaristia na Paróquia Senhor do Bonfim, na cidade de Planalto. Na ocasião, o Arcebispo conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de adultos da Paróquia. Eram mais de 60 homens e mulheres. Em sua homilia, Dom Luís ressaltou a importância do acontecimento, destacando que este era um momento muito especial para a comunidade por tratar-se de adultos, alguns deles com idade bem avançada, fato inédito na caminhada da Paróquia. A missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Irineu e contou com a presença de muitos fiéis.

Dia 18 - DOM LUÍS PRESIDE ABERTURA DO NOVENÁRIO EM PREPARAÇÃO À FESTA DE SÃO MIGUEL ARCANJO


Na noite de hoje, Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, esteve na Paróquia de São Miguel para presidir a missa de abertura do novenário em honra ao seu padroeiro São Miguel Arcanjo. A Paróquia está celebrando 30 anos de sua criação. O tema central da festa evoca os “30 anos de fé e caminhada a serviço do Reino”. Dom Luís, em sua homilia, cujo tema proposto para esta noite de abertura foi “Somos todos anunciadores do Evangelho”, ressaltou a importância de todos, especialmente dos leigos, na missão da Evangelização. A missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Zenilton (Pe. Monginho) e contou com a participação de grande número de fiéis, devotos e devotas de São Miguel Arcanjo. Esta noite de abertura, chamada de “Noite da Saudade”, homenageou os leigos e leigas que serviram à Paróquia e que já fizeram a sua páscoa definitiva para a Casa do Pai.

Dia 17 - CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO TRÍDUO DE SANTA HELENA PRESIDIDA PELO ARCEBISPO


Hoje, o Arcebispo Dom Luís Pepeu esteve presente na Comunidade Santa Helena para a abertura do tríduo em honra de sua Padroeira. A Comunidade Santa Helena, criada há vinte anos, faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, confiada aos Frades Capuchinhos. Dom Luís presidiu a missa de abertura às 19:00h. A sua homilia foi fundamentada no tema do dia: “A fé em Cristo nos conduz à conversão e nos torna servos do Reino”. A missa foi concelebrada pelo pároco Frei Gilson e contou com grande presença dos fiéis. Teve a animação das Comunidades Nossa Senhora de Lourdes, Sagrado Coração de Jesus, Legionários e Grupos Terço dos Homens da paróquia.

 

Dia 15 - ARCEBISPO REÚNE-SE COM NOVOS PADRES E VISITA SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO EM ITAPETINGA


O Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, reuniu-se na manhã de hoje com os Padres da Arquidiocese que contam entre um a dez anos de ordenação presbiteral. Os encontros são parte integrante da “formação permanente” dos presbíteros. Além do momento de oração e de partilha da missão pastoral, fez parte da pauta um estudo sobre o significado do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, com início marcado para o próximo dia 8 de dezembro. À tarde, Dom Luís encontrou-se também com os 8 formandos do ano Propedêutico no Seminário Bom Pastor em Itapetinga. No final, o Arcebispo agradeceu ao Padre Nilson, Reitor do Propedêutico, pela acolhida fraterna aos padres nessa Casa de Formação. O dia foi concluído com uma celebração da Eucaristia presidida por Dom Luís na capela do Seminário.

Dia 13 - DOM LUÍS CELEBRA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Neste 24º domingo do Tempo Comum, no calendário litúrgico, o Arcebispo presidiu Missa na Paróquia Rainha da Paz e São Vicente de Paulo. Além do Pároco Padre Valmir, concelebrou também o Vigário Paroquial Padre Gildeir. Esta Paróquia encontra-se envolvida na construção da sua nova Matriz no mesmo local onde foi demolida a anterior para dar espaço à nova edificação.

Dias 11 - 13. ASSEMBLEIA DA SUB-REGIÃO PASTORAL  IV DO REGIONAL NE-3 DA CNBB


Nestes dias 11, 12 e 13, mais de 70 pessoas, entre as quais bispos e coordenadores de pastorais, movimentos e pastorais da Sub-Região IV, que contempla as Dioceses de Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Jequié e a Arquidiocese de Vitória da Conquista, estiveram reunidos em Assembleia. O objetivo principal do encontro, no Centro de Treinamento Pastoral da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, foi refletir a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2015-2019. Durante a programação do encontro os participantes avaliaram as prioridades do Regional Nordeste 3 e planejaram ações comuns nas dioceses a partir das DGAE estabelecidas pelo Regional.

Dia 8 - REUNIÃO DO CONSELHO PRESBITERAL DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA


Sob a presidência do Arcebispo Dom Luís Pepeu, esteve reunido na manhã de hoje, no salão paroquial da Catedral, o Conselho Presbiteral da Arquidiocese. Dentre os assuntos tratados, foi refletido o “Jubileu da Misericórdia” proclamado pelo Papa Francisco, com início marcado para o dia 8 de dezembro próximo.

Dias 4-6 - ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU REALIZA VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS, MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA SERRA


Neste final de semana, o Arcebispo Dom Luís Pepeu realizou visita pastoral à Paróquia Senhor Bom Jesus. Em sua chegada, Dom Luís foi acolhido pelo Pároco Pe. Frenilson, que o acompanhou ao interior da Igreja para um momento de oração, finalizando com a recitação do Angelus. A agenda da sexta-feira à tarde marcou o ritmo da visita pelo tom bastante intenso. O Arcebispo teve um encontro aberto com as diversas lideranças das comunidades do centro e da zona rural: coordenadores, catequistas, membros do CPP etc. Em seguida, fez visitas a algumas famílias, pessoas idosas e enfermas, dirigindo-lhes sempre uma palavra de conforto e esperança, acompanhada da oração e da sua bênção. No final da tarde, visitou a Prefeitura do Município, onde foi acolhido pelo Prefeito, o senhor Uelton Silva Andrade. Dirigiu-se, depois, à Câmara dos Vereadores e foi recebido com a saudação de boas vindas pelo Presidente da Casa, o Vereador Ronaldo Silva Correia. Ali, o Arcebispo proferiu uma sentida alocução às autoridades presentes (Prefeito, Vereadores, Secretários, diretores dos Colégios e Professores, CEP e Policiais), refletindo a realidade e os desafios do município a partir dos grandes temas da Encíclica “Laudato Si’”, do Papa Francisco. Concluiu o primeiro dia da visita com a celebração da Santa Eucaristia na Igreja Matriz. Nos dias 5 e 6, Dom Pepeu visitou as diversas comunidades rurais. Por onde passou, nas capelas e pelas estradas, foi acolhido calorosamente por todos com ovações, cantos, mensagens, cartazes. Na noite do domingo (6), o Arcebispo concluiu a visita pastoral com a solene celebração da Eucaristia. Em suas palavras finais, agradeceu todos os presentes, animando-os e encorajando-os na caminhada eclesial, lembrando-lhes a vocação de discípulos e missionários de Cristo, o Senhor Bom Jesus. Durante a visita pastoral o Arcebispo contou, além do Pároco, com a colaboração de uma equipe missionária, formada por Frei Dimas Lima, Diácono Luciano (coordenador arquidiocesano de pastoral), Elielma França (coordenadora arquidiocesana de catequese) e os seminaristas Rafael, Danilo e Cristiano.

 

MOMENTOS DA VISITA PASTORAL

Chegada e colhida na igreja Matriz em Bom Jesus da Serra

Encontro com coordenadores das comunidades e catequistas

Reunião com CPP e CEP

Visita aos irmãos e irmãs doentes

Visita à Prefeitura Municipal


Encontro com Poderes Públicos na Câmara de Vereadores

Encontro com a Juventude

Hospital

Cemitério

 

VISITA ÀS DIVERSAS COMUNIDADES DA PARÓQUIA


Celebração de encerramento da Visita Pastoral em Bom Jesus da Serra - Bahia


 
Agosto 2015 - MÊS VOCACIONAL Imprimir E-mail

 

ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA

ANO VOCACIONAL

 

Dia 31 - ENCERRAMENTO DO MÊS VOCACIONAL E BÊNÇÃO DA NOVA CASA DE FORMAÇÃO DO PROPEDÊUTICO EM ITAPETINGA


Nesta segunda-feira (31), último dia do mês vocacional, Dom Luís inaugurou a nova casa de formação do Seminário Propedêutico da Arquidiocese, em Itapetinga. A cerimônia contou, inicialmente, com a celebração da Eucaristia às 18:30h na Capela da Comunidade Coração Imaculado de Maria, Paróquia São José, que se encontra anexa à nova casa de formação. A missa, presidida pelo Arcebispo, foi concelebrada por Pe. Nilson Laurêncio, Reitor do Seminário Propedêutico. Também concelebraram os padres das duas paróquias de Itapetinga: Pe. Rosenildo, pároco da Paróquia São José e Vigário Regional do Vicariato São João, e Pe. Carmelito, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Após a missa, o Arcebispo prosseguiu com a cerimônia, abençoando as novas instalações e fazendo o descerramento da placa alusiva ao evento. A Comunidade das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena prestigiou este momento bastante significativo para a Arquidiocese e, especialmente, para a Comunidade local. Além da presença de um grande número de fiéis, registrou-se a presença do senhor prefeito do município de Itapetinga, ladeado pela primeira dama e alguns Secretários, bem como a presença de alguns vereadores. Dada por inaugurada a nova casa de formação, mantendo o clima celebrativo e de comemoração do segundo aniversário de ordenação de Pe. Nilson, os presentes participaram de um momento de confraternização.


Dia 30 - FESTA DO PADROEIRO DA COMUNIDADE BOM JESUS

Neste domingo, às 19h, o Arcebispo presidiu a Solene Celebração Eucarística na Comunidade Bom Jesus, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio em Vitória da Conquista, encerrando os festejos do padroeiro Bom Jesus. O dia festivo foi preparado pela realização do tradicional novenário contando sempre com a participação de um grande número de fiéis. O tema que norteou todo o dia festivo e a solene Missa de encerramento foi “Bom Jesus nos faz Comunidade de Fé, Paz e Missão”. Na sua homilia, guiando-se por este tema, Dom Luís destacou as três dimensões fundamentais e que sustentam a vida de uma comunidade cristã, a saber: a Fé, a Paz e a Missão. A Eucaristia foi concelebrada pelo pároco Frei Gilson. A comissão de festa foi responsável pela organização da celebração, que contou com a animação litúrgica do grupo “Canção para Meu Deus”, além da presença de uma multidão de fiéis. Após a missa, houve uma grande procissão luminosa.


Dia 30 - CRISMA NA PARÓQUIA DE CÂNDIDO SALES

Na manhã deste domingo (30), dia nacional do catequista, Dom Luís presidiu na  Matriz Nossa Senhora das Graças, em Cândido Sales, a Celebração da Eucaristia, concelebrada pelo pároco Pe. Josué Vieira. Nesta solene missa, o Arcebispo conferiu o Sacramento da Crisma a 170 fiéis da comunidade paroquial, com maioria de jovens. Em sua homilia, após um breve passeio pelas leituras próprias da liturgia dominical, Dom Luís, dirigindo-se aos crismandos, ressaltou a importância do Sacramento que eles, dentro de pouco momento, iriam receber. Neste sentido, destacou que a Crisma, Sacramento da maturidade pelo qual se recebe a efusão do Espírito Santo em plenitude, deve ser acolhida pelo crismando como um compromisso a ser assumido dentro da comunidade eclesial, onde ele é chamado a testemunhar sua fidelidade plena ao projeto de Jesus Cristo através de sua participação afetiva e efetiva, em plena adesão aos valores do Reino de Deus. Na ocasião, o Arcebispo também dirigiu sua mensagem aos catequistas, parabenizando-os pela celebração do Dia Nacional do Catequista. Falou aos catequistas de sua profunda gratidão e do seu reconhecimento pelo grandioso trabalho de evangelização desempenham dentro da Igreja. Exortou-os, enfim, a nunca desanimarem mesmo quando a missão lhes parecer árdua com momentos sombrios e de grandes dificuldades.


Dia 29 - FESTA DA BEM-AVENTURADA SAVINA PETRILLI NO ORFANATO

Hoje, no ocaso do sol e início da noite, Dom Luís presidiu uma solene celebração Eucarística no Orfanato das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena em Vitória da Conquista, pela comemoração do dia festivo da Bem-Aventurada Savina Petrilli, fundadora da Congregação. A Santa Missa foi concelebrada pelo Pe. Manoel e contou com a presença de grande número de fiéis da comunidade como demonstração da estima pelo grandioso trabalho de promoção humana realizado pelas religiosas no meio dos pobres. Dom Luís, em sua homilia, fez um destaque de pontos fundamentais da espiritualidade que alimentou e fortaleceu a vida da Bem-aventurada Savina, sobretudo, do grande amor por Jesus nutrido em seu coração. Neste amor indisivo por Jesus, que tem por lema “Tudo é pouco por Jesus”, Madre Savina encontra a motivação para iniciar a sua obra de auxílio aos pobres.


Dia 29 - IMPLANTAÇÃO DA OVS EM TODAS AS PARÓQUIAS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Na manhã deste sábado (29), sob a presidência e animação do Arcebispo Dom Luís, aconteceu um encontro com representantes de todas as paróquias da Arquidiocese para a implantação oficial da OVS - Obra das Vocações Sacerdotais. Este apostolado arquidiocesano tem por objetivo a manutenção dos seminários em vista da formação dos futuros presbíteros. Além de contar com a generosidade dos sócios, os benfeitores desta obra pró-vocações, conta também com a oração de todo povo de Deus. O encontro aconteceu no salão da Legião de Maria, no bairro da Patagônia, Paróquia Rainha da Paz, tendo a participação dos padres referenciais dos Vicariatos da Arquidioce: Pe. Edmilson, Reitor do Seminário Maior (Filosofia) Nossa Senhora das Vitórias e representante do Vicariato São Lucas; Pe. Nilson, Reitor do Seminário Propedêutico e representante do Vicariato São João; Pe. Frenilson, representante do Vicariato São Marcos e Pe. Lenito, representante do Vicariato São Mateus. Estiveram presentes as coordenações já constituídas de algumas paróquias e seminaristas.


Dia 28 - ARCEBISPO PRESIDE CELEBRAÇÃO NA ABERTURA DO NOVENÁRIO NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Hoje, o Arcebispo Dom Luís Pepeu marcou presença na Paróquia Nossa Senhora das Candeias para participar da abertura do novenário da padroeira em preparação à sua festa que acontecerá no dia 6 de setembro. O pároco Pe. Alessandro saudou o Arcebispo, acolhendo-o e dando-lhe as boas vindas. Ao iniciar a Santa Missa, Dom Luís retribuiu a saudação ao pároco, estendendo-a a todos os presentes, em particular, à comissão da festa, aos colaboradores e à comunidade paroquial das Candeias. Ressaltou a importância do novenário como um tempo de retiro da comunidade paroquial, como momento privilegiado de a comunidade poder refletir sobre sua caminhada de discípulos e discípulas missionários comprometidos com o Reino de Deus. Em sua homilia, norteada pelo tema central da festa: “Maria das Vocações, Teu Sim nos Inspira” e com enfoque no tema deste primeiro dia da novena: “Vocação: Chamado de Deus e resposta humana!”, no contexto do Ano Vocacional Arquidiocesano que a Igreja Particular de Vitória da Conquista está celebrando, Dom Luís destacou que a vocação é um chamado de Deus, Ele nos chama constantemente por Deus. A este chamado, como o fez Maria, dando o seu sim e colocando-se como a Serva do Senhor, também nós, seguindo seu exemplo, devemos dar a nossa resposta como evangelizadores, discípulos e discípulas missionários, colocando-nos com disponibilidade e abertura de coração à serviço do Reino. Esta primeira noite, com grande presença dos fiéis e devotos de Nossa Senhora das Candeias, contou com a animação e o brilhantismo da Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa-PPI, Vicentinos, Oficina São José e Pastoral da Acolhida. Os fiéis e devotos de Nossa Senhora das Candeias. Além do Pároco, também concelebrou a Santa Missa Frei Dimas Lima, religioso capuchinho e colaborador de Dom Luís.


Dias 24 e 25 - BISPOS DO REGIONAL NE-3 EM SERRINHA

O Arcebispo Dom Luís Pepeu participou nestes dias 24 e 25 da Assembleia do Conselho Regional (CONSER) do Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, compreendido pelos estados da Bahia e de Sergipe. Esta assembleia, que, pela primeira vez, está acontecendo na Diocese de Serrinha, foi em atenção a um convite especial do bispo diocesano Dom Ottorino Assolari, dentro do clima celebrativo do Sínodo Diocesano pelo jubileu de dez anos da existência da Diocese. A abertura do encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) com uma Celebração Eucarística presidida pelo bispo anfitrião Dom Ottorino Assolari. Celebrando a memória do apóstolo São Bartolomeu, Dom Ottorino, em sua homilia, fala da missão dos primeiros apóstolos, destacando o encontro com Cristo como a fonte de entusiasmo para a missão. Em prosseguimento à pauta do encontro, abriu-se espaço para os debates mediados por Dom Gilson Andrade, Secretário do Regional NE-3 e Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia. As discussões se concentraram no tema da Articulação Regional das Pastorais. Na terça-feira (25), Dom Petrini, Presidente do Regional NE-3 e Bispo de Camaçari, continuou com a reflexão, abordando temas específicos, entre eles, Ensino Religioso e Questões de Gênero. Foram dois dias bem intensos com uma agenda muito grande e ocupada por momentos de reflexão, de trabalhos em grupos, eleições dos Bispos Referenciais e comunicações diversas. No entanto, os trabalhos da assembleia foram recheados pelo clima de grande convivência fraterna, fortalecendo, assim, os laços de comunhão e participação dentro da colegialidade.


Dia 23 - DIOCESE DE SERRINHA CELEBRA 10 ANOS

Na noite deste domingo (23), Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, participou da Solene Eucaristia na Catedral de Serrinha, grandioso evento programado dentro das comemorações dos 10 anos de existência da Diocese. Este foi um convite especial de Dom Ottorino Assolari dirigido aos Bispos da CNBB NE-3, que compreende os estados da Bahia e de Sergipe, aproveitando a ocasião da Assembleia do Conselho Regional (CONSER), agendada para os dias 24 e 25 deste mês. A solene Eucaristia aconteceu em clima de celebração e no contexto do 1º. Sínodo Diocesano como parte da programação dos festejos dos 10 anos da Diocese de Serrinha. A Santa Missa, contando com a presença dos Bispos do Regional NE-3, de muitos padres e, sobretudo, com a presença de muitos fiéis de toda a região diocesana, foi muito bonita e bem participada. Foi realmente um momento de copiosas graças para a Diocese de Serrinha.


Dias 18 e 19 - ARCEBISPO ATENDE NA CÚRIA E RECEBE VÁRIAS VISITAS

Nos dias 18 e 19, Dom Luís deu expediente na Cúria Metropolitana e abriu espaço para receber em audiência diversas pessoas que queriam tratar de assuntos diretamente com ele. Em alguns casos, a conversa era para referir-se a assuntos pessoais, pedidos de alguma orientação ou encaminhamento. Já em outras situações, a conversa com o Arcebispo traduzia-se como representação de alguma pastoral, movimento e também representantes de algumas comunidades paroquiais. Estes dois dias de atendimento foram bem intensos e muito gratificantes, sobretudo em vista da grande satisfação deixada pelas pessoas que foram acolhidas e atendidas pelo Arcebispo. Dom Luís considerou bastante satisfatório este trabalho de escuta, de diálogo e partilha.

 

ANO VOCACIONAL ARQUIDIOCESANO


ORAÇÃO DO ANO VOCACIONAL

Senhor, Deus e Pai misericordioso, na Vossa infinita bondade continuais a nos chamar para uma vivência mais intensa do nosso batismo. Despertai no coração de Vossos filhos e filhas o desejo de Vos servir na diversidade dos ministérios e carismas.

Senhor, que chamastes a Abraão, Pedro, João Paulo, Teresa e Dulce, chama-nos também para o serviço de teu povo, escolhendo a cada um segundo o Vosso próprio Coração, para que, na alegria do Evangelho, possamos continuar a obra missionária de Vosso Filho Jesus.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, que o Vosso chamado Vem e segue-Me faça despertar no meio de nossa juventude vocações religiosas, leigas e sacerdotais, para a missão no serviço do Evangelho.

Senhor, que neste Ano Vocacional e da Vida Consagrada Maria, Mãe da Igreja e primeira consagrada, seja modelo e inspiração para todos quantos desejarem viver uma total entrega ao Vosso Filho Jesus na unidade do Espírito Santo. Amém!

 

Dia 18 - ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU RECEBE EM AUDIÊNCIA PROCURADORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Na manhã de hoje, o Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, recebeu em audiência na Cúria Metropolitana os procuradores Dr. Roberto D’Oliveira Vieira e Dr. André Sampaio Viana, do Ministério Público Federal na Bahia, Unidade Vitória da Conquista. Na audiência, o Ministério Público Federal apresentou e convidou o Arcebispo a apoiar a campanha nacional “Dez Medidas contra a Corrupção: Apoie essa Ideia!”. O projeto tem como propósito envolver toda a sociedade brasileira na luta contra a corrupção e, para alcançar este objetivo, segundo os procuradores, é fundamental o apoio e a colaboração das diversas instituições religiosas como a Igreja Católica. O Arcebispo, por sua vez, demonstrou interesse pela iniciativa, enquanto aguarda pronunciamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Regional NE-3 da CNBB sobre o assunto.

 

Dia 16 - SEMANA DA FAMÍLIA EM BARRA DO CHOÇA


Neste domingo, com uma celebração Eucarística às 19h na Igreja Matriz, o Arcebispo Metropolitano Dom Luís fez a abertura oficial da 18ª Semana Paroquial da Família na Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio em Barra do Choça, organizada pelo Pároco Pe. Paulo Raimundo e comunidade. Na sua homilia, inspirada pelo tema central que a Igreja no Brasil propôs para a Semana Nacional da Família, a saber, “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”, o Arcebispo sublinhou a importância fundamental da família, que, conforme a vontade de Deus, constitui a base de toda a humanidade. Por isso mesmo, as famílias são convocadas a ressaltar em suas vidas a beleza e a alegria do Evangelho como o fundamento indispensável na construção de famílias cristãs e verdadeiramente santas, espelhadas na Família de Nazaré. A celebração, animada pelas Equipes em Missão, contou com a colaboração da Pastoral da Juventude e Pastoral Familiar. Além da presença dos fiéis, houve uma grande participação de jovens e de famílias, engajados na organização e na animação das comemorações desta Semana da Família na Paróquia de  Barra do Choça.


Dia 16 - FEIRA VOCACIONAL NO DIA DA VIDA CONSAGRADA


Com o tema “Vida Consagrada: Evangelho, Profecia e Esperança”, hoje, terceiro domingo do mês vocacional, dia dedicado aos religiosos e religiosas, a CRB, núcleo arquidiocesano de Vitória da Conquista, organizou, nos espaços do Lar Santa Catarina de Sena (Orfanato), uma Feira Vocacional, envolvendo as diversas Congregações e Institutos Religiosos presentes na Arquidiocese. Além das religiosas e vocacionados, participaram os Reitores do Seminário Propedêutico e de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias, o Vigário Regional Pe. Gérson, religiosos capuchinhos e vocacionistas, o diácono Luciano e seminaristas. O ponto alto deste dia celebrativo aconteceu com a Eucaristia na tarde do domingo, presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu. Na ocasião da homilia, o Arcebispo leu a mensagem de Dom Jaime Spengler, OFM, Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dirigida a todos os religiosos e religiosas neste Ano da Vida Consagrada. Na ocasião, Dom Luís, lembrando as palavras do Papa Francisco, enfatizou também que para os religiosos, viver a novidade do Evangelho significa encontrar incessantemente, na vida da comunidade e nos diversos apostolados, o incentivo para uma união cada vez mais estreita com o Senhor na caridade perfeita. Esta Feira Vocacional foi uma rica experiência de convivência, contando com momentos de reflexões, músicas, danças, adoração ao Santíssimo, stands e outros mais.

 

Dia 15 - FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Na tarde de hoje, com a chuva fina, miúda e persistente, aconteceu a Solene Celebração da Eucaristia, momento marcante do encerramento da festa da padroeira Nossa Senhora das Vitórias. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu, contando também com a participação de Dom Ruy, bispo da Diocese de Jequié - BA, que foi o pregador do dia. Concelebraram o pároco da Catedral Monsenhor Uilton, os vigários paroquiais Padre Tobias e Padre Severino e os demais padres, diocesanos e religiosos, da Arquidiocese. A Celebração Eucarística contou também com a presença de padres de outras dioceses vizinhas, como Jequié e Almenara. Participaram ainda os Diáconos Permanentes e Seminaristas da Arquidiocese. A pregação envolvente e apaixonante de Dom José Ruy foi uma riquíssima catequese sobre a Virgem Maria, não deixando de ressaltar os valores da devoção popular tão presentes em nosso povo. O dia chuvoso e frio não apagou o ânimo do povo católico que se concentrou aos milhares no pátio de eventos Glauber Rocha para a Santa Missa. Após a Bênção final do Arcebispo, deu-se início à tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora das Vitórias percorrendo algumas ruas e avenidas da cidade em direção à Catedral Metropolitana.

 

Dia 15 - CONFRATERNIZAÇÃO DO CLERO NO SEMINÁRIO


Na manhã de hoje, dia da festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias, o Arcebispo Dom Luís Pepeu reuniu no Seminário Arquidiocesano o Clero (padres e diáconos) para uma confraternização. O encontro teve início às 11 horas com as palavras de acolhida e de boas vindas dirigidas pelo Arcebispo ao seu clero e, em seguida, uma reflexão de Dom José Ruy, Bispo Diocesano da vizinha Diocese de Jequié, abordando o tema da espiritualidade sacerdotal. Os participantes, após a belíssima partilha de Dom Rui, mantendo sempre o clima de festa e fortalecendo os laços de confraternização, ocuparam os espaços do refeitório e seus arredores para o almoço, promovido pela Comissão de festa da Padroeira, regado a “uma calorosa conversa fraterna”. Este momento rico de confraternização contou com a participação de quase todo o clero.

 

Dia 13 - DOM MAURO MONTAGNOLI  NO NOVENÁRIO DA PADROEIRA


Hoje, celebrando o 8º dia do novenário em preparação para a festa de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da Arquidiocese de Vitória da Conquista, contou-se com a alegre presença fraterna de Dom Mauro Montagnoli, CSS, Bispo Diocesano de Ilhéus, que presidiu a Santa Eucaristia. Estiveram presentes e concelebraram com Dom Mauro o Arcebispo de Vitória da Conquista Dom Luís, o pároco da Catedral e os vigários paroquiais, padres estigmatinos e outros. Em sua homilia, guiado pelo tema central da festa que fala da Vocação, em referência ao Ano Vocacional Arquidiocesano, Dom Mauro refletiu sobre a realidade última do ser humano, partindo do tema: “O céu é o último e definitivo chamado que Cristo faz à sua Igreja”. A noite de hoje contou com a animação e o brilhantismo das diversas pastorais sociais da Arquidiocese como a Pastoral do Menor, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, CPT, COTEFAVE e outras. Como vem acontecendo durante todo o novenário, a celebração de hoje teve a participação de um grande número de fiéis e devotos de Nossa Senhora.


Dia 12 - DOM GILSON CELEBRA NO NOVENÁRIO DA PADROEIRA DE CONQUISTA


Hoje, o Arcebispo Dom Luís Pepeu recebeu fraternalmente o Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Gilson Andrade da Silva. Ele foi convidado para presidir a 7ª noite do novenário em preparação para a festa da padroeira Nossa Senhora das Vitórias. Em sua homilia, baseada no tema central da festa deste ano vocacional arquidiocesano e que vem norteando as reflexões do novenário: “Com Maria, somos Igreja, Assembleia dos Chamados, Chão de todas as Vocações”, Dom Gilson fez uma bela e imponente reflexão abordando o tema da vocação do Presbítero como homem chamado a ser para a Comunidade imagem do Cristo Bom Pastor. A animação desta noite do novenário ficou sob a responsabilidade da Comunidade paroquial da Catedral, que vem correspondendo às expectativas dos organizadores da festa pela grande presença de fiéis e devotos de Nossa Senhora das Vitórias.

 

Dias 11 e 12 - CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE PARA O CLERO

Na tarde dessa segunda-feira, dia 10 de agosto, Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, acolheu o Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira Dom Egídio Bisol. Ele veio como convidado para assessorar um curso de formação permanente para o Clero da Arquidiocese, versando sobre o tema “Arte Sacra e Espaço Litúrgico”. O encontro aconteceu ontem e hoje, dias 11 e 12 de agosto, tendo como local a casa dos Padres Vocacionistas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Contou com a presença de todo o Clero da Arquidiocese, padres e diáconos permanentes. O tema, tratado com muita autoridade, competência e plasticidade, atributos peculiares ao assessor, foi bem acolhido pelos participantes que demonstraram grande interesse. Dom Egídio é, por sinal, em nível de Regional NE-2 da CNBB, o referencial para a dimensão Litúrgica. Abordando o mesmo tema, na noite de hoje, Dom Egídio proferiu uma palestra a portas abertas para as religiosas e os leigos, especialmente aqueles que assumem algum tipo de trabalho na área de liturgia nas paróquias e comunidades. O tema despertou grande interesse na comunidade local, que correspondeu ao convite com uma presença significativa de participantes.

Dia 11 - DOM EGÍDIO BISOL, VINDO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA, PREGA NA NOVENA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS



Hoje, no sexto dia da Novena em preparação à festa de Nossa Senhora das Vitórias, Dom Egídio presidiu a Celebração Eucarística na igreja Catedral de Vitória da Conquista. Concelebraram o arcebispo Dom Luís Pepeu, o pároco Monsenhor Uilton, os vigários paroquiais, contando também com a grande presença dos diáconos permanentes e padres do clero diocesano e religioso da Arquidiocese. Também esteve presente neste magnífico momento de devoção o Pe. Antônio Gonçalves de Anchieta, da Diocese de Afogados da Ingazeira, e que recentemente prestou um serviço de colaboração fraterna nesta Arquidiocese. Dom Egídio Bisol, em sua pregação, abordou o tema da vocação à Vida Religiosa e Consagrada, ressaltando que os religiosos são chamados ao seguimento de Cristo com o coração indiviso. Hoje, a Igreja celebrando o dia de Santa Clara, a noite da novena foi dedicada ao Núcleo Arquidiocesano da CRB e aos Consagrados e Consagradas das diversas Comunidades Religiosas da Arquidiocese.

 

Dia 9 - DOM ESTEVAM CELEBRA NO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS NO DIA DOS PAIS


Hoje, neste quarto dia do Novenário em preparação à festa de Nossa Senhora das Vitórias, a celebração da Eucaristia na igreja Catedral de Vitória da Conquista foi presidida por Dom Estevam Santos , Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia, e filho de Conquista. Além do arcebispo Dom Luís Pepeu, concelebraram o pároco Monsenhor Uilton, os vigários paroquiais Padre Tobias e Padre Severino. Continuando o tema das “vocações”, Dom Estevam refletiu sobre a vocação dos leigos e leigas. Dentro deste contexto, ele ressaltou a importância do leigo como um cristão inserido totalmente na realidade, inspirando-se em Maria, Nossa Senhora das Vitórias, a mestra que ensina e incentiva o leigo a ser profeta de Deus no mundo.

Dia 8 - DOM PAULO ROMEU CELEBRA NA FESTA DA PADROEIRA

Neste terceiro dia do Novenário em preparação à festa de Nossa Senhora das Vitórias, a celebração na igreja Catedral de Vitória da Conquista foi presidida pelo Bispo Diocesano de Alagoinhas Dom Paulo Romeu Dantas Bastos. Além do arcebispo Dom Luís Pepeu, concelebraram o pároco Monsenhor Uilton, os vigários paroquiais Padre Tobias e Padre Severino, e o Padre Arnaldo da Arquidiocese de Feira de Santana. Continuando com a reflexão sobre o tema das “vocações”, Dom Paulo Romeu referiu-se ao Batismo, como chamado de Cristo para viver a fé em comunidade. Além dos fiéis e devotos da padroeira, a celebração contou com a presença significativa da juventude.

 

Dia 6 - ABERTURA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS


Teve início na noite deste dia 6, na Paróquia da Catedral em Vitória da Conquista, o Novenário em preparação à festa da padroeira Nossa Senhora das Vitórias. A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Padre Nilson Laurêncio, reitor do Seminário Propedêutico, e teve como pregador o Padre Edmilson Santos, reitor do Seminário Maior de Filosofia. Também concelebraram a Santa Missa o pároco, Monsenhor Uilton, os vigários paroquiais Padre Tobias e Padre Severino, e o Padre Arnaldo da Arquidiocese de Feira de Santana. “A Santíssima Trindade é a fonte de todas as vocações” foi o tema deste primeiro dia do Novenário.

 

Dia 5 - CARDEAL DOM RAYMUNDO DAMASCENO VISITA VITÓRIA DA CONQUISTA

Chegou a Vitória da Conquista no último dia 2, o senhor Cardeal e Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis, seguindo no dia 3 para Bom Jesus da Lapa, onde pregou no Novenário da festa do Senhor Bom Jesus. Por ocasião de sua passagem aqui em Conquista, ele visitou a igreja Catedral e o Seminário Maior. Em seu retorno, hoje, Dom Damasceno foi acolhido por Dom Luís Pepeu que promoveu um encontro deste com os seus ex-alunos de Brasília, a saber: Pe. Tobias, Pe. Vasco, Pe. Valmir e o Diác. José Dias, faltando apenas o Pe. Edilberto que se encontra viajando. Participaram ainda do momento fraterno o Monsenhor Uilton e Frei Dimas Lima.

 

Dia 5 - ARCECBISPO DOM LUÍS PEPEU CELEBRA NA FESTA DO SENHOR BOM JESUS EM LUCAIA

O Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu Missa no sexto dia do Novenário em preparação à festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da comunidade de Lucaia da Paróquia de Planalto que tem como Pároco o padre Irineu Meira. A celebração contou com a presença de fiéis e devotos de diversas comunidades das adjacências de Lucaia. A festa do padroeiro neste ano está refletindo o tema da “vocação”.

 

Dia 4 - VICARIATOS CELEBRAM O DIA DO PADRE

Neste ano os Padres da Arquidiocese de Vitória da Conquista celebraram o dia de seu padroeiro São João Maria Vianney nos próprios Vicariatos. O Clero diocesano e religioso do Vicariato São Lucas, formado pelas paróquias da cidade de Conquista, celebrou hoje o evento com um momento de espiritualidade e confraternização preparados pelo Padre Ednilton (Pe. Black) na Paróquia Santa Terezinha. Participaram também da celebração o arcebispo Dom Luís e o diácono permanente Luciano.

 

Dia 1º - DOM LUÍS PEPEU E MONSENHOR UILTON PARTICIPAM DA POSSE DE DOM RICARDO EM JANAÚBA (MG)

A Diocese de Janaúba, Minas Gerais, prestes a completar 15 anos de criação, recebeu hoje com festa seu terceiro bispo, Dom Ricardo Guerino Brusati, que por 12 anos foi bispo diocesano de Caetité. Num momento de verdadeira ação de graças, bispos, padres, religiosos, diáconos, seminaristas e leigos deram as boas vindas ao novo bispo apresentando de forma carinhosa seu apoio ao terceiro pastor da diocese de Janaúba. Na conclusão de sua homilia Dom Ricardo disse: “Meu pensamento final como padre Leoni lembrou bonito, contempla hoje - Maria Santíssima, que soube procurar sempre praticar a vontade de Deus. Foi escolhida como padroeira dessa diocese sob o Título, Sagrado Coração de Maria, e aqui nessa Catedral, o padroeiro é seu Filho Jesus, sob o título de Sagrado Coração de Jesus.” Além do Arcebispo Metropolitano de Montes Claros Dom José Moura, participaram também da cerimônia Dom Luís Pepeu, Arquidiocese de Vitória da Conquista; Dom José Ronaldo, Diocese de Formosa; Dom José Moreira, Diocese de Januária;  Dom Marcello  Romano, Diocese de Araçuaí;  e Dom Hugo Steekelenburg,  bispo emérito da Diocese de Almenara.

 
NOTICIAS JUNHO 2015 Imprimir E-mail

EM JULHO ESTE SITE ESTARÁ EM RECESSO



DIZIMO: investimento na evangelização; partilha com os mais pobres; devolução a Deus!

Seja um dizimista consciente, generoso e fiel!

 


NOTICIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2015


Dia 29 - PAPA FRANCISCO CELEBRA SOLENIDADE NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO E ABENÇOA PÁLIOS PARA NOVOS ARCEBISPOS

Na manhã deste dia 29, em Roma, o Papa Francisco celebrou a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Na ocasião, abençoou e entregou o pálio a 46 novos arcebispos metropolitanos, entre os quais o brasileiro Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba. Na homilia, refletindo a primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, o Papa expressou: “não quero deter-me nas atrozes, desumanas e inexplicáveis perseguições, infelizmente ainda hoje presentes em tantas partes do mundo, muitas vezes sob o olhar e o silêncio de todos. Prefiro hoje venerar a coragem dos Apóstolos e da primeira comunidade cristã; a coragem de levar por diante a obra de evangelização, sem medo da morte nem do martírio, no contexto social dum império pagão; venerar a sua vida cristã, que para nós, crentes de hoje, é um forte apelo à oração, à fé e ao testemunho.” Estes três apelos foram refletidos pelo Papa ao longo de sua homilia. Dirigindo-se aos novos metropolitas o Papa Francisco disse: “Amados Arcebispos que, hoje, recebestes o pálio! Este é o sinal que representa a ovelha que o pastor carrega aos seus ombros como Cristo, Bom Pastor, sendo, pois, símbolo da vossa tarefa pastoral; é «sinal litúrgico da comunhão que une a Sé de Pedro e o seu Sucessor aos Metropolitas e, através deles, aos outros Bispos do mundo» (Bento XVI, Angelus do dia 29 de Junho de 2005).”

 

Dia 28 - ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU CELEBRA SÃO PEDRO E SÃO PAULO NA IGREJA CATEDRAL

No Brasil a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo é celebrada no domingo próximo ao dia 29 de junho, quando esta data não coincide com o domingo. Foi o modo encontrado para favorecer a maior participação dos fiéis. O Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu essa Solenidade, às 19 horas, na igreja Catedral de Nossa Senhora das Vitórias. Na homilia, partindo das leituras proclamadas, Dom Pepeu recordou que a exemplo dos Apóstolos, “todos nós, discípulos missionários de Jesus, chamados a testemunhar a vida de Deus na sociedade e no mundo, a partir de nossa família, do local de nosso trabalho, enfrentamos a oposição, calúnias, e a dificuldade em que levem a sério o nosso testemunho. Essa é a reação imediata do mundo frente aos valores de Jesus. Para nós, o que é importante é afirmar, com sinceridade os valores em que acreditamos”.

 

Dia 27 - FESTA DO PADROEIRO SÃO PEDRO EM IBICUÍ

Teve início ontem, dia 26, na Paróquia São Pedro em Ibicuí, o Novenário em preparação à festa do padroeiro. Neste segundo dia, a celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís e concelebrada pelo Pároco Padre Ariosvaldo Aragão. Referindo-se ao tema: “Família, fonte de serviço de todas as vocações”, o arcebispo recordou que “a família é o lugar onde surgem todas as vocações. O lar da família é o espaço privilegiado da educação, do cuidado e da ternura; é a escola da vida e da fé”. Dom Pepeu concluiu dizendo “que as famílias desempenhem sua missão de educar na fé e testemunhem o valor da vocação matrimonial na Igreja, na sociedade e no mundo. Que as famílias sejam berço de novas vocações na Igreja e levem o Evangelho a todas as criaturas”.

 

Dia 26 - ARCEBISPO REÚNE-SE COM SEMINARISTAS DA TEOLOGIA

São onze os seminaristas da Arquidiocese de Vitória da Conquista estudando Teologia na PUC-Minas em Belo Horizonte. Eles moram na Casa de Formação juntamente com os seminaristas da vizinha Diocese de Jequié, sob a direção do Padre Roberto Oliveira Silva dessa mesma Diocese. Tendo concluído o primeiro semestre do Ano Letivo 2015, eles estão de volta à Arquidiocese para suas férias. Neste dia 26, os seminaristas reuniram-se com o Arcebispo Dom Luís Pepeu para uma avaliação da caminhada formativa neste primeiro semestre. O encontro, realizado no Seminário Maior em Vitória da Conquista, foi concluído com uma celebração Eucarística presidida pelo arcebispo e concelebrada pelo Reitor desse Seminário, Padre Edmilson Santos.

 

Dia 25 - PARÓQUIA DE MACARANI CELEBRA FESTA DE SÃO PEDRO

A Paróquia São Pedro, em Macarani, tendo à frente o Pároco Padre José Carlos, está celebrando desde o dia 20 até o dia 29 a festa de seu padroeiro. Os temas refletidos a cada dia contemplam o Ano Vocacional Arquidiocesano. A celebração de hoje, dia 25, foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís e contou com a presença de todos os padres do Vicariato São João. Na homilia Dom Luís lembrou que “todos os fiéis se santificarão cada dia mais nas condições, tarefas e circunstâncias da própria vida e através de todas elas, se receberem tudo com fé da mão do Pai celeste e cooperarem com a divina vontade, manifestando a todos, na própria atividade temporal, a caridade com que Deus amou o mundo”. O tema deste dia foi: “A Igreja deve despertar pela sua vocação à santidade: sacerdotes, religiosos, leigos e todos em busca do Reino”.

 

Dia 24 - DOM JOÃO CARDOSO É NOMEADO BISPO DA DIOCESE DE BOM JESUS DA LAPA

Dom João Santos Cardoso foi nomeado hoje, dia 24, pelo Papa Francisco, Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, sufragânea da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista, Bahia. O Papa o transferiu da sede episcopal de São Raimundo Nonato no Piauí. Dom João Cardoso é natural de Dário Meira, Bahia, e nasceu em 1961. Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Atualmente, estava como bispo referencial pela Pastoral para a Cultura e Educação no Regional Nordeste 4. Foi ordenado bispo no dia 12 de fevereiro de 2012 em Vitória da Conquista, adotando como lema de seu episcopado: “Naquele que me fortalece”. A Arquidiocese de Vitória da Conquista, enquanto se congratula com Dom João, faz votos para que o seu ministério episcopal à frente da Igreja Particular de Bom Jesus da Lapa seja profícuo e frutuoso.

 

Dia 24 - FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA EM RIBEIRÃO DO LARGO

A comunidade paroquial de Ribeirão do Largo celebrou, com muito júbilo, neste dia 24, a festa de seu padroeiro São João Batista. Tendo à frente o Padre Rogério, a comunidade celebrou um Novenário em preparação à grande festa de hoje. A celebração de encerramento foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu que parabenizou a comunidade pela atitude de fé e alegria com que celebrou a festa deste ano e de como se prepara para acolher o seu novo Pároco. A festa de São João Batista neste ano teve como tema central: “A alegria do Evangelho”, favorecendo a reflexão diária da Exortação Apostólica do Papa Francisco: “Evangelii Gaudium”.

 

Dia 20 – DOM LUÍS PEPEU ORDENA PRESBÍTERO CAPUCHINHO EM CARUARU

A cerimônia religiosa de Ordenação Sacerdotal de Frei Janailson José Gomes, frade capuchinho e membro da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, ocorreu na Igreja Matriz da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, administrada pelos frades capuchinhos, em Caruaru, Pernambuco. Frei Janailson, natural de Bezerros – Diocese de Caruaru, atualmente reside no Convento da Penha em Recife, onde é Vigário da Fraternidade e Mestre de Cerimônia Provincial. A celebração presidida pelo Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, contou com a participação de vários religiosos, sobretudo capuchinhos, diáconos, formandos e grande número de fiéis. Muito significativa foi a presença dos confrades capuchinhos da Província, vindos de quase todas as fraternidades.

 

Dia 14 - UNIVERSIDADE CATÓLICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Encontrou-se com o arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís, na manhã de hoje, o Reitor da Universidade Católica de Salvador, Padre Maurício Ferreira. Este confirmou os trâmites para a instalação de um campus da Universidade em Vitória da Conquista. É desejo da Universidade oferecer cursos ainda não existentes em Conquista, favorecendo, assim, ao alunato da região.

 

Dia 13 - FESTA DE SANTO ANTONIO E 50 ANOS DA PARÓQUIA DE ITARANTIM

A Paróquia Santo Antônio em Itarantim celebrou o seu padroeiro comemorando os 50 anos de sua criação como comunidade paroquial. A celebração da festa e do jubileu de ouro foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu e concelebrada pelo pároco Padre Antonio Melo. Antes da celebração Eucarística houve procissão com a imagem de Santo Antônio pelas principais ruas da cidade até o Centro Pastoral, onde aconteceu o evento. Uma multidão de fiéis e devotos de Santo Antônio participou desse evento histórico. A festa do padroeiro de Itarantim foi precedida por um Novenário que refletiu o tema: “Com Santo Antônio que viveu sua vocação intensamente, somos chamados a viver a nossa entrega ao reino de Deus celebrando os 50 anos da Paróquia”.

 

Dia 12 - FESTA DE SANTO ANTONIO E CRISMA EM CAETANOS

A Paróquia Santo Antonio em Caetanos celebrou com júbilo a festa de seu padroeiro dentro do novo templo que está sendo erguido pelo belo trabalho do Pároco Padre Noel Novaes com a laboriosa participação da comunidade. O encerramento do Novenário foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís que também administrou o Sacramento da Crisma a quase uma centena de jovens em sua maioria. “O Senhor te chama pelo nome” foi o tema central da festa refletido neste ano.

 

Dia 11 - FESTA DE SANTO ANTONIO NOS CAPUCHINHOS

A fraternidade dos frades capuchinhos de Vitória da Conquista juntamente com a comunidade paroquial Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio de Lisboa celebraram com jubilo a festa do padroeiro preparada por uma Trezena em homenagem a Santo Antônio. A celebração deste dia 11, penúltimo dia da Trezena, foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu. Além do Pároco frei Gilson Marinho, concelebrou a Eucaristia o capuchinho frei Dimas Lima, da Província do Nordeste do Brasil. Religiosos capuchinhos, religiosas e um grande número de fiéis e devotos de Santo Antônio participaram da celebração na igreja Matriz. A celebração do Arcebispo foi norteada pelo tema: “Com Santo Antônio, somos chamados a servir na construção da paz”.

 

Dia 11 - ENCERRAMENTO DE SEMESTRE NO SEMINÁRIO MAIOR E 56 ANOS DA OVS

O encerramento do primeiro semestre do ano letivo 2015 no Instituto de Filosofia e Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista foi marcado por uma celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Dom Luís e concelebrada pelo Reitor Padre Edmilson Santos. Além dos seminaristas e formandos, participaram professores, funcionários, religiosas e membros da OVS que neste ano está celebrando 56 anos de fundação.

 

Dia 10 - ARCEBISPO CELEBRA NO POVOADO SANTO ANTONIO I

A comunidade Santo Antônio da Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio em Barra do Choça, está celebrando desde o dia 4 o Novenário em preparação à festa do padroeiro no próximo dia 13. Sob o pastoreio do Padre Paulo Raimundo, a comunidade celebra a festa de Santo Antonio refletindo o tema: “Santo Antonio, sinal e instrumento da misericórdia de Deus para nosso tempo”. O presidente da celebração de hoje foi o Arcebispo Dom Luís Pepeu, em sua primeira visita a essa comunidade.

 

Dia 4 - SOLENIDADE DE “CORPUS CHRISTI” EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Em Vitória da Conquista a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo contou com a participação de milhares de fiéis. Na manhã desta quinta-feira, dia 4 de junho, as paróquias da cidade (Vicariato São Lucas) tiveram celebração Eucarística e adoração do Santíssimo Sacramento. À tarde, os fiéis se dirigiram ao Ginásio de Esportes Raul Ferraz, que ficou lotado. Aí, houve celebração da Santa Missa e, em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja Catedral. A celebração presidida pelo Vigário Geral, Monsenhor Uilton Pereira, contou com a participação dos padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, vocacionados e uma multidão de fiéis leigos e leigas. O ano vocacional, da vida consagrada e da paz, foi contemplado na solenidade.

 

Dia 2 - ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM PIERGIORGIO BERTOLDI EM MILÃO

A ordenação Episcopal do Arcebispo Dom Piergiorgio Bertoldi, nomeado Núncio Apostólico para Burkina Faso e Níger, na África, ocorreu neste dia 2, na Basílica do Seminário Arquidiocesano em Venegono, Arquidiocese de Milão, Itália. Os ordenantes principais foram os Cardeais: Dom Pietro Parolin (Secretário de Estado), Dom Lorenzo Baldisseri (Secretário do Sínodo) e Dom Angelo Scola (Arcebispo de Milão). Oito bispos do Brasil estiveram presentes. Dentre os quatro bispos do Nordeste, encontrava-se o arcebispo de Vitória da Conquista Dom Pepeu. O Mons. Piergiorgio, nomeado Núncio pelo Papa Francisco no dia 28 de abril, trabalhou na Nunciatura do Brasil por seis anos. Ele adotou como lema de seu brasão episcopal: “Auditores gaudium vestri”.

 
NOTICIAS MAIO 2015 Imprimir E-mail

De 25 a 28 - ATUALIZAÇÃO DO CLERO


O Clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista esteve reunido no Vocacionário dos Religiosos Vocacionistas, em Vitória da Conquista, desde o dia 25, para o seu Encontro de Atualização 2015 encerrado ao meio dia de hoje. A Atualização trata-se de um encontro formação anual para o Clero. Esses dias foram marcados também por momentos de espiritualidade e comunhão fraterna, contando com o assessoramento do Prof. William Cesar Castilho Pereira e por Dom Severino Batista de França, Bispo da Diocese de Nazaré - Pernambuco.

 

Dia 24 - CRISMA EM BOM JESUS DA SERRA


O Arcebispo Dom Luís visitou na manhã deste domingo a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Serra. Na ocasião conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de 102 crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco Padre Frenilson Brito. Além dos catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos, muitos fiéis participaram da celebração.

 

Dia 19 - ATENDIMENTO NA CÚRIA METROPOLITANA


Neste dia 19 o Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, atendeu pela manhã na Cúria Metropolitana. Várias pessoas estiveram com ele vindas de grupos, movimentos e comunidades, além das que foram pedir bênção, orações e aconselhamentos.

 

Dia 17 - CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DIACONAL NA CATEDRAL

Neste domingo, 17 de maio, o Arcebispo Metropolitano Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu presidiu a celebração Eucarística da Solenidade da Ascensão do Senhor na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias. No ensejo da Solenidade, a comunidade redeu graças a Deus pelos quatro anos de Ordenação dos Diáconos permanentes: Luciano, Zezinho, Genildo, Antônio Dias, Antônio Cerqueira e Altamirando. Na sua homilia Dom Luís exortou a comunidade a rezar pela unidade dos cristãos, durante a esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que tradicionalmente ocorre no Brasil na preparação da Festa de Pentecostes.

 

Dia 17 - CRISMA EM POÇÕES

O Arcebispo Dom Luís visitou na manhã deste domingo a Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções. Na ocasião conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de 238 crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco Monsenhor Carvalho. Além dos catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos, muitos fiéis participaram da celebração.

 

Dia 17 - 49º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS


“Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” é o tema do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo, dia 17 de maio, pela Igreja em todo o mundo. Em sintonia com as reflexões do Sínodo da Família, o Papa Francisco trata neste ano das mudanças culturais, ressaltando os seus diversos aspectos e seu envolvimento com a comunicação.Esta celebração é o único Dia Mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. Um dos destaques da mensagem deste ano foi citar a família como “ventre” maternal das pessoas nesse mundo, onde é possível ter a experiência do encontro das diferenças na gratuidade do amor. O texto também aborda a forma como os meios de comunicação social falam da família. Muitas vezes, apresentam-na como um modelo abstrato a aceitar ou rejeitar, e não como uma realidade concreta a ser vivida. (Click aqui para ler mensagem na íntegra).


Dia 16 - CELEBRAÇÃO NA COMUNIDADE IRMÃ DULCE E NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

 

Dia 15 - NOVENÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA EM ITABUNA


Com o Tema “O Mistério da Igreja: Luz, Alegria e Esperança dos povos no Concílio Vaticano II”, começou nesta quarta-feira dia 13 às 19h, e segue até o dia 22, o Novenário em preparação à festa de Santa Rita de Cássia, Paróquia localizada no bairro São Caetano em Itabuna. Hoje, dia 15, 3ª noite do novenário com a igreja repleta de fiéis, Dom Luís Pepeu presidiu a Missa e refletiu sobre o seguinte sub-tema: "Ser Igreja Povo de Deus em Jesus Cristo Luz dos Povos.". A Paróquia de Santa Rita está sob a direção dos Frades Capuchinhos da Província de Bahia e Sergipe na Diocese de Itabuna.

 

Dia 14 - ARCEBISPO REÚNE-SE COM OS PADRES MAIS NOVOS DA ARQUIDIOCESE


A Arquidiocese de Vitória da Conquista, realizou na manhã deste dia 14, mais um encontro dos padres com tempo de 1 a 10 anos de ordenação presbiteral. Este encontro, que contou com a coordenação do Arcebispo Dom Luís Pepeu, aconteceu na Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita de Cássia, em Planalto. O mesmo faz parte do programa da formação permanente oferecida aos presbíteros da Arquidiocese com o objetivo de despertar neles a necessidade de uma constante atualização e a formação continuada que se faz necessária, sobretudo, nos tempos atuais. Foi uma manhã de convivência com momentos de reflexão, tanto de caráter espiritual como também no campo da formação, além da partilha de vida e da caminhada, favorecendo, dessa maneira, um clima de celebração e de fraternidade.

 

Dia 13 - FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima está em Festa! Centenas de fiéis participaram da Missa Solene da festa da Padroeira de sua Paróquia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu, que refletiu em sua homilia o tema da noite: “Maria nos inspira à vida consagrada, servindo à igreja e à sociedade, na vivência da Vocação e da Paz.” A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco Frei Gilson Marinho e demais Frades que compõem a Fraternidade local, como também o Padre Euzébio e o Padre José Edmilson.


Dia 12 - ENCONTRO DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Reuniram-se, na manhã desta terça-feira (12), no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, os bispos da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista. O encontro sob a coordenação do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, contou a com a participação de Dom José Ruy Lopes, Bispo da Diocese de Jequié, Dom Armando Bucciol, Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Dom Josafá Menezes, Administrador Apostólico da Diocese de Bom Jesus da Lapa e de Dom Ricardo Brusati, Bispo da Diocese de Caetité.

 

Dia 06 - ARCEBISPO REUNE-SE COM A OVS DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Na manhã desta quarta-feira, 06, o Arcebispo Dom Luís Pepeu se reuniu com as coordenadoras da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) de Vitória da Conquista. Participaram também do encontro os Reitores do Seminário Maior, Padre Edmilson José, e do Propedêutico Padre Nilson Laurêncio. Neste Ano Vocacional celebrado pela Arquidiocese de Vitória da Conquista, a OVS comemora 56 anos de sua fundação. Como gesto concreto dessa celebração, o Arcebispo deseja implantar a OVS em todas as Paróquias da Arquidiocese. Para isso, haverá um encontro com representantes de todas as paróquias no dia 28 de maio em Vitória da Conquista. O mesmo será assessorado pelo Bispo Diocesano de Nazaré, Dom Severino França e uma equipe da OVS diocesana. A OVS tem por finalidade contribuir, em primeiro lugar, com orações e também o apoio para a manutenção das vocações sacerdotais.

 

Dia 05 - REUNIÃO DOS VIGÁRIOS REGIONAIS


Estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, com o Arcebispo Dom Luís Pepeu, os Vigários Regionais: Monsenhor Uilton (Vigário Geral), Padre Gerson Bittencourt (Vigário São Lucas), Padre Paulo Raimundo (Vicariato São Mateus), Padre Rosenildo (Vicariato São João) e Mosenhor Carvalho (Vicariato São Marcos).

 

Dia 03 - CELEBRAÇÃO NA CATEDRAL

Neste 5º Domingo do Tempo pascal a celebração da Santa Missa às 8 horas da manhã, na Catedral, foi presidida pelo arcebispo Dom Luís Pepeu. A liturgia deste domingo convida-nos a refletir sobre a nossa união a Cristo; e diz-nos que só unidos a Cristo temos acesso à vida verdadeira.

 

Dia 01 - VISITA E FESTA NA COMUNIDADE DO SAGUIM


O Arcebispo Dom Luís visitou a Comunidade do Saguim por ocasião da Festa do seu Padroeiro São José Operário. A Missa foi concelebrada pelo Pároco Padre Graciomar, que acompanhou Dom Luís àquela comunidade rural. Muitos fiéis das comunidades vizinhas participaram da celebração. A comunidade do Saguim pertence à Paróquia Santa Luzia.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL