Home
 
Notícias


DEZEMBRO DE 2010 Imprimir E-mail

 

Dias 29 e 30. ADMISSÃO ÀS ORDENS SACRAS E LEITOR

Ontem dia 29, na Igreja Matriz da Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, às 19:30, Dom Luís presidiu a Eucaristia em que admitiu o seminarista Flávio Porto como candidato às Ordens Sacras. Concelebraram com o Arcebispo o Padre Gérson, Padre Edmilson e Padre Ariosvaldo. Na manhã de hoje, dia 30, na Igreja Catedral, o seminarista Nilson Laurêncio foi instituído no ministério de Leitor. Concelebraram com Dom Luís o Mons. Uilton, Padre Gérson, Padre João Cardoso, Padre Edmilson, Padre Estevam, Padre Edilberto, Padre Geneildo, Padre Manoel, Padre Alessandro, Padre Robison e Padre Graciomar.  

 

Dia 28. DESPEDIDA DE FREI ANDRÉ 

 

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Frades Capuchinhos, em Vitória da Conquista, celebrou os 30 anos de ordenação presbiteral de Frei Carlos André Oliveira, Pároco, e sua despedida depois de nove anos de missão à frente da Paróquia. A Missa de Ação de Graças foi presidida pelo próprio jubilando e concelebrada por seus confrades capuchinhos: frei Jesulino, fr. Graciano, fr. Orlando e frei Nativo, este recém-chegado à fraternidade. Além dos fiéis que lotaram a Igreja Matriz de Fátima, o diácono permanente Antonio Gestinari, ministros, acólitos e religiosos também participaram. Antes do início da celebração, o Arcebispo Dom Luís dirigiu uma rápida palavra à assembléia e saudação ao frei André, dirigindo-lhe palavras de agradecimento por sua presença e missão na Arquidiocese ao longo desses nove anos. 

 

 

Dia 28. TRANSFERÊNCIAS DE RELIGIOSOS

Neste final de ano estão ocorrendo algumas transferências de Padres religiosos que trabalham em nossa Arquidiocese. Frei André, capuchinho, está sendo transferido para Seabra. Padre Vanderlei, estigmatino, após nove anos de missão aqui, vai para o Estado de São Paulo. Também o Padre Francisco, da canção nova, foi transferido para o Estado de São Paulo. Com essas transferências chegam novos irmãos para o trabalho missionário em nossa Igreja Particular: Frei Liomar Pereira da Silva e frei Nativo do Couto Santos, capuchinhos; Padre Marcos, da Canção Nova, retorna depois de um ano em São Paulo.

 

 

 

Dia 25. MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

 

Presépio da Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista - Fotos LP 2010

 

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO
DO ARCEBISPO METROPOLITANO

     
N A T A L, “A Festa das Festas!”

  

           Na festa do Natal celebramos a memória viva da primeira vinda de Jesus, o seu nascimento em Belém, quando os anjos cantam: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados" (Lc 2,14). O nascimento de Jesus significa que o Reino de Deus já chegou e se instaurou no meio de nós. Na noite santa do Natal celebramos este mistério da encarnação do próprio Filho de Deus, que nasce do seio da Virgem Maria.
            Jesus, o Filho de Deus, feito homem, ao assumir nossa natureza humana, resgatou a dignidade de todo ser humano. A criança de Belém nos leva a contemplar esse incrível amor de um Deus que se preocupa ao máximo com a vida e a felicidade dos homens e que envia o próprio Filho ao mundo para trazer à humanidade um projeto de libertação e salvação.
            São Francisco, o poverello de Assis, Idade Média, tinha uma especial devoção ao Natal do Senhor. “Celebrava com incrível alegria, mais que todas as outras solenidades, o Natal do Menino Jesus, pois afirmava que era ‘a festa das festas’, em que Deus, feito um menino pobrezinho, dependeu de cuidados humanos.” (2Cel 199). Queria que nesse dia ninguém passasse fome, os pobres e famintos fossem saciados e até os animais recebessem uma ração maior. Sendo o Natal a “festa das festas” somos chamados a celebrá-la com sentimento cristão, evitando todo e qualquer caráter consumista e profano e não nos esquecendo de tantos irmãos e irmãs pobres e necessitados que nos rodeiam.
            Celebrar o nascimento de Jesus é abraçar o projeto de justiça e de paz que Ele veio trazer à humanidade; é esforçar-se para tornar realidade o “Reino de Deus”, lutando contra todo tipo de injustiça, opressão, exploração e violência, sentindo-se responsável pela instauração do Seu Reino.
            O Natal, por si, contém sempre uma mensagem de paz e de amor. Jesus nasce para reconciliar as pessoas com Deus e entre si. Jesus anuncia a fraternidade, e a dignidade inviolável de cada ser humano, o direito à vida e a uma vida digna. Jesus anuncia o perdão e a não violência, o amor e não o ódio, a reconciliação e não a vingança.
             No Natal somos chamados a abrir os nossos corações para acolher outra vez a Jesus, o Deus da justiça, do amor, da fraternidade e da paz que nasce na vida de cada um de nós, em nossas comunidades, em nossas famílias e em nossas casas religiosas.
            Na oitava da Natal iniciamos um novo ano civil. É o Ano Novo. Momento oportuno para renovar as nossas promessas e compromissos cristãos. Portanto, a celebração do Natal e Ano Novo deve chamar a nossa atenção, de modo especial, para a questão da paz na família, na comunidade, na sociedade e no mundo. Essa celebração deve ainda nos reportar à questão da solidariedade para com os pobres, que está em íntima conexão com a questão da paz. São os pobres que merecem em primeiro lugar nosso amor e solidariedade, a exemplo do próprio Menino Jesus. A paz só será permanente quando for construída sobre a justiça, o direito e o perdão.
            Em nossa Arquidiocese, somos convidados a continuar, também no ano novo, aprofundando e vivenciando as Diretrizes Pastorais. Que estas nos levem a uma maior consciência de sermos verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo numa Igreja em estado permanente de missão.
            Almejamos a todos um Feliz Natal e abençoado Ano Novo repletos de paz e esperança.

 

Vitória da Conquista, Natal de 2010.

 

Dom Luís Gonzaga S. Pepeu, ofmcap. 
 Arcebispo de Vitória da Conquista

 

 

Dia 23. DOM LUÍS VISITA PARÓQUIA RURAL

 

O Arcebispo Dom Luís, acompanhado do Padre Estevam celebraram no início desta noite, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Veredinha, Paróquia Rural de São José. Esta tem como Pároco o Padre Reinaldo Tarso Martins que acolheu os visitantes antes da Missa. Comentando o Evangelho do dia, Dom Luís lembrou que a um passo do Natal, a tarefa mais urgente para cada um de nós é a conversão pessoal, a mudança de coração, a mentalidade e conduta. A comunidade ficou muito feliz com a visita, chegando a expressar que foi um  presente de natal para todos eles.

 

Dia 23. PASTORAL DE FÉRIAS DOS SEMINARISTAS

A “Pastoral de Férias” dos seminaristas da Arquidiocese de Vitória da Conquista tem três objetivos: 1) Levar os candidatos ao conhecimento da área geográfica e pastoral da arquidiocese; 2) oportunizar sua convivência com os párocos; 3) favorecer a integração entre os próprios seminaristas dos cursos de teologia, filosofia, propedêutico e os candidatos do pré-propedêutico. Neste ano a pastoral de férias teve início no último dia 4 até hoje dia 23. Os dois primeiros dias, contando com as presenças dos Padres reitores, dos dois Párocos que receberiam os seminaristas, do diretor espiritual do Seminário Maior e de outros padres,  foram passados na Paróquia de Anagé, para uma primeira integração, organização e programação da missão pastoral que consta da visita às famílias e acompanhamento aos grupos que celebram a Novena de Natal. Neste ano foram duas as paróquias contempladas com essa pastoral de férias: a Paróquia Nossa Senhoras das Graças em Cândido Sales, que tem como Pároco o Padre Paulo Raimundo; e a Paróquia São Sebastião em Belo Campo, onde é Pároco o Padre Antonio Melo. O encerramento da pastoral de férias ocorreu hoje em Belo Campo. Além dos dois párocos, dos reitores Padre Gérson e Padre Edmilson e de alguns outros padres como Padre Estevam e Padre Reinaldo, esteve também presente o nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu.


Dia 22. CONFRATERNIZAÇÃO DO PRESBITÉRIO

Estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, os presbíteros do Vicariato São Lucas (paróquias da cidade de Vitória da Conquista) para o seu último encontro do ano. Além dos momentos de comunicações, partilha e oração, houve uma confraternização com trocas de presentes e almoço festivo. O evento que contou no final com a participação do Arcebispo, aconteceu na Paróquia Santa Luzia, confiada aos Missionários Estigmatinos, tendo à frente o pároco Padre Vanderlei.

 

Dia 19. CRISMA EM BELO CAMPO

A Paróquia São Sebastião, Município de Belo Campo, sob os cuidados do Pároco Padre Antonio Melo, conta agora com mais um grupo de crismados chamados a ser novas testemunhas de Jesus, como discípulos missionários. A celebração, presidida pelo nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu, iniciou às 8 horas da manhã deste domingo. A igreja Matriz ficou repleta de fiéis que participaram da cerimônia. Concelebraram com o Arcebispo o pároco Padre Antonio e o Padre Ednilton, pároco de Encruzilhada. Também participaram os seminaristas e candidatos que estão na pastoral de férias na paróquia de Belo Campo.

 

Dia 15. NOVA DIOCESE E NOMEAÇÃO DE BISPOS NE-3

O Papa Bento XVI criou uma nova Diocese para o Brasil Camaçari, no estado da Bahia, e nomeou Dom João Carlos Petrini, seu primeiro bispo, até agora Auxiliar da Arquidiocese de Salvador. A Diocese de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, terá uma população de 708 mil habitantes, em uma área de 2.382 km2. São nove municípios com 18 paróquias, 20 padres, 15 seminaristas, 47 irmãs e 8 congregações religiosas.O Papa nomeou também Dom Josafá Menezes da Silva, também bispo auxiliar em Salavador, para a Diocese de Barreiras (BA). Ele sucederá a Dom Ricardo Josef Weberberger, falecido em agosto desse ano.

 

Dia 14. DOM DULCÊNIO CELEBRA JUBILEU 

O bispo diocesano de Palmeira dos Índios, Alagoas, celebrou neste dia 14 o seu jubileu de prata de ordenação presbiteral. A celebração que ocorreu na Igreja Catedral, contou com a participação de muitos bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e o povo de Deus em geral. Entre os bispos dos Regionais NE 1, 2 e 3 da CNBB, estiveram alguns do nosso Regional, dentre eles Dom Luís, Dom Carlos Alberto, Dom Mário Sivieri, Dom Lessa e Dom Henrique. Também participou Dom Zanoni, de São Mateus.

 

Dia 12. FESTA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Vitória da Conquista, Pároco Padre José Carlos da Conceição, celebrou com entusiasmo, fervor e ardor missionário a desta de sua padroeira. A procissão com a imagem de Nossa Senhora, pelas ruas adjacentes, foi antecipada para as 17 horas por causa da chuva. Às 18:30 horas teve início a celebração Eucarística de encerramento da festa 2010, presidida pelo Arcebispo Metropolitano. Foi no ano de 1523, na cidade de Guadalupe, no México, que Nossa Senhora apareceu ao índio Juan Diego.  No manto de Juan Diego, exposto no santuário construído em homenagem à Virgem de Guadalupe, na colina de Tepyac, encontra-se o rosto da virgem e, na pupila de seus olhos vê-se gravada a imagem dele.  Nossa Senhora de Guadalupe tornou-se Padroeira da América Latina, colocando sob sua especial proteção os povos indígenas e os que vivem em constantes humilhações e marginalizações.

 

Dia 11. CRISMA E NOVENÁRIO EM SANTA LUZIA

Encontra-se em festa a Paróquia Santa Luzia, em Vitória da Conquista, aos cuidados dos Missionários Estigmatinos e que tem como Pároco o Padre Vanderlei Carlos. O Novenário de Santa Luzia apresente como tema geral: Luzia e a luz de Cristo em nossas vidas. Já o tema de hoje foi: Com Luzia que a luz do Espírito Santo nos conduza. A celebração foi presidida pelo senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu e concelebrada pelos sacerdotes da comunidade religiosa: Padre Vanderlei, Padre Graciomar e Padre Joélio. O Arcebispo administrou também o Sacramento da Crisma a um grande número de fiéis, jovens na sua maioria. E lembrou que juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã".

 

 

Dia 10. CAPELA DE SANTA LUZIA – CATEDRAL

A comunidade de Santa Luzia, Paróquia da Catedral está em festa. O celebrante de hoje foi o senhor Arcebispo que refletiu o tema proposto para este dia: “Pela participação na Eucaristia aprendemos a colocar nossas esperanças nos bens eternos”. Dom Luís salientou que na festa do padroeiro todos somos convidados a nos deixar guiar pelo espírito de fé e esperança em todas as celebrações e atividades, ao longo dos dias de preparação da festa. Visto ter a bênção para o novo tabernáculo, ele lembrou ainda que o próprio tema de hoje nos levaria a refletir e a vivenciar profundamente a Eucaristia, mistério de nossa fé. A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida da comunidade cristã para testemunhar Jesus ressuscitado. A bênção do tabernáculo nos faz lembrar ainda a figura de Maria e entrar no templo do Senhor, onde está o primeiro tabernáculo que Jesus habitou por nove meses. Em Maria, Deus encarnado visita seu povo.

 

 

Dia 8. ARCEBISPO CELEBRA 28 ANOS DE ORDENAÇÃO

Dom Luís foi ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1982, na igreja dos Capuchinhos em Caruaru, sua terra natal, pelo então bispo de Tianguá-CE, o capuchinho Dom Timóteo Nemésio Cordeiro. Nosso Arcebispo celebra hoje seus 28 anos de sacerdócio em Aracaju e Salvador.

 

 

 

Dia 7.  DOM LUÍS PEPEU CELEBRA EM ARACAJU

Nosso Arcebispo foi o presidente da celebração de hoje, na Catedral de Aracaju, onde celebra-se o Congresso Eucarístico e novena da Padroeira Nossa Senhora da Conceição por ocasião do início das comemorações do Centenário de criação da então Diocese e 50 anos da elevação à Arquidiocese. Hoje refletiu-se o tema: “A Eucaristia, sacramento da consagração a Deus”. Dom Luís falando sobre a Vida Consagrada e Eucaristia lembrou, dentre outros, São Francisco de Assis que tinha uma especial devoção para com a Eucaristia. O modo mais singelo que o Senhor deixou aos seus, no mundo, para iluminar-nos foi a própria Eucaristia. O tema do Congresso é: “E o reconheceram ao partir o pão e partiram imediatamente” (Lc. 24,31.33), e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).   

    

Dia 5.  CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

A Prelazia de Pernambuco foi criada em 15/07/1614 pela Bula Fasti noviorbis do Papa Paulo V. O Papa Urbano VIII com a Bula Romanus Pontifex do dia 06/07/1624 a constituiu sufragânea da então Diocese de São Salvador da Bahia. O Papa Inocêncio XI, no dia 16/11/1676, pela Bula Ad sacram Beati Petri sedem a elevou como diocese, denominando-se Diocese de Olinda. Em 05/12/1910 foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana pelo Decreto da Sagrada Congregação Consistorial. Pela Bula Cum urbs Recife do Papa Bento XV de 26/07/1918, passou a denominar-se Arquidiocese de Olinda e Recife. Dom Luís Pepeu representou nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista na celebração jubilar.

 

Dia 3.  CAPELA DA IMACULADA CONCEIÇÃO – CATEDRAL

A comunidade de Nossa Senhora da Conceição, Paróquia da Catedral, celebra a preparação da festa de sua padroeira. Refletindo o tema geral: “Maria nos ensina a ser uma comunidade de servidores”. Hoje o tema específico foi “a comunidade é luz para servir como libertadores”, refletido pelo celebrante Dom Luís Pepeu, nosso arcebispo. Padre Tobias, vigário paroquial também concelebrou. Dom Luís, referindo-se ao Evangelho do dia, lembrava que Jesus passou os seus três anos de sua vida pública pregando o Reino de Deus e realizando sinais ou milagres em benefício daquele povo que sofria muito, por pertencer a uma classe muito pobre e excluída. Jesus advertia aos cegos curados que não dissesse nada a ninguém. Mas bastava olharem para eles, para verificar que haviam recuperado a visão, e eles tornam Jesus conhecido em toda a região. Após terem enxergado a Luz, tornaram-se servidores da comunidade.

 

Dia 2.  PARÓQUIA DE ENCRUZILHADA CELEBRA 75 ANOS

 

Com uma solene celebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes sob o pastoreio de Padre Edenilton de Jesus Oliveira celebrou o seu jubileu de 75 anos de criação. Foi uma festa bonita, coordenada pelo Pároco e colaboradores. Os paroquianos acorreram com espírito de fé e muito júbilo para a comemoração, lembrando e rezando por todos quantos colaboraram na missão pastoral de sua comunidade paroquial ao longo desses 75 anos.

 

 

 

Dia 1.  FESTA DA PADROEIRA NA PARÓQUIA DE NOVA CANAÃ

 

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição que tem como Pároco Padre Irineu Moreira Meira, está celebrando um Novenário em preparação à festa de sua padroeira no dia próximo dia 8. Presidiu a celebração de hoje, às 19h, o nosso Arcebispo Dom Luís que na ocasião foi homenageado pelos seus 28 anos de ordenação presbiteral no dia 8. A igreja matriz esteve superlotada pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Conceição.

 

 
NOVEMBRO DE 2010 Imprimir E-mail

 

Dia 30. REUNIÃO DO CONSELHO PRESBITERAL.

 

 

 

 

Hoje pela manhã, sob a presidência do senhor Arcebispo, esteve reunido, na Cúria metropolitana, o Conselho Presbiteral Arquidiocesano em seu último encontro do ano. Alguns de seus membros participaram pela primeira vez da reunião, visto o Conselho ter sido renovado recentemente. Atualmente o Conselho conta com os seguintes membros: Mons. Uilton, Pe. Alexandre, Pe. Antonio, Pe. Estevam, Pe. Gerson, Pe. Irineu, Pe. João, Pe. José Carlos, Pe. José Vasconcelos, Pe. José Roberto e Pe. Rosenildo. Além do calendário para o novo ano e outros assuntos, na pauta constou também o pedido de admissão de vários candidatos ao Diaconato Permanente. 

 

Dia 28. PRADOSO RECEBEU COM FESTA O ARCEBISPO.

 

 

 

 

 

A comunidade São Miguel no Pradoso, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, esteve reunida para acolher o seu Pastor Arquidiocesano Dom Luís que administrou também o Sacramento da Crisma. O evento religioso iniciou às 8:30h deste domingo, com uma carreata acompanhando o Arcebispo desde o Posto da Polícia Rodoviária até à Capela de São Miguel, onde os crismandos e o povo, em geral, aguardavam a chegada com faixa, fogos e cânticos. Além dos crismando da comunidade local, também um grupo da comunidade Santo Antonio, Paróquia de Anagé, recebeu o Sacramento da Confirmação. Às nove horas teve início a celebração presidida por Dom Luís e concelebrada por Frei Carlos André, Pároco, e Pe. Luiz Cláudio, Administrador Paroquial de Anagé.  

 

Dia 27. FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

 

 

Após a procissão com a imagem de Nossa Senhora, sob a coordenação do Pároco Padre João Cardoso, Paróquia Nossa Senhora das Graças em Conquista, teve início às dezenove horas na Igreja Matriz a celebração de encerramento da festa 2010, presidida pelo senhor Arcebispo Metropolitano. Na homilia Dom Luís lembrava que o faça-se de Maria de Nazaré é um “sim” para nós, para o homem novo, para a nova humanidade, salva por Deus em Cristo; e mostra-nos a nós, cristãos de hoje, o modo de optar definitivamente pelo Evangelho e assumir compromissos concretos de presença no mundo e na sociedade em que vivemos. A igreja estava superlotada. Muito fiéis e devotos também ocuparam a área externa. Esta foi a primeira festa da padroeira celebrada pelo novo Pároco, Padre João Cardoso.  

 

Dias 22-25. ASSEMBLÉIA DO REGIONAL NE-3.

 

Realizou-se nestes dias, em Salvador, a 48ª Assembléia do Regional Nordeste 3 da CNBB que refletiu e trabalhou o tema: O Dinamismo da Ação Evangelizadora no Brasil, a partir da Missão Continental.  O Regional NE-3 da CNBB é formado pelas Arquidioceses e Dioceses dos Estados da Bahia e Sergipe. De nossa Arquidiocese participaram da Assembléia Regional Dom Luís, Pe. Estevam e Luciano Santana.

 

Dia 21. PADRE ESTEVAM RETORNA DE PEREGRINAÇÃO.

 

 

Com um grupo de quase 80 pessoas, Padre Estevam - Pároco de Candeias, chegou a Salvador, nesta noite, depois de doze dias em peregrinação pela Itália, Terra Santa e Portugal, onde ele acompanhava como diretor espiritual. A maioria do grupo era das paróquias de Poções e Candeias. O grupo voltou encantado e decantado com tudo o que viu, ouviu e vivenciou nesses dias, especialmente nos lugares santos.  

 

Dia 20. PADROEIRA É CELEBRADA EM CÂNDIDO SALES.

 

 

 

Desde o dia 18 até 27 está sendo celebrada a Festa de Nossa Senhora das Graças na Paróquia de Cândido Sales que tem como Pároco o Padre Paulo Raimundo. Hoje a celebração do Novenário e Eucaristia foi presidida pelo senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu que na homilia frisou as sete "razões" para o “encanto” da vida fraterna em comunidade. O arcebispo dizia que se é verdade que a vida em Comunidade é um grande desafio, não é menos verdade que ela é verdadeira escola de oração e espaço de encontro com Deus e com os irmãos e irmãs. A noite das Comunidades Rurais - CEBs teve como homenageados os lavradores. O tema refletido foi O amor fraterno: Fundamento para a formação de uma “comunidade de comunidades”. E o gesto concreto a doação de frutos da terra.  

 

Dia 20. CONSELHO PASTORAL ARQUIDIOCESANO (CPA).

 

 

Reuniu-se na manhã de hoje, no Centro Pastoral Arquidiocesano em Vitória da Conquista, o CPA, sob a presidência do Arcebispo. Após uma oração na capela local, os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador pastoral Padre João Cardoso. O encontro teve como objetivo a avaliação, recepção e implementação das Diretrizes Pastorais 2010-2012 na ação evangelizadora da Arquidiocese (paróquias, comissões pastorais, movimentos eclesiais, centros de formação, associações e apostolados dos fiéis leigos) e tomar conhecimento das orientações da 48ª Assembléia do Episcopado brasileiro sobre a Palavra de Deus, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a avaliação das orientações da Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e Missão Continental dentre outros. Através do CPA os fiéis colaboram mais efetivamente para o desenvolvimento da ação evangelizadora da Arquidiocese.

 

Dia 19. CRISMA E FESTA DA PADROEIRA EM ITAPETINGA.

 

 

 

 

A Paróquia Nossa Senhora das Graças em Itapetinga, à frente o Padre Carmelito, está em festa. Hoje foi Dom Luís Pepeu que presidiu a celebração Eucarística, dentro do Novenário, e administrou o Sacramento da Crisma. O Monsenhor Uilton Pereira também concelebrou. O povo de Deus superlotou a concha acústica, em frente à igreja matriz.  

 

Dia 18. FUNERAL DO PADRE MARCELO SOARES AMORIM.

 

 

 

Teve início às 14:30h na igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista, a celebração de exéquias do Padre Marcelo Soares Amorim, desta Arquidiocese, falecido repentinamente ontem à tarde. A Missa de corpo presente e rito de encomendação foram presididos pelo senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu, e contou com a participação dos Padres diocesanos desta e de outras dioceses, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, familiares e parentes do presbítero falecido e de uma multidão de fiéis. Na homilia, último adeus a Padre Marcelo, o Arcebispo lembrou que, “como filhos e filhas de Deus, haveremos de experimentar o infinito amor do Pai, numa comunhão intensa e profunda com toda a humanidade. Esta é a nossa fé, é para lá que nós caminhamos como discípulos, perfazendo o caminho de Jesus. Cremos que Padre Marcelo perfez este caminho e que agora entra no mistério de Deus. Rezemos, portanto, por esse nosso irmão e tenhamos a certeza: amigo e irmão, pastor que foi da nossa Igreja, ele está orando também por nós.” No cemitério Parque da Cidade, após uma oração, Dom Luís abençoou o túmulo que acolheu o corpo Padre Marcelo.  

 

Dia 17. MORRE REPENTINAMENTE O PADRE MARCELO.

 

Vítima de um infarto fulminante (infarto do miocárdio - daibetes), faleceu às 4 horas desta tarde, no Hospital de Itororó, Bahia, o Padre MARCELO SOARES AMORIM, 47 anos de idade e 17 de ordenação presbiteral. Filho de Adalberto Silva Amorim e Ivaldê Soares Amorim, nasceu em Vitória da Conquista no dia 29 de julho de 1963. Presbítero desta Arquidiocese o Padre foi ordenado no dia 6 de março de 1993. Depois de alguns anos em Belo Horizonte o Padre Marcelo tinha retornado à nossa Arquidiocese no ano passado. Há quase um ano tinha sido nomeado vigário paroquial da Paróquia São José, em Itapetinga, dedicando-se mais especificamente às Comunidades de Bandeira e São José do Colônia.  

 

17. BISPOS  DE CAETITÉ E FLORESTA.

 

 

Estiveram passando hoje por nossa cidade Dom Adriano Ciocca, Bispo de Floresta - Pernambuco, e Dom Ricardo Brusati, Bispo de Caetité - Bahia. Ambos visitaram e almoçaram com o nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu. Dom Ricardo retornou hoje mesmo. Dom Adriano permanecerá até amanhã, pois tem compromisso junto à UESB.

 

Dia 16. REUNIÃO DOS VIGÁRIOS REGIONAIS.

 

 

Na cúria metropolitana, pela manhã, reuniram-se os Vigários Regionais sob a presidência do Arcebispo Metropolitano. Dos quatro Vigários, dois foram nomeados recentemente sucedendo a Dom Valdemir - nomeado Bispo de Floriano, e Padre Estevam transferido do Vicariato São Marcos. Atualmente os Vigários Regionais são: Padre Alexandre - Vicariato São Mateus; Padre Irineu - Vicariato São Marcos; Padre João Cardoso - Vicariato São Lucas; e Padre Rosenildo - Vicariato São João.  

 

Dia 15. CRISMA NA PARÓQUIA DE FÁTIMA.

 

 

 

O Arcebispo Dom Luís Pepeu celebrou neste dia quinze na igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Frades Capuchinhos, em Conquista, e administrou o Sacramento da Crisma a um grande número de jovens em sua maioria. Os crismandos eram provenientes de diversas comunidades da Paróquia. O Pároco Frei André também concelebrou a Eucaristia. Na homilia o Arcebispo lembrou que “no sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade. E nos fazem novos discípulos missionários de Jesus Cristo”.  

 

Dia 15. MINISTRO PROVINCIAL DOS CAPUCHINHOS.

 

 

Proveniente de São Paulo, desembarcou no aeroporto de Vitória da Conquista o frei Francisco Barreto, recentemente eleito novo Provincial dos Capuchinhos da Província do Nordeste do Brasil, à qual pertence o nosso Arcebispo. Devido às fortes chuvas caídas hoje nesta cidade o vôo da Passaredo não conseguiu aterrissar em sua primeira tentativa, retornando a Salvador. O pouso aconteceu após uma trégua da chuva. O frei Francisco que fez o seu ano de noviciado aqui em Conquista, 1976, permanecerá em visita a Dom Luís e seus colegas capuchinhos até o dia 17, quando retornará à Cúria Provincial em Recife.  

 

Dia 14. ARCEBISPO CELEBRA EM IBICUÍ.

 

 

Neste penúltimo Domingo do tempo Comum (33º), Dom Luís celebrou, às 19 horas, na Igreja Matriz de São Pedro em Ibicuí, onde Padre Ariosvaldo Aragão é o Administrador Paroquial. Na homilia o Arcebispo lembrava que “é preciso ter consciência de que a intervenção libertadora de Deus não deve ser projetada apenas para o ‘último dia’ fim do mundo. Mas deve acontecer a cada instante; e nós devemos estar numa espera vigilante e ativa, a fim de sabermos reconhecer e acolher de braços abertos a intervenção salvadora e libertadora de Deus na história e em nossa vida”.  

 

Dia 14. CRISMA NA IGREJA MATRIZ DE ITAMBÉ.

 

 

 

A Paróquia São Sebastião em Itambé, sob os cuidados pastorais do Pároco Padre Juracy Marden Mendes Pires,SDV, esteve hoje em festa. A Matriz ficou repleta de fiéis que acorreram àquela igreja, às 16 horas, para a celebração e administração do Sacramento da Crisma a muitos de seus filhos e filhas. Na homilia o senhor Arcebispo Dom Luís recordou que “quando recebemos o Espírito Santo e nos abrimos inteiramente à graça sacramental não agimos em nós, mas sim o próprio Deus nos usa de instrumento e age em nós. Por isso podemos considerar o crismando uma pessoa com grandes responsabilidades”.  

 

Dia 10. FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS NA PARÓQUIA DE FÁTIMA.

 

A comunidade do Sagrado Coração de Jesus, Paróquia de Fátima - Vitória da Conquista, está em festa. Hoje a celebração foi presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano. A igreja estava repleta de fiéis e devotos do Sagrado Coração de Jesus. Dom Luís aludiu ao saudoso Papa João Paulo II que sempre cultivou esta devoção, e a incentivou a todos que desejam crescer na amizade com Jesus. Em 1980, no dia do Sagrado Coração, o Papa afirmou: "Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo. Quero hoje dirigir juntamente convosco o olhar dos nossos corações para o ministério desse Coração”.  

 

Dia 6. ASSEMBLÉIA DO VICARIATO SÃO LUCAS.

 

 

 

 

 

 

Esteve reunido em assembléia, nesta tarde, o Vicariato São Lucas no salão paroquial Nossa Senhora das Candeias, com o objetivo de partilhar as experiências de evangelização em Vitória da Conquista e apresentar propostas para as atividades do próximo ano de 2011. Participaram da assembléia representantes das Paróquias, comunidades, movimentos e pastorais. Em sua breve visita ao encontro o Arcebispo Metropolitano  Dom Luis Pepeu desejou aos participantes uma boa assembléia e falou da importância de se fazer a missão para a evangelização, recordando as três dimensões ou âmbitos da ação evangelizadora contidas em nossas atuais Diretrizes Pastorais: Promover a dignidade da pessoa; renovar a comunidade; e construir uma sociedade solidária. E que estas dimensões, apontam para quatro exigências da evangelização, ou seja: Serviço, diálogo, anúncio e comunhão. Seguiu-se com a projeção de um vídeo sobre a missão nas grandes cidades, o que pode servir também de parâmetro para a evangelização em Vitória da Conquista, cidade que tem recebido um grande número de pessoas provenientes de outras localidades. Em seguida as Paróquias apresentaram suas experiências pastorais e missionárias, bem como as dificuldades enfrentadas ao se levar a evangelização às comunidades.   

 

Dia 5. FESTA DA DEDICAÇÃO DA CAPELA DO SEMINÁRIO.

 

 

 

Com uma celebração Eucarística, às 6:30h, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias, comemorou-se o quinto aniversário da dedicação dessa igreja. A celebração presidida pelo nosso Arcebispo Dom Luís foi concelebrada pelo Reitor do Seminário Propedêutico Padre Edmilson e contou com a participação de todos os seminaristas maiores e do Propedêutico. A celebração da Dedicação aconteceu no dia 5 de novembro de 2005, pelo então Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista Dom Geraldo Lyrio Rocha. 

 

Dia 2. ARCEBISPO CELEBRA NO CEMITÉRIO DA SAUDADE.

 

 

Neste dia em se celebra os fiéis defuntos foram celebradas Santas Missas a quase cada hora nos principais cemitérios da cidade. Dom Luís celebrou pela manhã no Cemitério da Saudade. O Arcebispo frisou que “o Dia dos Fiéis Defuntos não é dia de luto e tristeza. É dia de íntima comunhão com aqueles que ‘não perdemos, porque simplesmente foram à frente’ (S. Cipriano). É dia de esperança, porque sabemos que os nossos irmãos e irmãs ressurgirão em Cristo para uma vida nova. É, sobretudo, dia de oração”.  

 

Dia 1º.  SUPERIOR GERAL DOS VOCACIONISTAS.

 

O Reverendíssimo Padre Ludovico Caputo,SDV, Superior Geral da Sociedade das Divinas Vocações - Congregação dos Vocacionistas, com sede em Roma, está em visita pelo Brasil. Hoje, pela manhã, ele foi recebido em audiência, na cúria metropolitana, pelo nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu. Dialogaram sobre a vida, presença e missão dos Padres Vocacionistas nesta Arquidiocese. Além do Padre Vincenzo, também da Itália, acompanhavam o Superior Geral: Padre José Carlos - Provincial, e os Vocacionistas de Vitória da Conquista, Pe. Polito, Pe. Wesdras e Pe. George.

 
AGENDA DO ARCEBISPO EM OUTUBRO Imprimir E-mail

NESTE MÊS DE OUTUBRO além dos compromissos cotidianos como: celebrações e orações, atendimento na cúria metropolitana, celebrações na Catedral e no Seminário, encontros e reuniões, o nosso Arcebispo Metropolitano cumpriu a seguinte agenda: 

Dia 31. ENCERRAMENTO DO MÊS MISSIONÁRIO.

A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias encerrou o mês das missões com uma solene celebração Eucarística na Igreja Catedral, pela manhã, presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu. Também concelebraram o Pároco Mons. Uilton Pereira, os Vigários Paroquiais Pe. Tobias Patriota e Pe. Gildeir Santos, e o Diácono Permanente José Dias.

 

 

Dia 28. PARÓQUIA DE GUADALUPE CELEBRA SANTAS MISSÕES.

A Paróquia de Nossa Senhora do Guadalupe que tem como Pároco o Pe. José Carlos da Conceição celebra Santas Missões Populares em suas comunidades rurais e urbanas. A liturgia de abertura das Santas Missões na área urbana foi presidida por Dom Luís Pepeu, nosso Pastor Arquidiocesano.  Além do Pároco também participou o Pe. Valmir Neves da Paróquia Rainha da Paz e São Vicente. A quadra onde se realizou o evento ficou repleta de fiéis e missionários. 

 

Dia 24. CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

 

Mais um grupo, de jovens em sua maioria, recebeu o Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Frades Capuchinhos, que tem como Pároco Frei Carlos André Oliveira. A celebração presidida pelo senhor Arcebispo na Igreja Matriz contou com a participação de muitos fiéis, além dos pais e padrinhos, catequistas e coordenadores. 

 

Dia 22.  ARCEBISPO VISITA COMUNIDADE DE SANTA RITA.

Dom Luís Pepeu celebrou e conheceu a Comunidade de Santa Rita de Cássia no Panorama, em Vitória da Conquista. Ao longo deste ano o nosso Arcebispo tem visitado e conhecido as diversas comunidades eclesiais da Paróquia São Miguel Arcanjo que tem como Pároco o Pe. Alessandro Alves Cardoso. Além de Santa Rita, Dom Luís já visitou as seguintes comunidades: São Francisco - Pedrinhas; Imaculada Conceição - Rua da Corrente; Santo Antonio - Flamengo; e São Pedro - Alto da Colina. Além da surpresa para a comunidade, têm sido momentos de alegria e de fé tanto para o rebanho quanto para o Pastor. 

 

Dia 21. REUNIÃO EM BRASÍLIA.

Dom Luís Pepeu participou da reunião em que foi instalada a Comissão para Implementação do Acordo Brasil e Santa Sé, nomeada pela CNBB. A cerimônia que teve lugar na Nunciatura Apostólica contou com a participação do Senhor Núncio Apostólico no Brasil, a presidência da CNBB, além dos membros da própria Comissão. 

Dias 18 e 19. AVALIAÇÃO DO CLERO.

Como acontece todos os anos foi realizado o encontro de avaliação do clero 2010. Como parte integrante de nossa formação permanente, esses são momentos fortes e de muitas graças para o nosso Clero. Foram dois dias bem vividos e partilhados com orações, celebrações da Eucaristia, reflexões, estudos, partilha fraterna e avaliação de nossa vida e missão evangelizadora. O encontro que contou com a presença e participação de nosso Arcebispo foi realizado na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, tendo como anfitriões o Pe. Estevam dos Santos e sua equipe.  

Dia 16. JUBILEU DA DIOCESE DE PROPRIÁ.

A Diocese de Propriá no Estado de Sergipe, deste Regional NE-3 da CNBB, e que tem como Bispo Diocesano Dom Mario Rino Sivieri, celebrou 50 anos de missão naquela região. A Diocese foi criada e instalada no ano de 1960. Participaram da solenidade muitos bispos, padres, religiosos e religiosas e o Povo de Deus em geral. Dom Luís Pepeu representou nossa  Arquidiocese.  

Dia 12. INSTALAÇÃO DA DIOCESE DE SALGUEIRO.

A recém-criada Diocese de Salgueiro, em Pernambuco, foi instalada e recebeu com muita alegria e espírito de fé e esperança o seu primeiro pastor diocesano Dom Magnus Henrique Lopes. O rito de instalação e posse do primeiro bispo foi presidido pelo Senhor Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. A celebração Eucarística foi presidida pelo novo bispo. De nossa Arquidiocese participaram Dom Luís Pepeu e algumas religiosas Medianeiras da Paz. 

Dia 10. CRISMA E FESTA DA PADROEIRA EM IGUAÍ.

De 2 a 12 de outubro foi celebrada a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Paróquia de Iguaí, que tem como Pároco o Pe. Roberto Carvalho e Vigário Paroquial Pe. André Costa. Neste ano foi refletido o tema: “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, discípula e missionária a serviço das vocações”. A celebração do dia 10 foi presidida pelo nosso Arcebispo Dom Luís que também administrou o Sacramento da Crisma a um grupo de jovens e adultos daquela comunidade paroquial. 

Dias 8 a 10. ASSEMBLÉIA DO V SUB-REGIONAL EM CAETITÉ.

Durante os dias 8 a 10 de outubro foi realizada a XVI Assembléia do V Sub-Regional da CNBB NE-3. O tema trabalhado foi a “Pastoral Urbana: Desafios e Esperanças!”. Este Sub-Regional é formado pelas Dioceses de Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora e Vitória da Conquista. Desde 2008 tem como Presidente o nosso Arcebispo Dom Luis Pepeu e Secretário o nosso Pe. João Santos Cardoso. A Assembléia foi realizada no Centro Pastoral em Caetité e contou com a participação dos quatro bispos e de representantes dos diversos movimentos, pastorais e outros organismos das quatro dioceses. 

Dia 6. 9º ANIVERSÁRIO EPISCOPAL - PARÓQUIA DE APARECIDA.

O Arcebispo Dom Luís Pepeu celebrou neste dia seis o 9º aniversário de sua ordenação episcopal. A celebração teve lugar na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista, que tem como Pároco o Pe. Wesdras dos Santos Silva. Dom Luís presidiu a celebração Eucarística dentro do Decenário em preparação a festa da Padroeira, lembrando que neste ano esta Paróquia, em sintonia com o Santuário Nacional, escolheu como tema geral da festa: “Sob o olhar da Senhora Aparecida, caminhamos com Jesus”. Caminhar com Jesus é ser sua nova testemunha, é ser seu discípulo-missionário.

 
CELEBRAÇÕES DO ARCEBISPO EM SETEMBRO Imprimir E-mail

Após o retorno de Roma, da Visita "ad Limina", Dom Luís Pepeu cumpriu uma extensa agenda de reuniões, encontros, visitas e celebrações. Além das audiências na Cúria Metropolitana e das celebrações no Seminário Maior, o senhor Arcebispo atendeu aos seguintes compromissos:

Dia 28. Pe. ESTEVAM É O NOVO PÁROCO DE CANDEIAS. Tomou posse como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista, o Reverendo Padre Estevam dos Santos Silva Filho, 42 anos, ordenado presbítero no dia 9/7/1995. Há nove anos ele vem desempenhando o ofício de Pároco na Paróquia Divino Espírito Santo nos Municípios de Poções, Caetanos e Bom Jesus da Serra. A cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu contou com a participação dos fiéis que superlotaram a Igreja Matriz, além das religiosas e religiosos, presbíteros e diáconos, seminaristas e vocacionados.

 

Dia 28. 2º ANIVERSÁRIO DA CHEGADA DE DOM LUÍS PEPEU. Embora o Vigário Geral, Mons. Uilton, tenha programado com carinho para acontecer na Igreja Catedral, a celebração de Ação de Graças pelo segundo aniversário do início do pastoreio de nosso Arcebispo nesta Arquidiocese ocorreu na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeis, na celebração de posse do novo Pároco Pe. Estevam. Além das preces e orações do povo de Deus ali reunido, Dom Luís foi homenajeado com uma lembrança da comunidade e uma linda mensagem proferida pelo senhor Paulo Infossati em nome também da comunidade arquidiocesana.

 

Dia 26. FESTA NA PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO. A Paróquia São Miguel Arcanjo em Vitória da Conquista, celebrando os 25 anos de sia criação, encerrou a Festa de seu padroeiro com uma solene celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Luis Pepeu. Após a chegada da procissão com a imagem do Santo Padroeiro na Quadra Edvaldo Flores, acompanhada pelo Pároco Pe. Alessandro Alves Cardoso, teve início a celebração de encerramento da festa que, neste ano de 2010, refletiu o tema: "Rumo aos 25 anos de história e caminhada".

 

Dia 26. CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Pela manhã o senhor Arcebispo esteve na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima - Frades Capuchinhos - celebrando e administrando o Sacramento da Crisma a um grupo de jovens na sua maioria. O Pároco Frei Carlos André Oliveira também concelebrou a Eucaristia.

Dia 25. CRISMA E FESTA DE SÃO VICENTE. Dom Luís Pepeu presidiu a celebração da noite 25 em preparação à festa de São Vicente no bairro da Patagônia, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente. Na ocasião o senhor Arcebispo administrou o Sacramento da Crisma a um grande grupo de jovens e adultos da mesma Paróquia que tem como Pároco o Pe. Valmir Neves Silva.

 

Dia 22. INÍCIO DA FESTA DE SANTA TEREZINHA. A Quase-Paróquia de Santa Terezinha em Vitória da Conquista que tem como Administrador Paroquial o Padre José Vasconcelos dos Santos (Pe. Vasco), celebrou a abertura de sua festa 2010 com uma solene celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. A Igreja estava lotada de fiéis e devotos de Santa Terezinha do Menino Jesus.Além do Pe. Vasco concelebrou também o neo-sacerdote Pe. Elísio, religioso da Congregação dos Missionários Estigmatinos.

 

Dia 21. POSSE DE ADMINISTRADOR PAROQUIAL EM ANAGÉ. A celebração de posse do Pe. Luiz Cláudio Pereira Vieira como Administrador Paroquial em Anagé foi presidida por Dom Luís Pepeu. A Paróquia São João Batista ao mesmo tempo acolheu com muito carinho o Pe. Geneildo Almeida Lima, Vigário Paroquial. A Igreja Matriz ficou repleta de fiéis que acorreram das mais diversas comunidades eclesiais da Paróquia. Vários padres, diáconos e seminaristas também participaram da solene celebração. O Pe. Luiz Cláudio (lado esquerdo na foto), 30 anos, foi ordenado presbítero no dia 2 de fevereiro de 2009. O Pe. Geneildo (lado direito na foto), 28 anos, foi ordenado no dia 1º de agosto de 2009. 

 

DIA 17. ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM MAGNUS EM NATAL. A Sagração do 1º Bispo Diocesano da recém-criada Diocese de Salgueiro no Estado de Pernambuco, Dom Magnus Henrique Lopes,ofmcap., foi celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação em Natal-RN. Teve  como Sagrante Principal o nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu, ofmcap., e como co-consagrantes Dom Severino França,ofmcap., Diocese de Nazaré, e Dom Paulo Cardoso,oc., Bispo de Petrolina. Além dos fiéis que lotaram a Igreja Catedral, participaram mais de 30 bispos, 150 presbíteros e diáconos, muitos religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e familiares de Dom Magnus.

 
VISITA "AD LIMINA APOSTOLORUM" Imprimir E-mail

 
« InícioAnterior21222324252627PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL