Home
 
Notícias


NOTÍCIAS - ABRIL DE 2011 Imprimir E-mail

 

 

Dia 24. DOMINGO - PÁSCOA DO SENHOR.

MENSAGEM DO ARCEBISPO METROPOLITANO. No domingo de Páscoa celebramos a ressurreição de Cristo. A liturgia nos garante que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos e irmãs, especialmente mais pobres e necessitados. Aos discípulos pede-se que sejam as testemunhas da ressurreição. A nossa missão, como novos discípulos missionários, é testemunhar essa realidade; no entanto, o nosso testemunho será sem sentido se não for comprovado pelo exemplo de amor e doação. (Mensagem completa em Palavra do Arcebispo, ao lado).


Dia 23. SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL.

A Catedral ficou repleta de fiéis para a celebração da Vigília Pascal. Sob a presidência do Arcebispo Dom Luís e concelebrada pelo Monsenhor Uilton, Padre Manoel e Padre Gildeir, a celebração teve início às 20 horas com a bênção do fogo e preparação do círio pascal. Quinze catecúmenos receberam os Sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. A Solene Vigília pascal é a celebração máxima da fé cristã. É uma verdadeira bênção poder participar da vigília pascal. Nela participamos da bênção do fogo novo; ouvimos a palavra de Deus, com os principais acontecimentos da história da salvação; celebra-se a liturgia batismal, faz-se a renovação da fé através das promessas batismais; e conclui-se esta grande celebração participando da Eucaristia. Assim, se realiza uma verdadeira passagem da morte para a vida, do pecado para a graça, da indiferença para o compromisso.

 

Dia 23. SÁBADO SANTO - DIA DE SILÊNCIO!

Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos.”                                    (De uma antiga homilia no grande Sábado Santo, séc. IV).

Na Igreja Catedral de Vitória da Conquista a Vigília Pascal, considerada “a mãe de todas as santas Vigílias” terá início às vinte horas (20h). Nela, a Igreja mantém-se de vigia à espera da Ressurreição do Senhor.

 

Dia 22. SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR.

Na Igreja Catedral de Vitória da Conquista a Ação Litúrgica desta Sexta-Feira Santa teve início às 15 horas, presidida pelo Arcebispo Metropolitano e concelebrada pelo pároco Monsenhor Uilton, Padre Gildeir e Padre Manoel. Os celebrantes, revestidos de paramentos vermelhos, dirigiram-se em silêncio para o altar, ajoelhando-se em genuflexórios por alguns minutos. Após a Liturgia da Palavra, seguiu-se a adoração da cruz e sagrada comunhão. Na homilia Dom Luís Pepeu lembrou as vítimas da violência em nossos dias: “Ainda hoje, em pleno século XXI, quantas pessoas são vítimas da violência! Já não bastassem tantos adultos e jovens, agora são também as crianças vítimas dessa famigerada onda de violência por todas as partes de nosso país. Aqui também deixamos o nosso repúdio, nessa Sexta-feira da Paixão, a tantos atos de violência contra o ser humano”. Após a Ação Litúrgica houve uma procissão do Senhor morto, presidida pelo Pároco Monsenhor Uilton Pereira.

 

Dia 22. SEXTA-FEIRA SANTA EM VITÓRIA DA CONQUISTA.


Pela manhã, às 6 horas, foi celebrada uma Via Sacra que teve início na Praça Sá Barreto até o alto do Cruzeiro na Serra do Periperi. Uma multidão de fiéis de todas as paróquias da cidade, com seus párocos, participaram da celebração. Neste ano foi utilizado o texto “as Mãos da Via Sacra” idealizado pelo Frei José Carlos Pedroso, capuchinho da Província de São Paulo. A Via Sacra reflete as “mãos que assumem”, “mãos que ajudam”, “mãos que suplicam”, “mãos que se entregam”, “mãos sem medo”, etc. Em seguida houve uma encenação apresentada por jovens da Paróquia Rainha da Paz, encarregada pela programação para subida do cruzeiro neste ano. A devoção foi encerrada com oração e bênção do Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu.



Dia 21. QUINTA-FEIRA SANTA NA IGREJA CATEDRAL.


A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, iniciado hoje e prolongando-se até à solene Vigília do Sábado santo. A cerimônia do lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia falam do amor profundo de Jesus por nós. Na Catedral Nossa Senhora das Vitórias, a celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu e concelebrada pelo pároco Monsenhor Uilton e o Padre Manoel. O Arcebispo lembrava que “diante do Cristo, que se põe a lavar os pés dos discípulos, nós também somos convidados a assumir o gesto de serviço e humildade ensinados por Jesus”.

 

Dia 21. QUINTA-FEIRA SANTA, PELA MANHÃ.


Na igreja Catedral, às 9 horas da manhã, celebração para os doentes e idosos, presidida pela coordenador da pastoral da saúde Padre Gildeir Santos e concelebrada pelo pároco Monsenhor Uilton Pereira. No momento foi administrado o Sacramento da unção.

 

Dia 20. QUARTA-FEIRA SANTA.

Na paróquia da Catedral, tem início às 19 horas a procissão do encontro. O evento presidido pelo pároco Monsenhor Uilton, tem a seguinte programação: Concentração dos homens, com a imagem do Senhor dos Passos, na comunidade Santa Luzia. Na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, concentração das mulheres com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro dar-se-á na Praça Sá Barreto, seguindo-se em procissão até à Catedral.

 

Dia 19. MISSA DA UNIDADE E ENCONTRO DO PRESBITÉRIO.


A Paróquia São Pedro em Ibicuí, sob o pastoreio do Padre Ariosvaldo de Jesus Aragão, foi a anfitriã do Encontro de Presbíteros e Missa da Unidade (Missa do Crisma) neste ano de 2011. O encontro do presbitério teve início às 9 horas, orientado pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu que refletiu com seus presbíteros o tema da Instrução da Congregação do Clero: O presbítero, pastor e guia da comunidade paroquial. À tarde, após um espaço para comunicações, houve um ato penitencial e de confissões individuais dos presbíteros. Às 19 horas sob a presidência do Arcebispo, teve início a Missa da Unidade concelebrada pelos padres da Arquidiocese e que contou com a participação dos fiéis chegados de todas as comunidades paroquiais. Após a renovação das promessas sacerdotais pelos presbíteros, teve início a rito da consagração do óleo do Crisma e bênção dos óleos dos catecúmenos e enfermos. No final da celebração foram entregues os santos óleos por paróquia e uma lembrança a cada padre, oferecidas pela Paróquia de Ibicuí. Também foi anunciado a Paróquia do Divino Espírito Santo, como anfitriã do mesmo evento no ano de 2012.

 

Dia 18. SEGUNDA-FEIRA SANTA.

Iniciando na Igreja Catedral, às 19 horas, Via Sacra paroquial, coordenada pela comunidade Santa Luzia e comunidade de setor. A Via Sacra é uma devoção muito antiga que continua viva. No início era celebrada só em Jerusalém, pelos peregrinos que faziam os passos de Jesus do tribunal ao sepulcro, parando para rezar em alguns pontos indicados pela tradição.

 

Dia 17. ABERTURA DA SEMANA SANTA EM VITÓRIA DA CONQUISTA.

 


A bênção e procissão dos ramos, programadas para iniciar na Praça Sá Barreto seguindo-se para a igreja Catedral, não ocorreu devido ao tempo chuvoso. Esse rito foi realizado no salão Dom Vital, prosseguindo-se com a procissão e celebração da Eucaristia na Catedral, que ficou repleta de fiéis. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu e concelebrada por Monsenhor Uilton Pereira - Pároco, Padre Marcos Valadares - Comunidade Canção Nova, e o Diácono Permanente José Dias. Na homilia o Arcebispo recordava que a Semana Santa, iniciada no Domingo de Ramos, lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aplaudido pelo povo como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Os ramos significam a vitória, enquanto o jumentinho simboliza a humildade do Filho de Deus. A própria liturgia deste dia nos convida a contemplar esse Deus que, por amor, veio ao encontro de todos, partilhando nossa humanidade. Dom Luís concluiu dizendo que Jesus durante sua vida só fazia o bem e ensinava que Deus não exclui ninguém, os pobres e excluídos são os Seus preferidos, bem como os que têm um coração aberto para acolher o seu Reino.

 

Dia 12. ENCONTRO DE UNIVERSITÁRIOS CATÓLICOS.

 


A Paróquia Nossa Senhora das Graças em Vitória da Conquista promoveu, nestes últimos dias 9 a 10, um Encontro de Estudantes Universitários. Para o Padre João Santos Cardoso, pároco da Paróquia das Graças, este evento buscou integrar a vida acadêmica com a fé, firmando a missão e presença da Igreja na Universidade e pensando a academia como lugar privilegiado para um profícuo diálogo entre o Evangelho e a cultura. O encontro que contou com a participação do Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, teve como tema: “Viver como cristãos”, e o lema: “Ninguém se engane com filosofias e vãos sofismas (Cl 2,8)”. Participaram estudantes universitários da Arquidiocese de Vitória da Conquista e de algumas outras dioceses. Por estar ausente nesses dias, o Arcebispo de Vitória da Conquista Dom Luís Pepeu enviou a seguinte mensagem:

 

 

SAUDAÇÃO
DO ARCEBISPO METROPOLITANO DOM LUÍS PEPEU
AO ENCONTRO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
(Paróquia Nossa Senhora das Graças)

 

(Veja mensagem completa em Palavra do Arcebispo, ao lado)

 

 

 

Dia 5. FREI MOSER PROFERE PALESTRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA.


O franciscano Frei Antônio Moser, doutor e escritor, esteve em nossa cidade lançando o livro “Colhendo Flores Entre Espinhos: Ciência e atitudes pessoais garantindo um envelhecimento com qualidade”. A publicação, editada pela Editora Vozes, da qual é o Presidente, teve seu lançamento na Livraria Nobel, no Centro Empresarial Maria Helena Caires. E nesta terça-feira, Frei Moser proferiu palestra na Câmara de Vereadores sobre “Ecologia e desafios éticos”.

 

 

Dia 2. VITÓRIA DA CONQUISTA RECEBE VISITA DA ASSESSORA NACIONAL DO SETOR UNIVERSIDADE DA CNBB.


 

Neste sábado, a Irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, assessora nacional do Setor Universidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve na Paróquia Nossa Senhora das Graças falando sobre a Pastoral Universitária e também sobre o Encontro Baiano de Universitários Católicos que acontecerá no próximo mês de outubro, em Salvador. A religiosa frisou que, o processo evangelizador da Pastoral Universitária vem se expandindo cada vez mais no Brasil e para “além das ações das Universidades Católicas”.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS de nossa Arquidiocese (Na coluna à esquerda - Canais - Veja o título NOTÍCIAS).

 

Veja também nosso Blog Pascom: www.pascomarquiconquista.blogspot.com

 

 

 
NOTÍCIAS - MARÇO DE 2011 Imprimir E-mail

 

Dia 22. DOM VALDEMIR, BISPO DE FLORIANO, ENTRE NÓS.

Desembarcou no início da tarde de hoje, no aeroporto de Vitória da Conquista, o bispo diocesano de Floriano - Piauí, Dom Valdemir Ferreira dos Santos. Uma comitiva formada de paroquianos de Candeias, padres e o arcebispo metropolitano aguardavam, no aeroporto o filho ilustre desta Arquidiocese. Dom Valdemir que trabalhou como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, Vitória da Conquista, foi nomeado bispo diocesano de Floriano no dia 17 de março do ano passado; recebeu a ordenação episcopal no dia 30 de maio; e iniciou sua missão pastoral na Diocese de Floriano no dia 3 de julho do mesmo ano. Esta é a sua primeira visita a Vitória da Conquista, após sua ida para Floriano. Nessa sexta-feira, dia 25, ele participará da posse do novo arcebispo metropolitano de Salvador. Seja sempre bem vindo entre nós, Dom Valdemir!

 

Dia 22. ENCONTRO DE PADRES RECÉM-ORDENADOS.

 

Aconteceu na manhã de hoje, na Paróquia das Candeias, o encontro dos Padres mais novos em ordenação (menos de cinco anos e meio) da Arquidiocese de Vitória da Conquista. A reunião foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, ordenante de sete dos dez presbíteros participantes. A reunião teve início com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e recitação das Laudes, na igreja matriz. Na sala de reuniões, após as saudações de boas vindas houve um momento de partilha sobre a missão pastoral e a caminhada de cada um dos jovens presbíteros. Em seguida refletiu-se sobre as dimensões da vida presbiteral como manifestações da “comunhão ministerial”. O objetivo do encontro é manter a formação permanente e a unidade fraterna dos presbíteros. Dez foram os presbíteros participantes: Pe. Nilo Lopes, Pe. Edmilson Santos, Pe. Irineu Meira, Pe. Ariosvaldo Aragão, Pe. Mozart Júnior, Pe. Noel Novais, Pe. Luiz Cláudio, Pe. André Santos, Pe. Frenilson Brito e Pe. Geneildo Lima.

 

Dia 16. CF 2011 É TEMA EM SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES.

 

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, uma Sessão especial na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista para discutir a Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é: Fraternidade e a Vida no Planeta, e o lema: A criação geme em dores de parto (Rm, 8,22). A Sessão foi requerida pela Vereadora Lúcia Rocha e contou com a presença do Reverendo Padre João Cardoso, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que representou o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, e o coordenador da Cáritas de Vitória da Conquista, Luciano Lima Santana.

 

Dia 13. LANÇAMENTO DA CF-2011 EM VITÓRIA DA CONQUISTA SOB FORTE CHUVA.

 

 

 

 

Nem mesmo a forte chuva caída na manhã deste domingo dia 13, primeiro Domingo da Quaresma, impediu o lançamento oficial da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 na Arquidiocese de Vitória da Conquista. Os fiéis, munidos de sombrinha e guarda-chuva, não deixaram de participar da cerimônia iniciada às 8 horas da manhã com uma concentração das comunidades paroquiais do Vicariato São Lucas, no Centro Pastoral Arquidiocesano. Em seguida, mesmo debaixo da chuva, a multidão passando pela Praça Sá Barreto se dirigiu para a Rua Henriqueta Prates, ao lado da Mata do Poço Escuro - onde ainda hoje se preserva um resquício de mata atlântica. No local, anteriormente preparado, se deu início à celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. O evento contou com três acontecimentos importantes: Início da primeira semana da Quaresma; lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, e implantação do “Projeto Pedras Preciosas”, pelo Presidente da Cáritas Arquidiocesana, Senhor Luciano Lima Santana, visando a geração de trabalho e renda para 37 famílias de catadores de resíduos sólidos do bairro Pedrinhas. No final da celebração o Arcebispo abençoou 50 mudas de árvores que foram distribuídas pelos párocos a 50 crianças das diversas paróquias do Vicariato São Lucas. Como marco da abertura da Campanha da Fraternidade sobre a Vida no Planeta, Dom Luís Pepeu foi convidado a plantar uma árvore no local do evento que contou com a participação de uma multidão de fiéis, entre os quais padres, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e autoridades municipais.

 

LANÇAMENTO DA CF-2011 EM VITÓRIA DA CONQUISTA.

Terá lugar nesse domingo dia 13, primeiro Domingo da Quaresma, o lançamento oficial da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 nesta  Arquidiocese de Vitória da Conquista. A cerimônia iniciará às 8 horas da manhã com uma concentração dos fiéis de todas as comunidades e paróquias do Vicariato São Lucas, em frente ao Centro Pastoral Arquidiocesano na Praça Sá Barreto, seguindo-se com uma caminhada até à Rua Henriqueta Prates, ao lado da mata do Poço Escuro - onde ainda hoje se preserva um resquício de mata atlântica. Terá a bênção e distribuição de mudas de árvores a 50 crianças das diversas paróquias. Ao mesmo tempo haverá a implantação do “Projeto Pedras Preciosas”, uma iniciativa da Cáritas Arquidiocesana visando a geração de trabalho e renda para os catadores de resíduos sólidos do bairro Pedrinhas. A celebração Eucarística terá início às 9 horas, no mesmo local, e será presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu e concelebrada pelos padres e diáconos do Vicariato São Lucas que abrange toda a área urbana de Vitória da Conquista.


Dia 9. DOM LUÍS PEPEU CONCEDE ENTREVISTA SOBRE A CF-2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Às 9;30h desta manhã, na cúria metropolitana de Vitória da Conquista, o Senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu, acompanhado do Vigário Geral Monsenhor Uilton Pereira e do Presidente da Cáritas Arquidiocesana Luciano Santana, concederam uma entrevista sobre a Campanha da Fraternidade deste ano na Arquidiocese de Vitória da Conquista a ser lançada no primeiro Domingo da Quaresma. O encontro contou com a presença de representantes da imprensa local: Tv, rádio, jornal e blogs.

 

Dia 9. NA CATEDRAL ARCEBISPO ABENÇOA E IMPÕE CINZAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teve início às 7 horas da manhã de hoje a celebração da quarta-feira de cinzas na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. A Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Luís, contou também com o rito da bênção e imposição das cinzas aos fiéis ali presentes. Na homilia, após refletir as leituras do dia, o senhor Arcebispo referiu-se ao sentido da Quaresma para os cristãos e concluiu falando da Campanha da Fraternidade que neste ano apresenta o tema: “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

 

Dia 3. INAUGURAÇÃO DO ANO PROPEDÊUTICO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ano seminarístico de formação, chamado Propedêutico, vinha funcionando nestes últimos anos na mesma edificação do Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese. A partir deste ano os novos seminaristas contam com outro espaço para a sua primeira experiência de formação vivida no Seminário. A nova casa de formação passa a funcionar próxima ao Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias no bairro Zabelê. A casa restaurada, após passar por um grande trabalho de conservação, teve suas instalações abençoadas pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu no final da tarde desta quinta-feira. A cerimônia contou também com a participação do próprio Reitor do Seminário Propedêutico Padre Edmilson, do Reitor do Seminário Maior Padre Gérson, Seminaristas maiores, religiosas, membros da O.V.S (Obra das Vocações Sacerdotais) e outros amigos e benfeitores do Seminário.

 

OUTRAS NOTÍCIAS de nossa Arquidiocese (Na coluna à esquerda - Canais - Veja o título NOTÍCIAS).

 

 

Veja também nosso Blog Pascom: www.pascomarquiconquista.blogspot.com

 

 
NOTÍCIAS - FEVEREIRO DE 2011 Imprimir E-mail

Dia 26. NOVOS BISPOS EM CAMAÇARI E BARREIRAS.

 

 

Dom Josafá Menezes da Silva é o novo bispo de Barreiras. Sucedendo a Dom Ricardo Weberberger, falecido em agosto do ano passado. O segundo bispo diocesano de Barreiras tomou posse nessa tarde na Igreja Catedral de São João Batista em Barreiras. Muitos bispos do Regional NE-3 e de outros estiveram presentes.No último dia 19 foi instalada a recém-criada Diocese de Camaçari, desmembrada completamente do território da Arquidiocese de São salvador da Bahia. Ao mesmo tempo tomou posse o seu primeiro bispo diocesano Dom João Carlos Petrini. A cerimônia contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri e de outros arcebispos e bispos.

 

Dia 18. CAPELA DO SS. NA CATEDRAL.

 

 

Concluídos os trabalhos, coordenados pelo Pároco da Catedral Monsenhor Uilton Pereira, foi inaugurada na manhã de hoje a reforma da Capela do Santíssimo na Igreja Catedral. O Pároco estava radiante e agradecido à comunidade por ter realizado com ele essa tarefa começada há alguns meses. “Jesus no Santíssimo Sacramento estará dia e noite aguardando nossa visita”, disse o Monsenhor Uilton. Além das novas pinturas, texturas e ornamentações artísticas, foi colocada uma porta de vidro, tipo vai-e-vem, que favorecerá a visita dos fiéis mesmo quando a igreja estiver fechada. A pedido do Pároco e para homenagear o aniversariante do dia, a bênção e inauguração da nova reforma foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu.

 

Dia 18. SEIS CANDIDATOS AO DIACONATO PERMANENTE.

 

 

Na celebração da Santa Missa, às sete horas desta manhã, o Arcebispo Dom Luís Pepeu presidiu o Rito de Admissão de seis candidatos ao Diaconato Permanente: Altamirando Lemos (Paróquia de Candeias), Antonio Cerqueira (Paróquia Rainha da Paz), Antonio Ferreira (Paróquia Rainha da Paz), Genildo Souza (Paróquia de Anagé), Luciano Santana (Paróquia da Catedral), e José Antonio Cordeiro (Paróquia de Candeias). Os candidatos vêm se preparando há nove anos e já foram instituídos nos ministérios do Leitorato e Acolitato. Com a cerimônia de hoje, admissão entre os candidatos à Ordem Sacra do Diaconato, os mesmos completam todas as etapas e ritos requeridos para a Ordenação de diáconos permanentes. Aos presentes na celebração e aos próprios candidatos o Arcebispo manifestou a alegria da Igreja em recebê-los e contar com sua colaboração direta na missão pastoral quando de sua Ordenação Diaconal. Além de familiares dos candidatos, participaram também da celebração outros membros das paróquias de origem dos mesmos, religiosas, seminaristas, alunos da Escola Diaconal, diáconos e os presbíteros que concelebraram a Eucaristia.

 

 

Dia 18. ANIVERSÁRIO DO ARCEBISPO.

 

 

Hoje o nosso Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu está em festa. Pela manhã, a Catedral acolheu os fiéis, representantes de movimentos e pastorais, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados, diáconos e presbíteros que vieram celebrar e agradecer a Deus os 54 anos de vida de seu Pastor. Foram muitas as lembranças e mensagens de estima e carinho entregues como gesto de atenção e afeto ao nosso Arcebispo. Dom Luís agradeceu todas as manifestações e orações dizendo que um dos maiores presentes naquele momento estava sendo a admissão de seis candidatos ao Diaconato Permanente. Após a celebração de Ação de Graças foi oferecido aos presentes, no Salão Dom Vital, um café da manhã.

 

 

Dia 14. SEMINÁRIO MAIOR INICIA SUAS ATIVIDADES EM 2011.

CELEBRAÇÃO. Hoje foi um dia de festa no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista. Pela manhã houve Missa solene e aula inaugural (Aula Magna). A Santa Missa presidida pelo senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu, na capela do Seminário, foi concelebrada por Dom Armando Bucciol, Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora, pelos Padres de Conquista (Mons. Uilton, Pe. Gérson, Pe. Edmilson, Pe. João Cardoso, Pe. Antonio e Pe. Manoel) e pelos Padres de Livramento (Pe. Adhemar, Pe. Samuel e Pe. Gilberto). Além dos Seminaristas participaram da celebração de Ação Graças pelo novo Ano Letivo do Curso de Filosofia, os professores e coordenadores, religiosas Sacramentinas, familiares dos seminaristas, membros da OVS, visitantes e amigos do Seminário. Na homilia Dom Luís destacou as figuras dos Santos Cirilo e Metódio, cuja memória é hoje celebrada pela Igreja: “Esta é uma feliz coincidência, quando inauguramos o novo Ano Acadêmico do nosso Seminário de Filosofia, celebrar alguém que se dedicou de alma e corpo ao estudo e ensino da filosofia, São Cirilo. A vida desses dois santos, que a liturgia hoje comemora, nos mostra o caminho que os levou à santidade.”
AULA INAUGURAL. Após a celebração da Eucaristia, a convite do Reitor Padre Gérson, os presentes se dirigiram à pequena Sala Magna do Instituto de Filosofia, anexo ao Seminário. Padre João Cardoso, diretor do Instituto, fez a chamada para a composição da mesa e acolheu a todos com palavras de cortesia e estima, apresentou os Seminaristas para este ano de 2011, e convidou o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Armando Bucciol, Bispo Diocesano de Livramento de Nossa senhora, para proferir a Aula Inaugural. Dom Armando discorreu sobre o tema: “A Identidade do Seminarista no Atual Contexto Hodierno e Eclesial” e fez uma breve apresentação do Documento de nº 93 “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil” editado recentemente pela CNBB. Ao final da exposição, ele foi aplaudido por todos os presentes. Seguiu-se com a recitação da Oração do Angelus por Dom Luís, e o convite de Padre Gérson Bittencourt, Reitor do Seminário Maior, para o almoço de confraternização.
SEMINARISTAS DE LIVRAMENTO E BOM JESUS DA LAPA. Nossa Arquidiocese tem a grande satisfação de receber, neste ano de 2011, seis seminaristas dessas duas Dioceses irmãs para o Curso de Filosofia. São três seminaristas da Diocese de Bom Jesus da Lapa (Adriano,Vanúcio e Wagner) e três da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (Adriano, Jandir e Lucas). Essas três Igrejas Particulares, da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista, demonstram o interesse e a confiança de partilhar a formação de seus futuros presbíteros com esta nova experiência já realizada também no passado. Com os doze seminaristas de nossa Arquidiocese o Curso de Filosofia neste ano contabiliza dezoito alunos seminaristas.

 

Dia 13. CRISMA EM SANTA TERESINHA.

O Arcebispo Dom Luís Pepeu celebrou neste dia treze na igreja Matriz de Santa Teresinha, em Vitória da Conquista, e administrou o Sacramento da Crisma a grupo de quase 50 jovens em sua maioria. O Padre Vasco também concelebrou a Eucaristia. Na homilia o Arcebispo lembrou que “no sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade. E nos fazem novos discípulos missionários de Jesus Cristo”.

 

Dia 12CONCLUSÃO DE CURSO TEOLÓGICO EM ITAPETINGA.

O Vicariato São João está em festa. Quase 50 alunos das diversas paróquias desse Vicariato concluíram o “Curso de Teologia para Leigos e Leigas”. Essa foi a terceira turma a concluir o curso. A Ação de Graças foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu e concelebrada pelos presbíteros: Pe. Josué (Paróquia de São José - Itapetinga), Pe. Juracy (Paróquia de Itambé), Pe. Mozart (Paróquia de Maiquinique) e Pe. Edmilson (Reitor do Propedêutico). A celebração aconteceu na Igreja Matriz de São José em Itapetinga. No final houve a entrega dos diplomas aos concluintes e um coquetel oferecido na Quadra do Colégio Savina Petrilli.

 

Dia 12. ARCEBISPO VISITA CENTRO PASTORAL.

 

Dom Luís Pepeu visitou, na manhã de hoje, dois grupos reunidos no Centro Pastoral Arquidiocesano. Um grupo de coordenação da Catequese esteve reunido para programar o estudo do Documento de nº 97 da “Coleção Estudos” da CNBB que trata da Iniciação à Vida Cristã. O outro grupo refere-se à Escola das CEB’s que se reuniu para mais uma etapa de formação.

 

Dia 11COORDENAÇÃO DA PJ ENCONTRA-SE COM O ARCEBISPO.

 

Uma representação da PJ (Pastoral da Juventude) de nossa Arquidiocese foi recebida, nesta manhã, na cúria metropolitana, pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu. Os jovens Vanderléia, Enedilson e João Paulo entregaram e comentaram com o Arcebispo a programação do “Projeto da Ampliada Regional” a ser trabalhado no Encontro das Pastorais da Juventude do Brasil - Regional NE-3, que desta vez acontecerá em nossa Arquidiocese de 18 a 20 do corrente mês. O evento contará com a participação do Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom César Teixeira - referencial da CNBB Regional NE-3 para o Setor Juventude. Também participará o Padre Geneildo Almeida, referencial de nossa Arquidiocese para o Setor Juventude. Ainda no encontro com o senhor Arcebispo os jovens falaram da boa experiência que viveram recentemente no Encontro de jovens realizado no Chile. A Arquidiocese de Vitória da conquista foi representada por seis jovens no evento chileno. Por fim, os jovens, até constrangidos, referiram a Dom Luís o que já haviam feito na última Assembléia Arquidiocesana, sobre um tal anônimo que vez por outra envia e-mails por aí criticando nossos pastores e a Igreja dizendo ser membro da PJ. O mesmo não tem nenhuma ligação, compromisso ou comprometimento nem com a PJ, nem com sua coordenação e nem mesmo com outros grupos ou pastorais de nossa Igreja arquidiocesana. Quem está conosco não pode ser contra nós, esta foi a conclusão.

 

Dia 10. NOSSA SENHORA DE LOURDES EM FESTA.

 

A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia da Catedral, está em festa. Neste encerramento do tríduo em preparação à festa da padroeira presidiu a celebração Eucarística o nosso Arcebispo Dom Luís, tendo como concelebrante o Padre Gérson, Reitor do Seminário Maior.

 

 
JANEIRO DE 2011 Imprimir E-mail

 

 

Dia 1º. SITE VOLTARÁ EM FEVEREIRO 

Este Site voltará às suas atividades no próximo mês de fevereiro. Nosso muito obrigado a todos pela compreensão e por nos ter visitado durante o ano de 2010. Ficamos na espera de sua visita também neste 2011. FELIZ ANO NOVO!  

 

Dia 1º.  PALAVRA DO ARCEBISPO NESTE INÍCIO DE 2011 

Nossa saudação de PAZ e bem juntamente com os votos de um abençoado Ano Novo para os internautas e todos os visitantes do nosso site arquidiocesano! Saudamos de um modo muito especial os nossos padres e diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e vocacionados, e todo o Povo de Deus de nossa querida Arquidiocese de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia. No primeiro dia do ano novo celebramos a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. Encerrando a oitava do Natal, a Igreja nos convida a contemplar a figura de Maria e a meditar o mistério da sua Maternidade Divina. Alegremo-nos todos pela gloriosa Maternidade de Maria, modelo e figura da própria Igreja. E invoquemos para o Novo Ano a proteção e constante intercessão daquela que Jesus nos deixou como Mãe nossa e da Sua Igreja. Também neste primeiro dia do ano, uma vez mais, a Igreja convida a humanidade inteira a celebrar o Dia Mundial da Paz – antes de ser uma forma exterior de estar ou de agir, é uma disposição interior, uma atitude do coração, que requer silêncio, escuta e acolhimento. Procuremos e cultivemos esta Paz interior e as relações entre as pessoas serão marcadas pela verdadeira harmonia e concórdia! O Papa Bento XVI escolheu Liberdade religiosa, caminho para a paz, como tema para a Mensagem do Dia Mundial da Paz neste ano de 2011. O Papa inicia o texto desejando votos de serenidade, prosperidade e paz, indicando que o ano de 2010 foi marcado pela perseguição, discriminação e atos de violência e intolerância religiosa. O sucessor de Pedro classificou esses atos como uma ameaça à segurança e à paz e impedimento para a realização de um desenvolvimento humano autêntico e integral. "Neste contexto, achei particularmente oportuno partilhar com todos vós algumas reflexões sobre a liberdade religiosa, caminho para a paz", salientou o Pontífice. 

 
DEZEMBRO DE 2010 Imprimir E-mail

 

Dias 29 e 30. ADMISSÃO ÀS ORDENS SACRAS E LEITOR

Ontem dia 29, na Igreja Matriz da Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, às 19:30, Dom Luís presidiu a Eucaristia em que admitiu o seminarista Flávio Porto como candidato às Ordens Sacras. Concelebraram com o Arcebispo o Padre Gérson, Padre Edmilson e Padre Ariosvaldo. Na manhã de hoje, dia 30, na Igreja Catedral, o seminarista Nilson Laurêncio foi instituído no ministério de Leitor. Concelebraram com Dom Luís o Mons. Uilton, Padre Gérson, Padre João Cardoso, Padre Edmilson, Padre Estevam, Padre Edilberto, Padre Geneildo, Padre Manoel, Padre Alessandro, Padre Robison e Padre Graciomar.  

 

Dia 28. DESPEDIDA DE FREI ANDRÉ 

 

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Frades Capuchinhos, em Vitória da Conquista, celebrou os 30 anos de ordenação presbiteral de Frei Carlos André Oliveira, Pároco, e sua despedida depois de nove anos de missão à frente da Paróquia. A Missa de Ação de Graças foi presidida pelo próprio jubilando e concelebrada por seus confrades capuchinhos: frei Jesulino, fr. Graciano, fr. Orlando e frei Nativo, este recém-chegado à fraternidade. Além dos fiéis que lotaram a Igreja Matriz de Fátima, o diácono permanente Antonio Gestinari, ministros, acólitos e religiosos também participaram. Antes do início da celebração, o Arcebispo Dom Luís dirigiu uma rápida palavra à assembléia e saudação ao frei André, dirigindo-lhe palavras de agradecimento por sua presença e missão na Arquidiocese ao longo desses nove anos. 

 

 

Dia 28. TRANSFERÊNCIAS DE RELIGIOSOS

Neste final de ano estão ocorrendo algumas transferências de Padres religiosos que trabalham em nossa Arquidiocese. Frei André, capuchinho, está sendo transferido para Seabra. Padre Vanderlei, estigmatino, após nove anos de missão aqui, vai para o Estado de São Paulo. Também o Padre Francisco, da canção nova, foi transferido para o Estado de São Paulo. Com essas transferências chegam novos irmãos para o trabalho missionário em nossa Igreja Particular: Frei Liomar Pereira da Silva e frei Nativo do Couto Santos, capuchinhos; Padre Marcos, da Canção Nova, retorna depois de um ano em São Paulo.

 

 

 

Dia 25. MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

 

Presépio da Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista - Fotos LP 2010

 

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO
DO ARCEBISPO METROPOLITANO

     
N A T A L, “A Festa das Festas!”

  

           Na festa do Natal celebramos a memória viva da primeira vinda de Jesus, o seu nascimento em Belém, quando os anjos cantam: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados" (Lc 2,14). O nascimento de Jesus significa que o Reino de Deus já chegou e se instaurou no meio de nós. Na noite santa do Natal celebramos este mistério da encarnação do próprio Filho de Deus, que nasce do seio da Virgem Maria.
            Jesus, o Filho de Deus, feito homem, ao assumir nossa natureza humana, resgatou a dignidade de todo ser humano. A criança de Belém nos leva a contemplar esse incrível amor de um Deus que se preocupa ao máximo com a vida e a felicidade dos homens e que envia o próprio Filho ao mundo para trazer à humanidade um projeto de libertação e salvação.
            São Francisco, o poverello de Assis, Idade Média, tinha uma especial devoção ao Natal do Senhor. “Celebrava com incrível alegria, mais que todas as outras solenidades, o Natal do Menino Jesus, pois afirmava que era ‘a festa das festas’, em que Deus, feito um menino pobrezinho, dependeu de cuidados humanos.” (2Cel 199). Queria que nesse dia ninguém passasse fome, os pobres e famintos fossem saciados e até os animais recebessem uma ração maior. Sendo o Natal a “festa das festas” somos chamados a celebrá-la com sentimento cristão, evitando todo e qualquer caráter consumista e profano e não nos esquecendo de tantos irmãos e irmãs pobres e necessitados que nos rodeiam.
            Celebrar o nascimento de Jesus é abraçar o projeto de justiça e de paz que Ele veio trazer à humanidade; é esforçar-se para tornar realidade o “Reino de Deus”, lutando contra todo tipo de injustiça, opressão, exploração e violência, sentindo-se responsável pela instauração do Seu Reino.
            O Natal, por si, contém sempre uma mensagem de paz e de amor. Jesus nasce para reconciliar as pessoas com Deus e entre si. Jesus anuncia a fraternidade, e a dignidade inviolável de cada ser humano, o direito à vida e a uma vida digna. Jesus anuncia o perdão e a não violência, o amor e não o ódio, a reconciliação e não a vingança.
             No Natal somos chamados a abrir os nossos corações para acolher outra vez a Jesus, o Deus da justiça, do amor, da fraternidade e da paz que nasce na vida de cada um de nós, em nossas comunidades, em nossas famílias e em nossas casas religiosas.
            Na oitava da Natal iniciamos um novo ano civil. É o Ano Novo. Momento oportuno para renovar as nossas promessas e compromissos cristãos. Portanto, a celebração do Natal e Ano Novo deve chamar a nossa atenção, de modo especial, para a questão da paz na família, na comunidade, na sociedade e no mundo. Essa celebração deve ainda nos reportar à questão da solidariedade para com os pobres, que está em íntima conexão com a questão da paz. São os pobres que merecem em primeiro lugar nosso amor e solidariedade, a exemplo do próprio Menino Jesus. A paz só será permanente quando for construída sobre a justiça, o direito e o perdão.
            Em nossa Arquidiocese, somos convidados a continuar, também no ano novo, aprofundando e vivenciando as Diretrizes Pastorais. Que estas nos levem a uma maior consciência de sermos verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo numa Igreja em estado permanente de missão.
            Almejamos a todos um Feliz Natal e abençoado Ano Novo repletos de paz e esperança.

 

Vitória da Conquista, Natal de 2010.

 

Dom Luís Gonzaga S. Pepeu, ofmcap. 
 Arcebispo de Vitória da Conquista

 

 

Dia 23. DOM LUÍS VISITA PARÓQUIA RURAL

 

O Arcebispo Dom Luís, acompanhado do Padre Estevam celebraram no início desta noite, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Veredinha, Paróquia Rural de São José. Esta tem como Pároco o Padre Reinaldo Tarso Martins que acolheu os visitantes antes da Missa. Comentando o Evangelho do dia, Dom Luís lembrou que a um passo do Natal, a tarefa mais urgente para cada um de nós é a conversão pessoal, a mudança de coração, a mentalidade e conduta. A comunidade ficou muito feliz com a visita, chegando a expressar que foi um  presente de natal para todos eles.

 

Dia 23. PASTORAL DE FÉRIAS DOS SEMINARISTAS

A “Pastoral de Férias” dos seminaristas da Arquidiocese de Vitória da Conquista tem três objetivos: 1) Levar os candidatos ao conhecimento da área geográfica e pastoral da arquidiocese; 2) oportunizar sua convivência com os párocos; 3) favorecer a integração entre os próprios seminaristas dos cursos de teologia, filosofia, propedêutico e os candidatos do pré-propedêutico. Neste ano a pastoral de férias teve início no último dia 4 até hoje dia 23. Os dois primeiros dias, contando com as presenças dos Padres reitores, dos dois Párocos que receberiam os seminaristas, do diretor espiritual do Seminário Maior e de outros padres,  foram passados na Paróquia de Anagé, para uma primeira integração, organização e programação da missão pastoral que consta da visita às famílias e acompanhamento aos grupos que celebram a Novena de Natal. Neste ano foram duas as paróquias contempladas com essa pastoral de férias: a Paróquia Nossa Senhoras das Graças em Cândido Sales, que tem como Pároco o Padre Paulo Raimundo; e a Paróquia São Sebastião em Belo Campo, onde é Pároco o Padre Antonio Melo. O encerramento da pastoral de férias ocorreu hoje em Belo Campo. Além dos dois párocos, dos reitores Padre Gérson e Padre Edmilson e de alguns outros padres como Padre Estevam e Padre Reinaldo, esteve também presente o nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu.


Dia 22. CONFRATERNIZAÇÃO DO PRESBITÉRIO

Estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, os presbíteros do Vicariato São Lucas (paróquias da cidade de Vitória da Conquista) para o seu último encontro do ano. Além dos momentos de comunicações, partilha e oração, houve uma confraternização com trocas de presentes e almoço festivo. O evento que contou no final com a participação do Arcebispo, aconteceu na Paróquia Santa Luzia, confiada aos Missionários Estigmatinos, tendo à frente o pároco Padre Vanderlei.

 

Dia 19. CRISMA EM BELO CAMPO

A Paróquia São Sebastião, Município de Belo Campo, sob os cuidados do Pároco Padre Antonio Melo, conta agora com mais um grupo de crismados chamados a ser novas testemunhas de Jesus, como discípulos missionários. A celebração, presidida pelo nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu, iniciou às 8 horas da manhã deste domingo. A igreja Matriz ficou repleta de fiéis que participaram da cerimônia. Concelebraram com o Arcebispo o pároco Padre Antonio e o Padre Ednilton, pároco de Encruzilhada. Também participaram os seminaristas e candidatos que estão na pastoral de férias na paróquia de Belo Campo.

 

Dia 15. NOVA DIOCESE E NOMEAÇÃO DE BISPOS NE-3

O Papa Bento XVI criou uma nova Diocese para o Brasil Camaçari, no estado da Bahia, e nomeou Dom João Carlos Petrini, seu primeiro bispo, até agora Auxiliar da Arquidiocese de Salvador. A Diocese de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, terá uma população de 708 mil habitantes, em uma área de 2.382 km2. São nove municípios com 18 paróquias, 20 padres, 15 seminaristas, 47 irmãs e 8 congregações religiosas.O Papa nomeou também Dom Josafá Menezes da Silva, também bispo auxiliar em Salavador, para a Diocese de Barreiras (BA). Ele sucederá a Dom Ricardo Josef Weberberger, falecido em agosto desse ano.

 

Dia 14. DOM DULCÊNIO CELEBRA JUBILEU 

O bispo diocesano de Palmeira dos Índios, Alagoas, celebrou neste dia 14 o seu jubileu de prata de ordenação presbiteral. A celebração que ocorreu na Igreja Catedral, contou com a participação de muitos bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e o povo de Deus em geral. Entre os bispos dos Regionais NE 1, 2 e 3 da CNBB, estiveram alguns do nosso Regional, dentre eles Dom Luís, Dom Carlos Alberto, Dom Mário Sivieri, Dom Lessa e Dom Henrique. Também participou Dom Zanoni, de São Mateus.

 

Dia 12. FESTA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Vitória da Conquista, Pároco Padre José Carlos da Conceição, celebrou com entusiasmo, fervor e ardor missionário a desta de sua padroeira. A procissão com a imagem de Nossa Senhora, pelas ruas adjacentes, foi antecipada para as 17 horas por causa da chuva. Às 18:30 horas teve início a celebração Eucarística de encerramento da festa 2010, presidida pelo Arcebispo Metropolitano. Foi no ano de 1523, na cidade de Guadalupe, no México, que Nossa Senhora apareceu ao índio Juan Diego.  No manto de Juan Diego, exposto no santuário construído em homenagem à Virgem de Guadalupe, na colina de Tepyac, encontra-se o rosto da virgem e, na pupila de seus olhos vê-se gravada a imagem dele.  Nossa Senhora de Guadalupe tornou-se Padroeira da América Latina, colocando sob sua especial proteção os povos indígenas e os que vivem em constantes humilhações e marginalizações.

 

Dia 11. CRISMA E NOVENÁRIO EM SANTA LUZIA

Encontra-se em festa a Paróquia Santa Luzia, em Vitória da Conquista, aos cuidados dos Missionários Estigmatinos e que tem como Pároco o Padre Vanderlei Carlos. O Novenário de Santa Luzia apresente como tema geral: Luzia e a luz de Cristo em nossas vidas. Já o tema de hoje foi: Com Luzia que a luz do Espírito Santo nos conduza. A celebração foi presidida pelo senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu e concelebrada pelos sacerdotes da comunidade religiosa: Padre Vanderlei, Padre Graciomar e Padre Joélio. O Arcebispo administrou também o Sacramento da Crisma a um grande número de fiéis, jovens na sua maioria. E lembrou que juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã".

 

 

Dia 10. CAPELA DE SANTA LUZIA – CATEDRAL

A comunidade de Santa Luzia, Paróquia da Catedral está em festa. O celebrante de hoje foi o senhor Arcebispo que refletiu o tema proposto para este dia: “Pela participação na Eucaristia aprendemos a colocar nossas esperanças nos bens eternos”. Dom Luís salientou que na festa do padroeiro todos somos convidados a nos deixar guiar pelo espírito de fé e esperança em todas as celebrações e atividades, ao longo dos dias de preparação da festa. Visto ter a bênção para o novo tabernáculo, ele lembrou ainda que o próprio tema de hoje nos levaria a refletir e a vivenciar profundamente a Eucaristia, mistério de nossa fé. A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida da comunidade cristã para testemunhar Jesus ressuscitado. A bênção do tabernáculo nos faz lembrar ainda a figura de Maria e entrar no templo do Senhor, onde está o primeiro tabernáculo que Jesus habitou por nove meses. Em Maria, Deus encarnado visita seu povo.

 

 

Dia 8. ARCEBISPO CELEBRA 28 ANOS DE ORDENAÇÃO

Dom Luís foi ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1982, na igreja dos Capuchinhos em Caruaru, sua terra natal, pelo então bispo de Tianguá-CE, o capuchinho Dom Timóteo Nemésio Cordeiro. Nosso Arcebispo celebra hoje seus 28 anos de sacerdócio em Aracaju e Salvador.

 

 

 

Dia 7.  DOM LUÍS PEPEU CELEBRA EM ARACAJU

Nosso Arcebispo foi o presidente da celebração de hoje, na Catedral de Aracaju, onde celebra-se o Congresso Eucarístico e novena da Padroeira Nossa Senhora da Conceição por ocasião do início das comemorações do Centenário de criação da então Diocese e 50 anos da elevação à Arquidiocese. Hoje refletiu-se o tema: “A Eucaristia, sacramento da consagração a Deus”. Dom Luís falando sobre a Vida Consagrada e Eucaristia lembrou, dentre outros, São Francisco de Assis que tinha uma especial devoção para com a Eucaristia. O modo mais singelo que o Senhor deixou aos seus, no mundo, para iluminar-nos foi a própria Eucaristia. O tema do Congresso é: “E o reconheceram ao partir o pão e partiram imediatamente” (Lc. 24,31.33), e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).   

    

Dia 5.  CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

A Prelazia de Pernambuco foi criada em 15/07/1614 pela Bula Fasti noviorbis do Papa Paulo V. O Papa Urbano VIII com a Bula Romanus Pontifex do dia 06/07/1624 a constituiu sufragânea da então Diocese de São Salvador da Bahia. O Papa Inocêncio XI, no dia 16/11/1676, pela Bula Ad sacram Beati Petri sedem a elevou como diocese, denominando-se Diocese de Olinda. Em 05/12/1910 foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana pelo Decreto da Sagrada Congregação Consistorial. Pela Bula Cum urbs Recife do Papa Bento XV de 26/07/1918, passou a denominar-se Arquidiocese de Olinda e Recife. Dom Luís Pepeu representou nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista na celebração jubilar.

 

Dia 3.  CAPELA DA IMACULADA CONCEIÇÃO – CATEDRAL

A comunidade de Nossa Senhora da Conceição, Paróquia da Catedral, celebra a preparação da festa de sua padroeira. Refletindo o tema geral: “Maria nos ensina a ser uma comunidade de servidores”. Hoje o tema específico foi “a comunidade é luz para servir como libertadores”, refletido pelo celebrante Dom Luís Pepeu, nosso arcebispo. Padre Tobias, vigário paroquial também concelebrou. Dom Luís, referindo-se ao Evangelho do dia, lembrava que Jesus passou os seus três anos de sua vida pública pregando o Reino de Deus e realizando sinais ou milagres em benefício daquele povo que sofria muito, por pertencer a uma classe muito pobre e excluída. Jesus advertia aos cegos curados que não dissesse nada a ninguém. Mas bastava olharem para eles, para verificar que haviam recuperado a visão, e eles tornam Jesus conhecido em toda a região. Após terem enxergado a Luz, tornaram-se servidores da comunidade.

 

Dia 2.  PARÓQUIA DE ENCRUZILHADA CELEBRA 75 ANOS

 

Com uma solene celebração, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes sob o pastoreio de Padre Edenilton de Jesus Oliveira celebrou o seu jubileu de 75 anos de criação. Foi uma festa bonita, coordenada pelo Pároco e colaboradores. Os paroquianos acorreram com espírito de fé e muito júbilo para a comemoração, lembrando e rezando por todos quantos colaboraram na missão pastoral de sua comunidade paroquial ao longo desses 75 anos.

 

 

 

Dia 1.  FESTA DA PADROEIRA NA PARÓQUIA DE NOVA CANAÃ

 

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição que tem como Pároco Padre Irineu Moreira Meira, está celebrando um Novenário em preparação à festa de sua padroeira no dia próximo dia 8. Presidiu a celebração de hoje, às 19h, o nosso Arcebispo Dom Luís que na ocasião foi homenageado pelos seus 28 anos de ordenação presbiteral no dia 8. A igreja matriz esteve superlotada pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Conceição.

 

 
« InícioAnterior212223242526PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL