Home
 
Notícias


NOTÍCIAS - SETEMBRO 2011 Imprimir E-mail

 

21. FESTA NA COMUNIDADE SÃO MATEUS


Teve início no dia 12 o Novenário em preparação à Festa do padroeiro São Mateus na do Bairro Miro Cairo, da Paróquia Santa Luzia. A celebração da festa, neste dia 21, foi presidida pelo senhor Arcebispo Dom Luís, em sua primeira visita à Comunidade. A capela esteve repleta de fiéis e devotos de São Mateus juntamente com o seu pároco Padre Graciomar Pereira Braga, CSS. A celebração de encerramento da festa foi precedida pela procissão com a imagem do santo padroeiro.


20. NOVENÁRIO DE SÃO MIGUEL


A Paróquia São Miguel em Vitória da Conquista, sob o pastoreio do Padre Alessandro Cardoso, está em festa desde o dia 16. Neste 5º dia do Novenário em homenagem a São Miguel Arcanjo presidiu a celebração o Arcebispo Dom Luís. Além do Pároco, concelebrou o Padre Vasco, de Santa Teresinha. A festa de São Miguel 2011 reflete o tema: “A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.


18. CRISMA EM POÇÕES E CANDEIAS


Neste domingo, pela manhã, o Arcebispo Dom Luís esteve visitando e administrando o Sacramento da Crisma na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo em Poções. Além do Pároco Padre Estevam concelebraram a Santa Missa o Padre Noel e o Padre Frenilson, ambos Vigários Paroquiais. À noite Dom Luís, acompanhado do Pároco Padre Estevam, celebrou e também administrou o Sacramento da Confirmação na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias em Vitória da Conquista. Não somente os jovens, mas também adultos e idosos procuram hoje o Sacramento da Crisma ou Confirmação. Em Poções foi crismada uma senhora de 82 anos que disse ser aquele o dia mais feliz de sua vida.


16-18. ASSEMBLÉIA DO SUB-REGIONAL V DO NE-3 DA CNBB


De 16 a 18 foi realizada, em Livramento de Nossa Senhora, a Assembléia anual do Sub- Regional V do Regional Nordeste 3 da CNBB. Participaram as Dioceses de Livramento de Nossa Senhora, Caetité, Jequié e a Arquidiocese de Vitória da Conquista, representadas pelos bispos, padres, diáconos e leigos das diversas pastorais, organismos e movimentos eclesiais. A Assembléia teve como objetivo o Estudo das Diretrizes Gerais da CNBB 2011-2015, contando com a rica apresentação de Dom Armando Bucciol, Bispo da Diocese anfitriã. Foram discutidos diversos temas como: Jornada Mundial da Juventude – Brasil 2013, e Campanhas da Fraternidade e Evangelização dentre outros assuntos. Foram definidos dois compromissos comuns para o Sub-Regional em 2012: Fortalecimento da Assembléia Anual, um encontro de Formação para refletir sobre a Iniciação Cristã de Adultos e um estudo sobre o Impacto dos Grandes Projetos do PAC na região.


16. PÁROCO DE PLANALTO VÍTIMA DE UM AVC


Encontra-se internado na UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) o Padre Josué Andrade Brito, Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto. O Padre Josué, 54 anos, ordenado em 1997, foi vítima de um AVC agudo, mas não hemorrágico, na madrugada dessa quinta-feira dia 15. Seu quadro é considerado grave pelos médicos acompanhantes. A Arquidiocese, seus familiares e amigos, surpreendidos pelo ocorrido, encontram-se em clima de oração e esperança pelo restabelecimento do Padre Josué Andrade.


11-15. ENCONTRO MUNDIAL DOS BISPOS CAPUCHINHOS


Mais de 60 bispos capuchinhos de todo o mundo estiveram reunidos em San Giovanni Rotondo, junto ao Santuário de São Pio de Pietrelcina, na Itália. Além da convivência fraterna e espiritual, foram refletidos e partilhados temas como “A identidade capuchinha e o ministério episcopal”, “A volta dos irmãos eméritos à província” e “Os santos bispos capuchinhos, modelos de santidade”. Esses temas foram apresentados respectivamente pelo Cardeal Sean O’Malley - Arcebispo de Boston, Frei Vincenzo mancusi - Procurador Geral da Ordem, e Frei Florio Tessari - Postulador Geral da Ordem. Um debate sobre “A Ordem capuchinha e os nossos bispos. O bispo, a Ordem e a província” esteve sob a responsabilidade de Dom Andrés Stanovnik - Arcebispo de Corrientes (Argentina), Dom John Corriveau - Bispo de Nelson (USA), Dom Thaddaeus Ruwaichi - Arcebispo de Mwanza (Tanzânia), e Dom Paul Hinder - Vigário Apostólico da Arábia Saudita. Também fez parte da programação uma peregrinação ao Santuário de São Miguel Arcanjo, no Monte Santo Ângelo, visitado por São Francisco de Assis, e com tradição religiosa desde o século V. Este foi o segundo encontro dos bispos promovido pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O primeiro foi realizado em Roma no ano 2000, por ocasião do Jubileu do nascimento de Cristo. O Ministro Geral dos Capuchinhos Frei Mauro Jöhri com todo o Definitório e outros membros da Cúria Geral, não só promoveram quanto participaram do evento. Nosso Arcebispo Dom Frei Luís Pepeu participou juntamente com outros quinze bispos capuchinhos do Brasil. A Ordem dos Capuchinhos conta hoje com 90 epíscopos. Destes, um é cardeal, treze são arcebispos e setenta e seis bispos, espalhados em todo o mundo, vinte e três dos quais no Brasil.


7. DOM LUÍS PEPEU SAÚDA O PAPA BENTO XVI EM ROMA


Nosso Arcebispo Dom Luís Pepeu participou na manhã desta quarta-feira, na Praça de São Pedro em Roma, da Audiência Geral, onde o Papa encontrou-se com fiéis e peregrinos de todo o mundo. Após o evento, Dom Luís saudou o Santo Padre e pediu uma especial Bênção Apostólica para a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Em seu sermão, em língua italiana, o Papa continuando o ciclo de sua catequese sobre a oração, concentrou a meditação sobre o Salmo 3. Logo após fez um resumo de sua catequese em diversas línguas. Também dirigiu saudações particulares aos diversos grupos de fiéis ali presentes. A Audiência Geral foi concluída com o canto do Pater Noster e a Bênção Apostólica. Segue uma síntese da catequese e da saudação que o Papa Bento XVI fez em português naquela ocasião: “Queridos irmãos e irmãs, na «escola da oração» que temos vivido, juntos, nestas catequeses de quarta-feira, desejo hoje dar início à meditação sobre alguns dos cento e cinqüenta Salmos bíblicos, que formam o livro de oração por excelência. Começamos pelo Salmo três, uma súplica cheia de confiança e consolação. No perigo, no sofrimento, na amargura, as palavras deste Salmo abrem o coração à certeza reconfortante da fé. Quem pensava que já estava perdido, pode levantar a cabeça, porque o Senhor o salva. A resposta divina, que acolhe a oração, dá ao Salmista uma segurança total. O medo da morte é vencido pela presença d’Aquele que não morre. Deus está sempre perto, mesmo nos períodos negros da vida. Mas é preciso saber reconhecer a sua presença e aceitar os seus caminhos como fez Jesus no Gólgota. E mesmo quando parece, aos olhos dos ímpios, que Deus não interveio porque deixou o Filho morrer na Cruz, então é que se manifesta, para todos os crentes, a verdadeira glória e a realização definitiva da salvação. Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga para todos, em particular para os fiéis de várias paróquias das cidades de Santo Amaro, São João del Rei e São Paulo, desejando que este Salmo três vos sirva de portal na vossa peregrinação a Roma: da infinidade de coisas – tantas vezes duras – da vida, aprendei a elevar o coração até ao Pai do Céu, repousando no seio da sua infinita bondade, e vereis que as dores e aflições da vida vos farão menos mal. Sobre todos, e extensiva aos familiares e comunidades eclesiais, desça a minha Bênção Apostólica.”


7. GRITO DOS EXCLUIDOS


O Grito dos Excluídos é um evento nacional, e em 2011 está celebrando sua 17ª edição. De 1° a 7 de setembro são realizadas ações, seminários e manifestações em todo o país, a fim de afirmar que a vida deve estar em primeiro lugar. Com o tema: “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR! Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”, nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista através das Pastorais Sociais, Cáritas e as Paróquias do Vicariato São Lucas, marcou presença na Avenida da Integração com destacada participação da Pastoral da Juventude, chamando à atenção das autoridades e da comunidade em geral sobre a problemática do Extermínio de Jovens no Estado e aqui mesmo no nosso Município de Vitória da Conquista. O Grito denunciou a violência, destacando especialmente o extermínio de jovens e as grandes obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com destaque para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Os gastos com as obras faraônicas estão saindo dos cofres públicos cabendo as perguntas: Quem vai pagar as contas? De que forma? As grandes obras estão atendendo as exigências ambientais? Outro assunto de muito destaque no Grito foi o chamado novo Código Florestal que tramita no Congresso. Segundo o IPEA, 50% da renda total do Brasil estão nas mãos dos 10% mais ricos, enquanto os 50% mais pobres dividem entre si 10% da riqueza nacional. No campo, menos de 50 mil grandes proprietários detêm mais da metade das terras.

 
NOTÍCIAS - AGOSTO DE 2011 Imprimir E-mail

 

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM MADRI

 

Com uma celebração Eucarística na Praça Cibeles em Madri, foi inaugurada dia 16, pelo Cardeal Rouco, Arcebispo de Madri, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), participaram centenas de milhares de jovens e peregrinos. Cerca de 800 bispos e 8.000 sacerdotes de todo o mundo concelebram a Santa Missa. Nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista esteve representada na JMJ pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu que chegou a Madri dia 18. O Papa Bento XVI convidou os mais de um milhão e meio de jovens, que participaram da celebração de encerramento da JMJ, a tornar-se missionários de Jesus Cristo em seus lugares de origem. Após a Santa Missa de conclusão da JMJ o Papa se despediu dos participantes que, em sua maioria, haviam passado a noite na esplanada de Cuatro Vientos, deixando-lhes um convite: “Agora ides regressar aos vossos lugares de residência habitual. Os vossos amigos vão querer saber o que é que mudou em vós depois de vos terdes encontrado nesta nobre cidade com o Papa e centenas de milhares de jovens do mundo inteiro: Que ireis dizer-lhes?”, perguntou. Seu conselho foi o de dar “um testemunho destemido de vida cristã diante dos outros. Assim sereis fermento de novos cristãos e fareis com que a Igreja se levante robusta no coração de muitos”. E acrescentou: “Nestes dias, quanto pensei naqueles jovens que aguardam o vosso regresso! Transmiti-lhes a minha estima, particularmente aos mais desfavorecidos, e também às vossas famílias e às comunidades de vida cristã a que pertenceis”. Os jovens e peregrinos brasileiros presentes em Cuatro Vientos acolheram com muita alegria e ovação o anúncio oficial com que o Papa Bento XVI proclamou que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será no Rio de Janeiro em 2013. O Brasil foi um dos países com maior número de participantes na JMJ. Falou-se de mais de 15.000 jovens e peregrinos, e mais de 60 bispos. O Brasil conta com o maior número de católicos do mundo. Para o nosso país, será o terceiro grande acontecimento nos próximos anos, junto à Copa Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

 

 

QUATRO NOVAS PARÓQUIAS NA ARQUIDIOCESE

Atendendo com solicitude a um antigo sonho acalentado por algumas comunidades eclesiais e para melhor atendê-las pastoralmente, após ouvir o parecer do Conselho Presbiteral, dos Vigários Regionais, dos Párocos e das comunidades envolvidas, o senhor Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu emitiu o Decreto de Criação de quatro novas paróquias nesta Arquidiocese. O anúncio oficial ocorreu por ocasião da solene festa da Padroeira arquidiocesana Nossa Senhora das Vitórias. Das quatro novas paróquias, três são em municípios ainda sem paróquia, completando o número dos 20 municípios da Arquidiocese com assistência paroquial. Foram contempladas com novas paróquias as comunidades dos Municípios de: Bom Jesus da Serra, Paróquia Senhor Bom Jesus; Caetanos, Paróquia Santo Antonio de Pádua; e Ribeirão do Largo, Paróquia São João Batista, até então Quase-Paróquia. Também a Quase-Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus em Vitória da Conquista foi elevada à Paróquia, conservando o mesmo orago. A partir da publicação, essas comunidades se preparam com muita fé e entusiasmo para a instalação e posse dos novos párocos de suas recém-criadas Paróquias. As datas previstas para a instalação e posse são as seguintes: Paróquia de Bom Jesus da Serra, dia 30 de setembro, Pároco Padre Frenilson da Conceição Brito; Paróquia de Santa Terezinha, dia 1º de outubro, Pároco Padre José Vasconcelos dos Santos (Pe. Vasco); Paróquia de Caetanos, dia 15 de outubro, Pároco Padre Noel Soares Novais; e Paróquia de Ribeirão do Largo, dia 22 de outubro, Pároco Padre Nilo Vicente Ferraz Lopes.

 

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS


Desde o dia 6 até o 15, a Arquidiocese de Vitória da Conquista está festejando a sua padroeira Nossa Senhora das Vitórias, padroeira também da Paróquia da Catedral Metropolitana. “Maria, Mãe e mestra da Igreja: modelo de escuta, acolhida e anúncio da Palavra de Deus” é o tema geral da festa de Nossa Senhora das Vitórias. Diariamente a igreja Catedral tem ficado repleta de fiéis e devotos de Nossa Senhora que acorrem para celebrar o Novenário em preparação à grande festa 2011 da padroeira. O povo de Deus tem demonstrado seu carinho e grande devoção para com a mãe de Jesus e de sua Igreja. Alguns bispos e vários padres têm presidido ou concelebrado a Eucaristia nestes dias, durante a celebração do Novenário. Dom Egidio Bisol, Bispo de Afogados da Ingazeira, presidiu a celebração de abertura do Novenário. Dom Zanoni Demettino, Bispo de São Mateus, celebrou no domingo dia 7. Dom Valdemir Ferreira, Bispo de Floriano, celebrou o 4º dia do Novenário. Os demais dias têm sido alternados por vários sacerdotes na presidência da celebração: Pe. Alessandro (Itabuna). Pe. Graciomar, Frei Liomar, Pe. José Carlos, Pe. Alessandro e Pe. Valmir. Muitos outros sacerdotes religiosos e diocesanos têm concelebrado ao longo destes dias de festa. O encerramento do Novenário será presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. O  dia 15, Festa de Nossa Senhora das Vitórias, iniciará com uma alvorada às 5h da manhã. Às 9h a celebração com as crianças será presidida pelo Pároco Mons. Uilton Pereira. A celebração de encerramento da festa iniciará às 15h no Ginásio de Esportes Raul Ferraz e terá como presidente o Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão.

 

DIA DO PADRE CELEBRADO EM IRECÊ

O dia 4 é considerado o “Dia do Padre”, por celebrar-se o dia de seu patrono ou padroeiro São João Maria Vianney. O Santo Cura d’Ars, como é conhecido, nasceu em Lião (França) no ano de 1786. Um de seus grandes pensamentos conhecidos do povo católico no mundo inteiro é: “Quem não tem tempo a perder para Deus, perde seu tempo”. Parte do Presbitério da Arquidiocese de Vitória da Conquista celebrou este dia com o Arcebispo na Diocese de Irecê, onde foi reinaugurada a igreja Catedral recentemente reformada por seu Bispo Diocesano Dom Tommaso Cascianelli. Vários bispos, padres e religiosos estiveram presentes ao evento que contou com grande participação dos fiéis. 

 

 
NOTÍCIAS - JULHO DE 2011 Imprimir E-mail

 

IX CURSILHO MISTO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Realizou-se neste final de semana, no Centro Pastoral, o IX Cursilho Misto de Cristandade. O encerramento contou com a participação do nosso Arcebispo Dom Luís que presidiu a Missa de Ação de Graças na conclusão do evento.  

 

 

ARCEBISPO VISITA A COMUNIDADE DE ITAJAÍ

No domingo dia 31, o Arcebispo Metropolitano celebrou a Eucaristia na Comunidade do Distrito de Itajaí, Paróquia de Nova Canaã, sob o pastoreio do Padre Irineu Moreira Meira. A Capela de São Sebastião ficou repleta de fiéis que acolheram com muita satisfação e alegria ao seu Pastor Dom Luís. Um dos orgulhos dessa Comunidade, além de outras vocações religiosas, é ter oferecido para a Igreja uma vocação episcopal. Trata-se do filho ilustre, Dom Valdemir Ferreira dos Santos - Bispo Diocesano de Floriano no Piauí.  

 

DOM LUÍS SAÚDA ENCONTRO DE JOVENS

Um grande Encontro do Setor Juventude de nossa Arquidiocese está acontecendo neste final de semana em Vitória da Conquista. O mesmo é promovido pela Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, em seus 25 anos de missão. Na tarde deste sábado 30 o evento, que acontece no Espaço Mediterrâneo, recebeu a visita do Senhor Arcebispo Dom Luís, acompanhado pelo Padre Estevam e Irmã Olímpia - Monja do Mosteiro da Anunciação em São Carlos - SP. Dirigindo-se aos participantes Dom Luís falou do chamado de Deus a cada jovem, fez referência à Jornada Mundial da Juventude, proferiu uma oração e concedeu a todos uma bênção.  

 

NILSON É INSTITUÍDO NO MINISTÉRIO DE ACÓLITO

Neste dia 24, às 18:30h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças em Vitória da Conquista, o Senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu, conferiu o Ministério do Acolitato ao seminarista Nilson Laurêncio dos Santos. Este é seminarista maior de nossa Arquidiocese e freqüenta o 4º ano de teologia em Feira de Santana.  

 

ARCEBISPO CELEBRA NO ENCONTRO DE JOVENS DAS GRAÇAS

O encerramento do encontro de um Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora das Graças, sob o pastoreio do Padre João Cardoso, contou com a presença do nosso Arcebispo Dom Luís que presidiu a Missa neste domingo dia 24, na Igreja Matriz das Graças em Vitória da Conquista. 

 

 

RETIRO ESPIRITUAL DO PRESBITÉRIO.

 

Realizou-se de 11 a 15, no CTL de Ilhéus, o retiro espiritual 2011 do presbitério da Arquidiocese de Vitória da Conquista. O mesmo foi pregado pelo Excelentíssimo Senhor Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. O retiro é sempre um momento forte e marcante na vida e missão dos presbíteros; é também parte integrante de sua formação permanente. As reflexõs do pregador, as meditações e as celebrações litúrgicas foram realizadas à luz de alguns documentos do Concílio Vaticano II celebrado há 50 anos. Numa das celebrações Eucarísticas foram celebrados os jubileus de sacerdócio de alguns presbíteros: 25 anos de ordenação de Padre Carmelito Eloísio de Andrade, e 10 anos de ordenação dos Padres: Manoel de Jesus Ramos, Carlos Barbosa Sampaio, Joselito Oliveira Cruz, Ednilton de Jesus Oliveira e Zenilton Dias dos Santos (este em Roma). Após o retiro, o presbitério esteve reunido durante uma manhã com o Arcebispo Metropolitando Dom Luís Pepeu.  

 

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO.

 

Desde o dia 7 até 16 está sendo celebrada a festa da padroeira da comunidade Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Santa Luzia em Vitória da Conquista. Como preparação da festa foi realizado um novenário que refletiu o Tema: “Maria, mulher fiel a Deus e à humanidade” e o lema: “Comunidade, famílias cristãs comprometidas com projeto de Jesus Cristo”. O Arcebispo Dom Luís presidiu a celebração do domingo dia 10, quando chegou à comunidade a imagem peregrina de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da Arquidiocese. O Pároco Padre Graciomar concelebrou com o Arcebispo.  

 

FESTA DE SÃO PEDRO EM IBICUÍ.

 

Teve início no dia 1º, na Paróquia São Pedro em Ibicuí, o novenário em preparação à festa de seu padroeiro celebrada no dia 10. A comunidade paroquial, sob o pastoreio de Padre Ariosvaldo Jesus Aragão, refletiu durante esses dias o tema: “Uma Igreja Missionária Promove a Fraternidade e a Vida no Planeta”. O novenário foi encerrado no dia 9 com a celebração presidida pelo Senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu e participação da juventude cristã e comunidades de Água Doce e Ibitupã. O dia festivo iniciou com uma alvorada e carreata às 5h, seguida da bênção das chaves e veículos às 6h e café de São Pedro às 6:30h. O encerramento da festa foi iniciado às 17h com a procissão da imagem do padroeiro São Pedro seguida da celebração Eucarística. 

 

REUNIÃO AMPLIADA:

VICARIATOS, MOVIMENTOS E PASTORAIS.

 

Conforme previsto no Calendário Arquidiocesano, realizou-se neste dia 9 no Centro Pastoral Arquidiocesano de Vitória da Conquista, a reunião ampliada com os representantes dos Vicariatos, Movimentos e Pastorais. Contou-se com a participação de Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, de coordenadores dos movimentos, pastorais e organismos, bem como de representantes dos Vicariatos.  Dentre outros assuntos, a pauta constou de informes, celebração dos 50 anos do Vaticano II - proposta de um Congresso sobre a vocação laical, e grito dos excluídos 2011 (16º ano).  

 

REUNIÃO DA EQUIPE DE FORMAÇÃO DO SEMINÁRIO.

Esteve reunida com o Arcebispo Dom Luís, na manhã do dia 5, a equipe arquidiocesana de formação presbiteral. Dentre os assuntos da pauta relativos à própria formação dos futuros presbíteros, trataram-se das obras de conclusão do Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias, do pedido de recepção de ministérios pelos seminaristas da teologia e foi feita uma avaliação geral do andamento do Seminário neste primeiro semestre de 2011.  

 

ORDENAÇÃO DIACONAL DE TRÊS CAPUCHINHOS.

 

No dia 2 do mês de julho, às oito e trinta horas, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, Frades Capuchinhos em Salvador, foram ordenados Diáconos: Frei Gilson de Jesus Marinho, Frei Luciano de Oliveira Martins e Frei Lúcio Rufino Pinheiro de Almeida. Os dois primeiros são membros da Província dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe, o terceiro é membro da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. A celebração de ordenação foi presidida por Dom Frei Luís Gonzaga Pepeu, OFMCap. - Arcebispo de Vitória da Conquista, e contou com as presenças dos Provinciais Frei Rubival Britto e Frei Francisco Barreto, vários frades capuchinhos das duas Províncias, familiares, sacerdotes, diáconos, outros religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e numerosos fiéis.

 

 

Veja os meses anteriores clicando no título "Notícias" na coluna Canais à esquerda desta página.

 

Visite o blog de nossa Pascom acessando: www.pascomarquiconquista.blogspot.com

 
NOTÍCIAS - JUNHO 2011 Imprimir E-mail

 

JUNHO DE 2011 

 

FESTA DE SÃO PEDRO EM MACARANI. 

Teve início no dia 20, na Paróquia São Pedro em Macarani, o Novenário em preparação à festa de seu padroeiro celebrada neste dia 29. A comunidade paroquial, sob o pastoreio de Padre Carlos Barbosa (Bebeto), refletiu durante esses dias o tema: “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”. Este dia festivo iniciou com uma alvorada às 5h, seguido do Ofício das Comunidades às 6h e batizados às 10h. A celebração de encerramento da festa, presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu, foi iniciada às 15:30h, seguida de procissão com a imagem do padroeiro São Pedro. Concelebraram com Dom Luís o Pároco Padre Bebeto, Padre Josué de Itapetinga, Padre Gilmar de Firmino Alves (Diocese de Itabuna) e Padre Arnaldo (Arquidiocese de Feira de Santana). Na celebração rezou-se, de modo especial, pelos 60 anos de sacerdócio do Papa Bento XVI. Também foram lembrados os três anos de recepção do Pálio (insígnia de arcebispo) por Dom Luís, como Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista. 

 

ENCONTRO DOS DIÁCONOS PERMANENTES.

Reuniram-se hoje, 27, no Seminário Nossa Senhora das Vitórias, os dez diáconos permanentes desta Arquidiocese. O encontro, presidido pelo Arcebispo Dom Luís, teve início com a celebração da Eucaristia e prosseguiu com uma pequena partilha, onde foi comunicado pelos diáconos Luciano e Zezzinho, a mensagem do 2º Congresso Latino-americano e caribenho do Diaconato Permanente realizado no final de maio em Itaici, São Paulo. Dom Luís apresentou o texto das Diretrizes para o Diaconato Permanente, aprovado na última Assembléia Geral da CNBB. Os dez Diáconos Permanentes que participaram desse encontro com o Arcebispo são os senhores: Raul, João Cambuí, Manoel, José Dias, Genildo, Antonio Cerqueira, Antonio Ferreira, Altamirando, Zezzinho e Luciano.  

 

CRISMA E PADROEIRO EM MAIQUINIQUE.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena, em Maiquinique, sob o pastoreio de Padre Mozart Tanajura, celebra desde o dia 17 um novenário de preparação à festa de seu padroeiro no dia 26, tendo como tema geral: “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”. No encerramento do novenário, neste dia 25, presidiu a celebração o Arcebispo Dom Luís que, na mesma celebração, administrou o Sacramento da Crisma a grupo de 40 jovens.  

 

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida também como a festa de Corpus Christi, festa do “Corpo de Cristo”, que tem por finalidade aprofundar a devoção à Eucaristia e convidar os fiéis à adoração da presença real do Senhor sob as humildes espécies do pão e do vinho, foi celebrada na Catedral de Vitória da Conquista às 7:30h da manhã desta quinta-feira dia 23. A celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, e concelebrada pelo Pároco Mons. Uilton, Pe. Arnaldo, Pe. Marcos, Pe. Gildeir e Pe. Manoel. Depois da Oração pós-comunhão teve início a procissão com o Santíssimo Sacramento por algumas ruas adjacentes à igreja Catedral. Uma multidão de fiéis participou da solenidade.  

 

7ª ROMARIA DAS COMUNIDADES EM ANAGÉ.

“Como São João Batista proclamemos a justiça do Reino”. Este é o tema geral da festa do Padroeiro da Paróquia de Anagé, que teve início no dia 14 e vai até o dia 24. Neste domingo, dia 19, presidiu a celebração o Arcebispo Dom Luís Pepeu e concelebraram o Padre Luiz Cláudio - Administrador Paroquial, e o Padre Geneildo - Vigário Paroquial. As CEB’s rurais e a pastoral da criança foram as responsáveis deste 6º dia do novenário, quando também  aconteceu a 7ª edição da Romaria das Comunidades. 

 

CONSELHO PERMANENTE EM BRASÍLIA.

O novo Conselho Permanente da CNBB esteve reunido durante os dias 15 a 17 na sede da CNBB em Brasília. Nosso Arcebispo Dom Luís, novo presidente do Regional NE-3, participou do encontro juntamente com o Bispo de Bom Jesus da Lapa, Dom César, ambos representando o Regional NE-3 (Bahia e Sergipe). São membros do mesmo Conselho, como presidentes de Comissões Pastorais, outros dois bispos deste Regional: Dom Armando, Diocese de Livramento; e Dom Petrini, bispo de Camaçari. A reunião constou de uma avaliação da última Assembléia Geral da CNBB, elaboração de Notas (Código Florestal e Violência na Amazônia), eleição de membros das Comissões Pastorais, eleição de alguns Conselhos da CNBB, nomeações de Assessores, calendário 2012, dentre outros.  

 

NOMEADO NOVO ARCEBISPO DE BRASÍLIA.

Dom Sérgio da Rocha é o novo arcebispo da Arquidiocese de Brasília. Foi nomeado nesta quarta-feira, 15, pelo Papa Bento XVI. Dom Sérgio, 51 anos, foi para a capital federal transferido da Arquidiocese de Teresina (PI), onde chegou como arcebispo coadjutor de Dom Celso José Pinto da Silva, em 2007, assumindo a Arquidiocese em setembro de 2008. Dom Sérgio da Rocha foi nomeado Bispo juntamente com Dom Luís Pepeu e Dom Plínio José no dia 13 de junho de 2001, pelo Bem-aventurado Papa João Paulo II.  

 

ARCEBISPO RECEBE HOMENAGEM DOS CAPUCHINHOS.

Dom Luís Gonzaga Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista e Presidente do Regional NE-3 da CNBB, foi homenageado neste dia 13, pelos seus 10 anos de nomeação episcopal. O evento ocorreu no encerramento da Festa de Santo Antonio, na Igreja dos Frades Capuchinhos em Vitória da Conquista que estava repleta de fiéis e devotos de Santo Antonio. Dom Luís foi nomeado Bispo pelo Bem-aventurado Papa João Paulo II no dia 13 de junho de 2001, sendo designado para a Diocese de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú em Pernambuco. Lá, ele permaneceu por sete anos, quando foi transferido pelo Papa Bento XVI para a Arquidiocese de Vitória da Conquista como Arcebispo Metropolitano.  

 

FESTA DE SANTO ANTONIO NA PARÓQUIA DE FÁTIMA.

 

Refletindo o tema: “Santo Antonio, grande anunciador da Palavra de Deus”, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Frades Capuchinhos- em Vitória da Conquista, celebrou uma trezena em preparação à festa de Santo Antonio, como ocorre todos os anos nessa comunidade paroquial.A celebração da festa foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu que também é capuchinho. Concelebraram a Santa Missa, o Pároco Frei Liomar e os Vigários paroquiais Frei Nativo, Frei Jesulino e Frei Orlando.   

 

CRISMA EM SÃO MIGUEL ARCANJO.

No domingo dia 12, pela manhã, a Paróquia São Miguel em Vitória da Conquista, recebeu a visita do senhor Arcebispo que administrou o Sacramento da Confirmação a grupo de membro daquela comunidade que tem como Pároco o Padre Alessandro Cardoso.  

 

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM POÇÕES.

Refletindo o tema: “Maria no Coração da Igreja”, a Paróquia do Divino Espírito Santo celebrou de 3 a 12 a festa de seu Padroeiro. A solenidade de Pentecostes, encerrando a festa 2011 em Poções, foi presidida pelo senhor Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. Além do Pároco Padre Estevam, concelebraram os Vigários Paroquiais Padre Noel e Padre Frenilson. A arquibancada do Estádio Municipal e parte do campo ficaram repletos de fiéis. A celebração teve início às 15:30h., seguida da procissão com a imagem centenária do Espírito Santo até à igreja matriz.  

 

ARCEBISPO CELEBRA EM JEQUIÉ.

Do dia 1º ao dia 13 a Diocese de Jequié celebra a Festa de seu Padroeiro Santo Antonio. Neste ano o tema geral refletido durante o trezenário tem sido: “Santo Antonio, pregador do Evangelho.” Esta foi uma das grandes características de Santo Antonio e que deve ser seguida pelos novos discípulos missionários de Jesus Cristo. Convidado pelo Bispo Diocesano Dom Cristiano e pelo Pároco da Catedral Padre Vítor Menezes, Dom Luís presidiu a celebração do dia 11 que teve como tema: “Sínodo sobre a Palavra de Deus: A Palavra na vida e na missão da Igreja.”  

 

ENCONTRO DOS NOVOS PADRES.

Realizou-se neste dia 7, na casa paroquial de Poções, o 2º encontro neste ano dos Padres mais novos em ordenação (até seis anos) da Arquidiocese de Vitória da Conquista. A reunião foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, ordenante de sete dos dez presbíteros participantes. O encontro teve início com o café da manhã e a Oração das Laudes. Após a saudação de boas vindas houve um momento de partilha sobre a missão pastoral e a caminhada de cada um dos jovens presbíteros em suas comunidades. Em seguida refletiu-se sobre a “Unidade e Harmonia em Nossas Vidas” (Do livro: Discípulos-Pastores - Encontro 26). O objetivo do encontro é manter a formação permanente e a unidade fraterna dos presbíteros. Dez foram os participantes: Pe. Nilo Lopes, Pe. Edmilson Santos, Pe. Irineu Meira, Pe. Ariosvaldo Aragão, Pe. Mozart Júnior, Pe. Noel Novais, Pe. Luiz Cláudio, Pe. André Santos, Pe. Frenilson Brito e Pe. Geneildo Lima.  

 

CRISMA EM SÃO PAULO APÓSTOLO - CAATIBA.

O Arcebispo Dom Luís Pepeu esteve em visita à Paróquia São Paulo Apóstolo, em Caatiba, onde administrou o Sacramento da Crisma. A igreja matriz estava repleta de fiéis que participaram ativamente da celebração. Essa comunidade paroquial aguarda, em clima de oração, a nomeação do seu novo Pároco residente.  

 

FESTA DE SANTO ANTONIO EM ITARANTIM.

À luz do tema “Vem Espírito Santo e Renova a Face da Terra”, a Paróquia Santo Antonio em Itarantim, está celebrando a festa em louvor ao seu Padroeiro. O novenário vai até o dia 13. Neste dia 4, a abertura da festa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. A igreja Matriz ficou repleta de fiéis e devotos de Santo Antonio, neste primeiro dia dos festejos. A Paróquia de Itarantim tem como Administrador Paroquial o Padre Rosenildo Pereira dos Santos.  

 

ENCONTRO VOCACIONAL ARQUIDIOCESANO.

Tendo como tema “Despertar Vocacional” foi realizado no Centro Pastoral Arquidiocesano nestes dias 4 e 5 o primeiro Encontro Vocacional Arquidiocesano de 2011. Participaram 50 jovens entre moças e rapazes. Algumas palestras sobre “vocação humana” foram proferidas pelo Padre George (religioso vocacionista) e pela Professora Évila. O encontro foi organizado pelo Coordenador Vocacional e Reitor do Propedêutico Padre Edmilson e uma equipe formada por um religioso, um seminarista e algumas religiosas. O Arcebispo Dom Luís fez uma saudação aos encontristas, dando-lhes as boas vindas. Um novo encontro acontecerá no segundo semestre.  

 

SEMINÁRIO DE PASTORAL URBANA.

De 3 a 5 deste foi realizado, em Vitória da Conquista, um Seminário sobre Pastoral Urbana, organizado pelo Sub-Regional V do Regional NE-3 da CNBB. O mesmo contou com participação de representantes de todas as Dioceses da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista. O Seminário foi assessorado pelo Padre Manoel Godoy, atual presidente do Instituto de Religiosos Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte. Da Arquidiocese de Vitória da Conquista estiveram na organização do evento o Padre João Cardoso e o Diácono Permanente Luciano Santana. O Arcebispo Dom Luís Pepeu saudou aos encontristas com as boas vindas.

 

Veja outras notícias clicando no título "Notícias" na coluna Canais à esquesda desta página.

Acesse também o blog de nossa Pascom: www.pascomarquiconquista.blogspot.com

 
NOTÍCIAS - MAIO DE 2011 Imprimir E-mail

 

REUNIÃO DA PRESIDÊNCIA DO REGIONAL NE-3 da CNBB.

 

Reuniu-se no dia 31, no CTL em Salvador, a presidência do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), Dom Luís Gonzaga Pepeu - Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom José Geraldo da Cruz - Bispo de Juazeiro, e Dom Gregório Paixão - Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia. Esta foi a primeira reunião da nova presidência do Regional. Dentre os assuntos, trataram-se da caminhada pastoral e ação evangelizadora, dos trabalhos desenvolvidos na sede em Salvador, dos encontros, reuniões e celebrações dentro e fora do Regional neste ano de 2011.

 

PARÓQUIA DE BARRA DO CHOÇA CELEBRA 35 ANOS.

 

A Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antonio, em Barra do Choça, foi instalada por Dom Climério Andrade, no dia 29 de maio de 1976. Vários padres por aí passaram, desde sua criação e instalação. O atual Administrador Paroquial é o Padre Alexandre Márcio Teixeira Ferro. Essa comunidade paroquial conta com mais de 40 comunidades eclesiais urbanas e rurais. A Ação de Graças do jubileu foi presidida pelo Senhor Arcebispo Dom Luis que também administrou o Sacramento da Confirmação a um grupo de fiéis anteriormente preparados. Na homilia, Dom Luís convocou os paroquianos a reavivarem a sua fé, adquirir a consciência de pertença à Igreja, e o compromisso missionário.  

 

 

PARÓQUIA RAINHA DA PAZ EM FESTA.

 

Tendo como tema central: “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, a Paróquia Rainha da Paz e São Vicente, no Bairro Patagônia em Vitória da Conquista, celebrou de 20 a 29 o Novenário e Festa 2011 de sua padroeira Nossa Senhora Rainha da Paz. O Novenário encerrado no dia 28, teve como celebrante o Arcebispo Dom Luís Pepeu. O tema refletido nesse dia foi: “A Palavra de Deus, graça e comunhão entre os cristãos”. Dom Pepeu lembrou que a “Igreja nasce e vive da Palavra de Deus, e que a missão da Igreja é proclamar Cristo, Palavra de Deus feita carne”. A animação litúrgica esteve sob a responsabilidade da Pastoral Litúrgica e CPP. Como gesto concreto dos fiéis: Os frutos da terra sem adubo químico. O encerramento da festa foi celebrado, dia 29, pelo próprio Pároco Pe. Valmir Neves Silva, que evocou os 29 anos de caminhada da Paróquia.   

 

 

REUNIÃO DO CONSELHO PASTORAL ARQUIDIOCESANO.

 

Por convocação do Senhor Arcebispo de Vitória da Conquista reuniu-se, dia 28, no salão da Paróquia Nossa Senhora das Graças, o CPA. Após um momento de oração e a abertura do encontro, Dom Luis passou a coordenação dos trabalhos ao Padre João Cardoso, anfitrião e coordenador arquidiocesano de pastoral. Mais de trinta membros participaram dessa reunião que, dentre outros assuntos tratou de uma avaliação da caminhada pastoral e aplicação concreta das atuais Diretrizes Pastorais da Arquidiocese. Uma apresentação geral da novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil foi deita pelo Arcebispo. Houve trabalho em grupo e plenário. A reunião foi concluída com um almoço oferecido pela Paróquia das Graças.  

 

 

FALECIMENTO DE FREI GRACIANO.

Por volta das 22h do dia 26, faleceu em Vitória da Conquista o capuchinho italiano Frei Graciano Mosca, 90 anos. Parte de sua vida sacerdotal e missionária foi dedicada à Igreja em Vitória da Conquista. Foi um dos fundadores da Matriz de Fátima e Convento dos Capuchinhos na Av. Brumado. Num gesto de gratidão ao Frei Graciano pelo ministério prestado a essa Igreja Particular e de solidariedade à Província dos Capuchinhos, a Arquidiocese esteve presente no funeral através de vários Padres, Diáconos e do Arcebispo Dom Luís Pepeu.  

 

ENCRUZILHADA CELEBRA PADROEIRA.

 

Tendo como tema central: “Maria, a Bem-Aventurada porque acreditou”, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Encruzilhada, sob o pastoreio do Padre Ednilton de Jesus Oliveira, celebra entre os dias 21 e 31 o Novenário e Festa 2011 de sua padroeira Nossa Senhora de Lourdes. O sexto dia do novenário, 26, contou com a presença do Arcebispo Dom Luís Pepeu. Esse dia teve o tema: “Os Dogmas Marianos”. Dom Pepeu refletiu, em forma de catequese, os quatro Dogmas Marianos: Maternidade Divina, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção de Maria. Essa noite esteve sob a responsabilidade da Legião de Maria e Movimento da Mãe Rainha.   

 

REUNIÃO DO CONSELHO PRESBITERAL.

Sob a presidência do Senhor Arcebispo, esteve reunido dia 24 na cúria metropolitana o Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Após a oração inicial e boas vindas dos membros participantes foi feita a leitura da Ata anterior e prosseguiu-se com a pauta da reunião. Partilha fraterna, Assembléia da CNBB, Padres referenciais para os Setores Pastorais, dentre outros.  

 

 

BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE EM SALVADOR.

Com a participação de mais de 70 mil pessoas, a solenidade de beatificação da Venerável Ir. Dulce, agora Bem Aventurada ou Beata, ocorreu no Parque de Exposições de Salvador no dia 22, à tarde. A cerimônia foi presidida pelo Eminentíssimo Senhor Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Enviado Pontifício ou Delegado do Santo Padre o Papa Bento XVI para esse evento.Como coadjuvantes do presidente da celebração estiveram: Dom Murilo Krieger - Arcebispo Metropolitano de São Salvador e Primaz do Brasil, e Dom Luís Pepeu - Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista e Presidente do regional Nordeste 3 da CNBB. De nossa Arquidiocese, além do Arcebispo, participaram quase uma centena de pessoas entre padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas de diversas paróquias.  

 

FESTA DE SANTA RITA EM PLANALTO.

 

De 13 a 22 foi celebrada a festa de Santa Rita, em Planalto, que tem como Pároco o Padre Josué Andrade. A Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita foi criada em 1969. Hoje conta com quase 60 comunidades eclesiais, maioria rural. “Santa Rita, missionária do amor e da paz” foi o tema da festa 2011 da padroeira. Durante o novenário, vários Padres estiveram celebrando durante as noites e deixando sua mensagem aos paroquianos e devotos de Santa Rita. O Arcebispo Dom Luís presidiu a celebração do dia 19, sétima noite do novenário de preparação da festa.  

 

ARQUIDIOCESE CONTA COM 6 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES.

 

No dia 18, às 19:30h, teve início a celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, na qual foram por ele ordenados seis novos Diáconos Permanentes: Altamirando Santos Lemos e José Antônio Brito Cordeiro (Paróquia Nossa Senhora das Candeias), Luciano Lima Santana (Paróquia Nossa Senhora das Vitórias), Antônio Dias Ferreira e Antônio Souza Cerqueira (Paróquia Rainha da Paz), e Genildo Gonçalves de Souza (Paróquia São João Batista em Anagé). A celebração aconteceu na Igreja Catedral de Vitória da Conquista que estava repleta de fiéis. Além de Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora, participaram os padres e diáconos da Arquidiocese e de outras dioceses, religiosos e religiosas, seminaristas e familiares dos novos diáconos. 

 

ATUALIZAÇÃO DO CLERO.

 

Como parte integrante da formação permanente dos Presbíteros, foi realizado, durantes os dias 17, 18 e 19, na Paróquia das Candeias, em Vitória da Conquista, o encontro de “Atualização” do Clero desta Arquidiocese. Com o tema: Processo de Habilitação Matrimonial, o encontro teve por objetivo aprofundar as experiências pastorais sobre o tema, à luz do Direito Canônico, dos desafios e soluções sobre a prática pastoral. O mesmo foi assessorado pelo Vigário Geral da Diocese de Afogados da Ingazeira, Mons. João Carlos Acioly Paz.  

 

49ª ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB EM APARECIDA - SP.

 

O nosso Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, participou da 49ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, pela primeira vez, realizou-se em Aparecida (SP). O evento reuniu quase 300 bispos, durante dez dias (4 a 13 de maio). A Assembléia contou com dois temas centrais: O primeiro referiu-se às eleições nova Presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Pastorais. O segundo tratou das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que foram aprovadas pela 49ª Assembléia para o quadriênio 2011-2015. Também as Diretrizes do Diaconato Permanente, entre os chamados temas prioritários, juntamente com os assuntos de liturgia foram aprovados. Durante a Assembléia, a CNBB prestou homenagem à Adveniat que, neste ano, comemora 50 anos. Houve, ainda, análise de conjuntura social e eclesial e várias comunicações referentes, por exemplo, aos 50 anos do Movimento de Educação de Base (MEB), Jornada Mundial da Juventude, preparação do jubileu de 50 anos do Concílio Vaticano II, situação dos povos indígenas, dentre outros assuntos.

 

ARCEBISPO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, DOM LUÍS PEPEU, ELEITO PRESIDENTE DO REGIONAL NE-3 e MEMBRO DO CONSELHO PERMANENTE DA CNBB.

 

     Dom José Geraldo                 Dom Luís Pepeu              Dom Gregório Paixão

 

Na Assembléia realizada em Aparecida no último dia 10, pelo Conselho Episcopal Regional Nordeste 3 da CNBB (CONSER NE-3), foi eleita a nova presidência para o próximo quadriênio: Dom Luís Gonzaga S. Pepeu, OFMCap. - Presidente; Dom José Geraldo da Cruz, AA - Vice-Presidente; e Dom Gregório Paixão, OSB - Secretário.
Também foram eleitos os novos delegados para o Conselho Permanente da CNBB: Dom Luís Gonzaga S. Pepeu, OFMCap. (Arcebispo de Vitória da Conquista) e Dom Murilo Sebastião R. Krieger, SCJ. (Arcebispo de São Salvador da Bahia).
Como suplentes foram eleitos: Dom José Geraldo da Cruz, AA. (Bispo de Juazeiro) e Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB (Bispo de Bom Jesus da Lapa).
A eleição ocorreu durante a celebração da 49ª Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida - São Paulo.

 
« InícioAnterior212223242526PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL