Home
 
Notícias


ANO NOVO DE 2012 Imprimir E-mail

 

A ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA

DESEJA UM ABENÇOADO ANO NOVO

AOS SEUS ARQUIDIOCESANOS E INTERNAUTAS

 

ESTAREMOS DE VOLTA COM NOSSAS NOTÍCIAS A PARTIR DE FEVEREIRO. Nosso muito obrigado por nos ter acompanhado durante o ano passado. Deus vos abençoe e proteja!


MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
BENTO XVI
PARA A CELEBRAÇÃO DO
XLV DIA MUNDIAL DA PAZ
1 DE JANEIRO DE 2012

 

EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E A PAZ


1. O INÍCIO DE UM NOVO ANO, dom de Deus à humanidade, induz-me a desejar a todos, com grande confiança e estima, de modo especial que este tempo, que se abre diante de nós, fique marcado concretamente pela justiça e a paz.

Veja na integra a bela e profunda Mensagem do Papa.

 
NATAL DO SENHOR Imprimir E-mail

 

Presépio da Catedral de Vitória da Conquista (Bahia) - Natal de 2011

 

MENSAGEM DO ARCEBISPO METROPOLITANO

PARA O NATAL E ANO NOVO


Queridos arquidiocesanos e demais pessoas do Sudoeste baiano:
 
No Natal revive-se o mistério da encarnação e nascimento do Filho de Deus, nosso Salvador JESUS CRISTO que nasce do seio da Virgem Maria. Na noite santa do Natal celebramos a memória do nascimento de JESUS em Belém, quando os anjos cantam: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados" (Lc 2,14).


O Natal do Menino Jesus é “a festa das festas” como afirmava o Poverello de Assis, São Francisco, em que Deus feito um menino pobrezinho, dependeu de cuidados humanos (2Cel 199). O Natal ultrapassa os limites do cristianismo, para tornar-se uma festa celebrada por toda a sociedade. Porém, o seu caráter religioso deve prevalecer sempre, evitando-se torná-lo uma festa profana e de consumismo, o que seria uma afronta aos pobres e necessitados. A encarnação do Filho de Deus torna-se, deste modo, a base mais profunda e real da dignidade de cada ser humano, independentemente de raça, crença, cultura ou classe social.

 
PADRE JOÃO SANTOS CARDOSO ELEITO BISPO DA DIOCESE DE SÃO RAIMUNDO NONATO Imprimir E-mail

 

MENSAGEM AO POVO DE DEUS

DA DIOCESE DE SÃO RAIMUNDO NONATO 

 

Reverendíssimo Pe. Cláudio Moreno (Administrador Diocesano), prezados Presbíteros, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Vocacionados, Catequistas, Missionários e Missionárias, Fiéis leigos e leigas, homens e mulheres de boa vontade e todo o Povo de Deus da Diocese de São Raimundo Nonato, Graça e Paz!Em atitude de obediência e fé, respondi ao chamado da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e dei o meu assentimento à missão que me fora designada pelo Santo Padre Bento XVI nomeando-me Bispo, sucedendo a Dom Pedro Brito Guimarães, no governo dessa importante porção do Povo de Deus que caminha no Sul do Estado do Piauí.

 
DEZEMBRO DE 2011 Imprimir E-mail

 

Dia 31. ARCEBISPO CELEBRA FINAL DE ANO NA CATEDRAL

 

Na Igreja Catedral de Vitória da Conquista a última Missa do ano que ora se conclui foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu e concelebrada pelo Pároco Monsenhor Uilton Pereira e os Vigários Paroquiais Padre Tobias Patriota e Padre Gildeir Santos. Também participaram os Diáconos Permanentes José Dias e Luciano Santana, seminaristas e vocacionados e muitos fiéis. Sendo véspera da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, foram utilizados os mesmos textos. Ao final da celebração, os presentes se saudaram desejando uns aos outros os votos de abençoado e profícuo Ano Novo de 2012. Dom Luís celebra a primeira Missa do Ano Novo, nesse domingo, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, também na Catedral às 18:40h. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DE DEZEMBRO CLICANDO AQUI NO "Leia mais..."
 
NOTÍCIAS - OUTUBRO DE 2011 Imprimir E-mail

 

31. COTEFAVE REALIZA 1º CURSO NA BAHIA

A Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE), na Arquidiocese de Vitória da Conquista, que tem como Diretor o Padre Edilberto Araújo Amorim, realiza de hoje ao dia 9 de novembro, um Curso para coordenadores monitores, dirigentes e técnicos de comunidade terapêutica, com certificado do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). O curso, de iniciativa da COTEFAVE, é o primeiro realizado na Bahia pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas - FEBRACT. Em sua saudação aos cursistas, ministrantes, residenciais e demais presentes, o Arcebispo Dom Luís Pepeu, referiu-se ao Projeto da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 contra às drogas, intitulado: “Bote Fé na vida por um mundo sem drogas numa vida de força e esperança”.


30. POSSE DO PÁROCO DE BARRA DO CHOÇA


Neste domingo, pelas 19:30h, o Arcebispo Dom Luís Pepeu presidiu, na Igreja Matriz Senhor do Bonfim e Santo Antonio, em Barra do Choça, o rito de posse do então Administrador Paroquial Padre Alexandre Márcio Teixeira Ferro, como Pároco da mesma Paróquia. A cerimônia contou com a participação de autoridades civis, seminaristas e multidão de fiéis. O Padre Alexandre é também o Vigário do Vicariato São Mateus.


30. DNJ E PRÉ-LANÇAMENTO DA JMJ EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Centenas de jovens participaram durante este domingo, no Ginásio de Esportes em Poções, de palestras, oficinas e outros eventos que marcaram o Dia Nacional da Juventude - DNJ. Com uma celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Luís Gonzaga Pepeu, foram encerradas as comemorações na Arquidiocese de Vitória da Conquista. Na ocasião Dom Luís lembrou aos jovens, presente e futuro da Igreja, o tema escolhido pelo Papa para a próxima Jornada Mundial da Juventude no Brasil: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Também falou do Projeto “Bote Fé contra as drogas” da CNBB, e comunicou a chegada e permanência dos símbolos da JMJ, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, nos dias 10 a 12 de dezembro próximo, sob a organização do Setor Juventude da Arquidiocese que tem como referencial o Padre Geneildo Almeida Lima. Aproveitando o encerramento do mês missionário e o Dia Nacional da Juventude, o Arcebispo fez o pré-lançamento da Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese de Vitória da Conquista, convocando toda a juventude para celebrar e viver esses dois anos que antecedem a JMJ Rio 2013.


29. NOVO PÁROCO EM CAATIBA


Padre Joselito Oliveira Cruz é o novo pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo em Caatiba. Sua posse foi presidida pelo Senhor Arcebispo neste sábado 29, contou a participação de  autoridades civis, membros do Clero, seminaristas e vocacionados. A igreja Matriz ficou repleta de fiéis das diversas comunidades eclesiais e de outras paróquias que acorreram à cerimônia. A paróquia, após a renúncia do Padre Manoel, por motivo de saúde, vinha sendo assistida pelo Administrador Paroquial de Barra do Choça, Padre Alexandre, que contava também com a colaboração do Padre Edilberto Amorim.


24. ARCEBISPO PARTICIPA DE REUNIÕES EM BRASÍLIA


Dom Luís Pepeu participou, entre os dias 24 a 28, de reuniões da CNBB em Brasília. A maior parte do tempo foi dedicada a reunião do Conselho Permanente, o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão eletivo e deliberativo, nos limites do Estatuto.  O Conselho Permanente trata de orientar, apoiar, acompanhar as atividades da CNBB e dos organismos a esta vinculados, cuidando para que se executem devidamente as decisões da Assembléia Geral e do próprio Conselho Permanente.

 

23. POSSE DO PÁROCO DE SÃO JOSÉ EM ITAPETINGA

Neste domingo, pela manhã, o Arcebispo Dom Luís Pepeu presidiu a celebração Eucarística na Igreja Matriz de São José em Itapetinga. Na ocasião o Arcebispo deu posse ao então Administrador Paroquial Padre Josué Vieira dos Santos, como Pároco da mesma Paróquia. A cerimônia contou com a participação de religiosas e multidão de fiéis.


22. INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA E 1º PÁROCO EM RIBEIRÃO DO LARGO


Em solene concelebração, no final da tarde deste dia 22, foi instalada em Ribeirão do Largo, a Paróquia São João Batista. Tomou posse como seu primeiro pároco o Padre Nilo Vicente Ferraz Lopes. A celebração presidida pelo Senhor Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, contou com a participação de membros do Clero, representantes das comunidades eclesiais e os fiéis de um modo geral.


21. PARÓQUIA DE MAIQUINIQUE - 35 ANOS


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena, em Maiquinique, sob o pastoreio de Padre Mozart Tanajura, celebra seus 35 anos de criação. A abertura das comemorações do jubileu foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís e marcada pela bênção do novo altar- mor, após as últimas reformas do templo.


18. ENCONTRO DE AVALIAÇÃO ANUAL DO CLERO


A Paróquia Nossa Senhora das Graças em Vitória da Conquista, sob o pastoreio do Padre João Cardoso, Vigário do Vicariato São Lucas e Coordenador Pastoral, está sendo a anfitriã do Encontro de Avaliação do Clero neste ano de 2011. O encontro que teve início às 9 horas, com oração presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu vai até o dia 20 e visa avaliar a caminhada e ação ministerial a partir das dimensões constitutivas da missão presbiteral: comunitária, humano-afetiva, espiritual, intelectual, pastoral e missionária.


16. CRISMA EM NOVA CANAÃ E POSSE DO PÁROCO


Neste domingo, à noite, o Arcebispo Dom Luís Pepeu esteve celebrando e administrando o Sacramento da Crisma na Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição em Nova Canaã. Na ocasião o Arcebispo deu posse ao então Administrador Paroquial Padre Irineu Moreira Meira, como Pároco da mesma Paróquia. Ele é também o Vigário do Vicariato São Marcos. Religiosas e fiéis de um modo geral participaram da cerimônia.


15. INSTALAÇÃO DE PARÓQUIA E 1º PÁROCO DE CAETANOS


Pelas dezenove horas e trinta minutos, deste dia 15, o Senhor Arcebispo Metropolitano Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, instalou solenemente a Paróquia Santo Antonio de Pádua (Lisboa), com sede na Cidade de Caetanos, totalmente desmembrada da Paróquia Divino Espírito Santo, de Poções, confiada ao seu primeiro Pároco, Padre Noel Soares Novais, nomeado por Provisão da Cúria Metropolitana de Vitória da Conquista, datada de dezesseis de agosto de dois mil e onze. Além dos fiéis das diversas comunidades, participaram da cerimônia autoridades civis, padres, diáconos, religiosas, seminaristas e vocacionados.


13. REUNIÃO DA PRESIDÊNCIA DO REGIONAL NE-3

Reuniu-se neste dia 13, no CTL em Salvador, a presidência do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), Dom Luís Gonzaga Pepeu - Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom José Geraldo da Cruz - Bispo de Juazeiro, Dom Gregório Paixão - Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia e Maria Inês de Sousa Santos - Secretária Executiva. Esta foi a segunda reunião da nova presidência do Regional. Dentre outros assuntos, tratou-se da caminhada pastoral e ação evangelizadora, da próxima Assembléia Pastoral do Regional e sugestão de pauta.

 

12. FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Jurema em Vitória da Conquista, sob o pastoreio dos Religiosos Vocacionistas, e tendo como Pároco o Padre Silvino, celebrou com entusiasmo, fervor e ardor missionário a festa de sua padroeira que também é padroeira do Brasil. Durante o decenário foi refletido o tema: “Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus”. Às 15:30 horas teve início a celebração Eucarística de encerramento da festa 2011, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís e concelebrada pelo Superior Provincial Padre José Carlos e demais sacerdotes vocacionistas. Após a celebração foi iniciada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora, pelas ruas adjacentes até à igreja Matriz.


10. COMUNIDADE SÃO LUCAS

Desde ontem dia 9 até 18 está sendo celebrada a festa do padroeiro da comunidade São Lucas, Paróquia Santa Luzia em Vitória da Conquista. Como preparação da festa está sendo realizado um novenário que reflete o tema: “A Igreja é missionária por mandato de Jesus”. O Arcebispo Dom Luís presidiu a celebração de hoje, concelebrada pelo Pároco Padre Graciomar.

 


9. PADROEIRA DE IGUAÍ E CRISMA

Teve início no dia 2, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Iguaí, o decenário em preparação à festa de sua padroeira a ser celebrada no dia 12. A comunidade paroquial, sob o pastoreio de Padre Roberto Carvalho e colaboração de Padre André Costa, tem refletido nesses dias o tema: “Faça-se em mim segundo a Palavra do Senhor”. A celebração desse dia 9 foi presidida pelo Senhor Arcebispo Dom Luís Pepeu que também administrou o Sacramento da Crisma a um grupo de fiéis.

 

9. CRISMA EM GUADALUPE


Neste domingo, pela manhã, o Arcebispo Dom Luís esteve celebrando e administrando o Sacramento da Crisma na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Guadalupe em Vitória da Conquista. Concelebrou a Santa Missa o Padre José Carlos da Conceição, pároco da referida Paróquia.


6. DOM LUÍS PEPEU CELEBRA 10 ANOS DE EPISCOPADO


Dom Luís foi nomeado bispo no dia 13 de junho de 2001, pelo Papa João Paulo II, para a Diocese de Afogados da Ingazeira, Estado de Pernambuco, e recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de outubro de 2001, em Caruaru, Pernambuco, sua terra natal. No dia 11 de junho de 2008 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, pelo Papa Bento XVI, tomando posse no dia 28 de setembro do mesmo ano. As homenagens pelos 10 anos de episcopado do Arcebispo iniciaram no dia 5 de outubro, na igreja Catedral, com um concerto e momento de oração e congratulações. Além dos familiares do homenageado, participaram do evento bispos, clero, religiosos, autoridades civis e os fiéis de um modo geral. No dia 6 pela manhã, data do aniversário episcopal de Dom Pepeu, no Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias, ocorreu a bênção e inauguração das novas instalações desse Seminário Arquidiocesano. Entre os bispos presentes estavam Dom Celso José Pinto da Silva, Arcebispo Emérito de Teresina e Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana, ambos estiveram à frente das obras de construção do Seminário, quando bispos de Vitória da Conquista. O momento mais alto das celebrações do jubileu episcopal de Dom Luís aconteceu no final da tarde deste dia 6, na Catedral Nossa Senhora das Vitórias, com a celebração da Eucaristia. Participaram quase vinte bispos vindos de diversos estados, como Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dezenas de padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos, entre os quais seus confrades capuchinhos, representantes das diversas paróquias da Arquidiocese, familiares, amigos e os fiéis de modo geral, participaram da Ação de Graças. Após a celebração o homenageado foi recepcionado no espaço de eventos Mediterrâneo.


4. FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Frades Capuchinhos - em Vitória da Conquista, celebrou uma trezena em preparação à festa de São Francisco, como acontece todos os anos nessa comunidade paroquial. A celebração de encerramento neste dia 4 foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu que também é capuchinho. Concelebraram a Santa Missa, o Pároco Frei Liomar Pereira e os demais frades sacerdotes da fraternidade. Dom Luís foi homenageado pelos seus 10 anos de episcopado.


2. CRISMA EM LINDO HORIZONTE


Teve início dia 25 de setembro e vai até o dia 2 o novenário em preparação à festa do padroeiro da comunidade de Lindo Horizonte, Paróquia de Anagé. “Com São Francisco reconhecemos que a criação geme em dores de parto” é o tema que está sendo refletido. O Arcebispo Dom Luís presidiu a celebração deste domingo dia 2, e administrou o Sacramento da Crisma a um grupo de jovens. Os Padres Luiz Cláudio e Geneildo também concelebraram.

 

1. FESTA, INSTALAÇÃO E 1º PÁROCO DE SANTA TEREZINHA


Em solene concelebração foi instalada, em Vitória da Conquista, a Paróquia Santa Terezinha, no dia de sua padroeira. Tomou posse como seu primeiro pároco o Padre José Vasconcelos dos Santos (Pe. Vasco). A celebração foi presidida pelo Senhor Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. Além do pároco, concelebram o Padre Alexandre e o Padre Manoel. A solenidade contou com a participação de diáconos, religiosas, representantes das comunidades urbanas e rurais que levaram em procissão os seus padroeiros. A igreja matriz ficou repleta de fiéis e devotos de Santa Terezinha.

 
« InícioAnterior212223242526PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL