Home » Notícias » OUTUBRO de 2017
 
OUTUBRO de 2017 Imprimir E-mail
Seg, 02 de Outubro de 2017 14:33

Outubro - MÊS MISSIONÁRIO

 

Dias de 26 a 29 –VISITA PASTORAL EM CAETANOS

Na tarde desta quinta-feira, dia 26, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, acompanhado pelo Diác. Nailson e o Seminarista Lucas, foi acolhido na igreja matriz da Paróquia Santo Antonio de Pádua em Caetanos pelo Pároco e um grupo de fiéis. Após breve momento de oração na Capela do Santíssimo Sacramento, o arcebispo seguiu para o presbitério, onde o Pároco, Pe. Noel Soares, dirigiu uma afetuosa palavra de acolhida ao Sr. Arcebispo. Dom Luís saudou o Pároco e acolheu os membros e representantes dos Movimentos ali representados recordando a importância e o significado da Visita Pastoral. O Metropolita finalizou a abertura oficial da Visita Pastoral, invocando as bênçãos de Deus sobre os presentes. Dom Luís já havia antecipado a visita a algumas comunidades rurais nos dias 4 e 5 de junho, quando visitou a Paróquia por ocasião da Novena do padroeiro.


Na tarde desta quinta-feira foram visitadas as comunidades:

Comunidade São Roque em Barra do Mel;


e Comunidade Santa Ana na região do Jacaré, onde presidiu a Santa Missa.


Continuando as visitas, na manhã da sexta-feira, o Arcebispo visitou as comunidades:

Comunidade São Francisco na região de Cágados;


Comunidade São Gabriel na região do Gabriel, as atividades da manhã foram concluídas com a Missa;


 


A tarde foram visitadas as comunidades:

Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Curralinho;


Comunidade Nossa Senhora Aparecida na região da Serra;


Comunidade Santa Rita em Riachão da Vargem;


e Comunidade São Gonçalo no distrito do Alegre, encerrando o dia com a Santa Missa.


Na manhã desse sábado, dia 28, Dom Luís conheceu as Comunidades:

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na região da Lagoa Grande;


Comunidade Nossa Senhora do Rosário no Buqueirão;


Comunidade São José em Lagoa das Pedras;


O período da tarde, prosseguiu com as visitas as Comunidades:

Comunidade Bom Jesus em Fundão;

Comunidade Sagrado Coração de Jesus na região de Aldeia;


Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Serra Verde;


Comunidade São Sebastião na região da Boa Esperança;


e Comunidade Nossa Senhora das Graças no distrito do Caldeirão, onde presidiu a Eucaristia.


As atividades da Visita Pastoral na manhã do domingo, dia 29, iniciaram na igreja matriz. Onde foi realizado um encontro com as lideranças dos diversos seguimentos paroquiais e das comunidades.


Esse momento foi seguido de encontros específicos:

Encontro com Conselho Pastoral Paroquial e Conselho Econômico Paroquial
com Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano;


Houve encontro com os jovens orientado pelo Diác. Nailson Gonçalves;


Encontro dos catequistas com o Seminarista Lucas Conceição;


E encontro com as lideranças de comunidades e movimentos
com o Diác. Luciano Santana, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.


Ainda pela manhã, o Metropolita visitou alguns enfermos e o Cemitério local, onde dirigiu uma oração pelos fiéis falecidos.


Por volta das 18h Dom Luís Pepeu, foi acolhido novamente na igreja matriz, para a Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral. Grande número de fiéis participaram deste momento. Concelebrou a Eucaristia o pároco, Pe. Noel Soares. A celebração contou com a presença do Diácono Permanente Luciano Santana e do Diácono Transitório Nailson Gonçalves, além de muitas representações das comunidades por onde o Arcebispo tinha passado. Em suas palavras de agradecimento, Dom Luís ressaltou que “a Visita Pastoral constitui-se num momento privilegiado de contato do Arcebispo com o Povo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do Pároco. Quer ser também um momento forte de evangelização e animação missionária”. Ao término da Celebração foram feitas homenagens ao Arcebispo.



Dia 25 – PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVOS BISPOS DE PROPRIÁ E GUARABIRA

Na manhã desta quarta-feira, dia 25, a Diocese de Propriá em Sergipe ganhou um novo bispo. O Papa Francisco nomeou o Padre Vitor Agnaldo de Menezes, do clero da Diocese de Jequié, sucedendo a Dom Mario Rino Sivieri, que atingiu a idade canônica de 75 anos, e ocupava esta missão há 20 anos. A notícia foi dada pelo Bispo Diocesano de Jequié, Dom José Ruy Lopes, em coletiva à imprensa local. O cerimônia de anúncio da nomeação de Mons. Vitor contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, do Bispo Emérito de Jequié, Dom Cristiano Jacob Krapf, além de padres, religiosas, diáconos e fiéis. Entre as funções já exercidas por Mons. Vitor estão a de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié; reitor do Seminário Maior Diocesano; diretor Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, de 2006 a 2010; pároco da Paróquia Catedral Santo Antônio, em Jequié, de 2011 a 2016 e atualmente, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Maracás. A Ordenação Episcopal está marcada para o dia 6 de janeiro de 2018, em frente à Igreja Catedral de Jequié, às 16h, e sua Posse em Propriá no dia 3 de fevereiro de 2018. A Arquidiocese de Vitória da Conquista se congratula com este irmão e lhe deseja um fecundo ministério.


Também neste mês, no dia4, houve a nomeação do novo bispo para a diocese de Guarabira, no estado da Paraíba. O Pe. Aldemiro Sena dos Santos, atualmente pároco da Catedral de Ilhéus. Como presbítero, exerceu, entre os anos de 1993 a 1996, a função de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávio, em Ilhéus. Paralelo a esta experiência, também foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, Ilhéus. De 1996 a 1998, exerceu o ministério na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, Ilhéus. Entre os anos de 1998 a 2007, o sacerdote foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ilhéus, concomitamente era coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz, na mesma cidade. Em 2006, foi eleito representante do clero diocesano, cargo que ocupou até o ano de 2014. Em 2007, foi nomeado pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Ilhéus. De 2013 a 2014, Pe. Miro, como é conhecido, exerceu a função de presidente dos presbíteros do regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2015, é pároco da Paróquia São Jorge e Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Também é ecônomo da diocese e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, que inclui o abrigo para idosos. O Mons. Miro será Ordenado Bispo no próximo dia 17 de dezembro, na Igreja Catedral de Ilhéus, às 10h, e sua Posse na Diocese de Guarabira no dia 2 de fevereiro de 2018. A Arquidiocese de Vitória da Conquista se congratula com este irmão e lhe deseja um fecundo ministério.

 

Dias 16 e 17 – AVALIAÇÃO ANUAL DA MISSÃO PASTORAL DO CLERO

Nestes dias 16 e 17 de outubro (terça-feira e quarta-feira), sob a presidência do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, aconteceu a avaliação anual da ação pastoral do Clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista. O encontro teve início às 7 horas da terça-feira, estendendo-se até o fim da tarde do dia seguinte, quarta-feira. Foi realizado no Vocacionário Nossa Senhora Aparecida, contando com a presença de todos os padres e diáconos da Arquidiocese. O encontro foi marcado pela Oração da Liturgia das Horas, Celebração Eucarística, e a convivência fraterna. O Arcebispo realizou a abertura oficial dos trabalhos da Avaliação do Clero e convidou o Exmo. Sr. Bispo Diocesano de Jequié, Dom José Ruy Lopes, para proferir um aprofundamento sobre o Sacramento da Reconciliação, na manhã da terça-feira. No período vespertino, o Arcebispo Metropolitano, aprofundou alguns aspectos do Sacramento e iniciou uma avaliação das Atividades Pastorais, por Vicariato. O dia foi encerrado com a Celebração Eucarística, da memória de Santo Inácio de Antioquia, que contou com a presença da comunidade paroquial. As atividades do segundo dia de Avaliação, iniciaram com a Santa Missa, na festividade de São Lucas. Houve um momento de partilha nos Vicariatos. Seguiu-se um trabalho de grupo, por faixa etária: padres de até 10 anos de ministério, de 11 a 20 anos, e acima dos 21 anos, além do grupo dos diáconos permanentes, para uma avaliação dos aspectos comunitários, espiritual e humano-afetivo. O período da tarde foi marcado pela partilha das experiências avaliadas na parte da manhã e prosseguiu-se com alguns informes e encaminhamentos. O Encontro foi encerrado com a oração do “Angelus” pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu.

Abertura

Conferência de Dom Ruy sobre o Sacramento da Reconciliação

Celebração Eucarística na noite de terça-feira (Memória de Santo Inácio de Antioquia)

Celebração Eucarística na manhã de quarta-feira (Festa de São Lucas Evangelista)


 

Dia 15 – CONGRESSO LEGIONÁRIO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Aconteceu neste domingo, dia 15, o Congresso Legionário promovido pela Régia Humillima da Legião de Maria, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, em Vitória da Conquista. Este ano o Congresso teve por tema: “Fazei tudo o que ele vos disser”. O evento acolheu legionários dos diversos Praesidium, Cúria, Comitium espalhados por toda a Arquidiocese de Vitória da Conquista, além de alguns representante da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. A programação contou com momentos de oração, palestras, reza do Santo Terço, Catena Legionis, Ofício da Imaculada Conceição. O dia foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Diretor Espiritual da Legião de Maria na Arquidiocese, o Pe. Alessandro Alves Cardoso, representante do Senhor Arcebispo Metropolitano. A Celebração contou ainda com a presença de diáconos e religiosas, além de centenas de membros desta singular associação.


Dia 12 – ARCEBISPO CELEBRA SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na tarde deste dia 12, uma multidão de fiéis se dirigiram ao Ginásio de Esportes Raul Ferraz, onde foi celebrada a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, e concelebrada pelos Padres Vocacionistas, responsáveis pela Paróquia, e outros sacerdotes do Vicariato São Lucas. A celebração contou ainda com a presença do Ministro Provincial dos Vocacionistas no Brasil, Pe. José Carlos Lima, além de diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e uma multidão de fiéis que lotaram o Ginásio. O Metropolita acolheu a todos recordando os 300 anos de bênção e devoção, bem como a unidade entre a Igreja Particular de Vitória da Conquista e a Igreja no Brasil. Os festejos em honra a padroeira do Brasil, iniciaram no último dia 2, com o Decenário que teve por tema geral: “Com Nossa Senhora Aparecida queremos seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida”. Na homilia, Dom Luís enfatizou: “quem melhor do que Maria poderia ser para nós sinal de esperança? Ela que com o seu ‘sim’ abriu a porta do nosso mundo ao próprio Deus. E como necessitamos de esperança! O Brasil precisa de sua proteção”. Tomando o texto do Santo Evangelho (Jo 2,1-11) o Arcebispo enfatizou: “Hoje Maria também nos pede: ‘Fazei o que ele disser!’ Aqui está um convite singelo, que brota do coração da Mãe. Ela estimula os discípulos e a todos nós hoje, como novos discípulos missionários, a acolher com obediência os ensinamentos de Jesus e levá-los à plena realização”. Após a Celebração Eucarística foi realizada a procissão com a imagem peregrina da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, até à Igreja Matriz.


Dia 12 – DOM LUÍS PRESIDE FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM BATE PÉ

Na manhã desta quinta-feira (12), Dom Luís Pepeu celebrou a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Comunidade a ela dedicada no distrito de Bate Pé, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, em Vitória da Conquista, sob o cuidado pastoral dos Frades Capuchinhos. Concelebrou a Eucaristia o Frei Jesulino, frade responsável por essa região. Acompanhou o Arcebispo, o Diác. Nailson Gonçalves. Na homilia, o Arcebispo, destacou: “com alegria constatamos que a Mãe Aparecida faz parte da nossa história brasileira e do caminho de cada um de nós”. O Metropolita recordou o Jubileu dos 300 anos do encontro da pequenina imagem no Rio Paraíba do Sul, vivenciado por toda Igreja no Brasil e as crianças, neste dia a elas dedicado.


Dia 11 – CRISMA NA COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO


Nesta quarta-feira, dia 11, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano presidiu a Santa Missa na Comunidade São Sebastião, na área rural da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Na oportunidade conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Alessandro Alves Cardoso. Dom Luís recordou inicialmente que “todo sacramento é sinal presente e transparente da presença de Deus, de seu amor para conosco”. Na homilia, o Metropolita dirigindo-se aos crismandos afirmou: “cada um é chamado a ser testemunha de Deus e sinal vivo do seu amor, da sua justiça e da sua paz”. E acrescentou “já tendo sido batizados, os crismandos, irão receber a força do Espírito”, e nas palavras do Apóstolo Paulo: “difundir, por toda a parte, o bom odor de Cristo”. Dom Luís concluiu falando sobre do discernimento vocacional.


Dia 10 – DOM LUÍS CELEBRA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, presidiu nesta terça-feira (10) o novenário em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade Aparecida da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio de Lisboa, em Vitória da Conquista, confiada aos cuidados pastorais dos Frades Capuchinhos. Acolhendo os presentes, o Metropolita recordou que “hoje é um dia de festa para esta comunidade aqui reunida e para todos que celebram a Mãe de Jesus, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira desta comunidade e do povo brasileiro”. Em sua homilia, Dom Luís recordou um pouco a história do encontro da imagem, meditando o tema da noite: “Senhora Aparecida, das águas aos 300 anos de vitórias”.

 

Dia 10 – REUNIÃO DOS VIGÁRIOS REGIONAIS COM O ARCEBISPO

Na manhã desta terça-feira, dia 10, Dom Luís Pepeu, contando com a presença do Vigário Geral, Mons. Uilton, presidiu a reunião dos Vigários Regionais, a saber: Pe. Ariosvaldo, Vicariato São Marcos; Pe. Gerson, Vicariato São Lucas; Pe. Rosenildo, Vicariato São João. Esta reunião teve a finalidade de refletir e elaborar a programação do Encontro de Avaliação do Clero Arquidiocesano, que acontecerá nos próximos dias 17 e 18, no Vocacionário em Vitória da Conquista.

 

Dias de 06 a 08 –VISITA PASTORAL EM BARRA DO CHOÇA

No início da tarde desta sexta-feira (6), ao hino do Senhor do Bonfim e fogos o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, acompanhado pelo Diác. Técio, foi acolhido na igreja matriz da Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antonio em Barra do Choça por um grupo de fiéis. Após breve momento de oração na Capela do Santíssimo Sacramento, o arcebispo dirigiu-se ao presbitério, onde o Pároco, Pe. Paulo Raimundo, dirigiu uma afetuosa palavra de acolhida ao Sr. Arcebispo, já manifestando as felicitações por ocasião do 16º Aniversário de Ordenação Episcopal, celebrado neste dia. Dom Luís dirigiu a palavra aos presentes, acolhendo os membros e representantes dos Movimentos ali representados e recordou a importância e o significado da Visita Pastoral. O Metropolita finalizou a Abertura oficial da Visita Pastoral, invocando as bênçãos de Deus sobre os presentes. Dom Luís já havia antecipado a visita a algumas comunidades rurais nos dias 2 e 3 desta semana.


 

Na tarde desta sexta-feira foram visitadas as comunidades:

Comunidade Santa Luzia em Morrinhos;


Comunidade Nossa Senhora da Conceição na região do Canguçu;


Comunidade São João Batista em Salinas 1;


Comunidade Santos Anjos na região da Alegria;


Comunidade Nossa Senhora da Guia em Salinas 2;


 

Continuando as visitas, a noite o Arcebispo visitou as comunidades:

Comunidade Nossa Senhora Aparecida na região de Mucambo;


e Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Povoado de Cafezal.


Santa Missa.


Na manhã desse sábado, dia 7, Dom Luís conheceu as Comunidades:

Comunidade Nossa Senhora Aparecida na região do Rio dos Monos;


Comunidade Sant Antônio no Sítio Bonfim;


Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Canudos;


Passou pela Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística na região de Pescoço de Félix


 

O período da tarde, iniciou com a visita ao Hospital Municipal Dr. José Maria de Guimarães Neto

 

A Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperanças, COTEFAVE

 

Além das Comunidades:

Comunidade São Paulo Apóstolo em Muritiba;

Comunidade Divino Espirito Santo na região do Espírito Santo;

e Comunidade Nossa Senhora de Fátima em Coqueiro.


A noite, chegando à cidade, o Arcebispo visitou e presidiu a Santa Missa na Comunidade Santo Expedito no bairro Ouro Verde.


As atividades da Visita Pastoral iniciaram cedo na manhã do domingo, dia 8. Às 7:30h aconteceu a visita e Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Bom Retiro.


Em seguida, Dom Luís se dirigiu para a igreja matriz, onde se encontrou com as lideranças dos diversos seguimentos paroquiais e das comunidades.


Esse momento foi seguido de encontros específicos:

Encontro com Conselho Pastoral Paroquial e Conselho Econômico Paroquial com Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano;


Houve encontro com as crianças da catequese e coroinhas com o Diác. Nailson Gonçalves;


Encontro das catequistas com Elielma França, Coordenadora Arquidiocesana da Catequese;


E encontro com as lideranças de comunidades e movimentos com o Diác. Luciano Santana, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.


Ainda pela manhã, o Metropolita visitou as Comunidades:

Comunidade Santo Antônio em Santo Antônio 1;


Comunidade Sant’Ana em Santo Antônio 2;


e Comunidade Bom Pastor na região de Ingazeira.


As atividades da tarde, deste domingo, iniciaram com visita a alguns enfermos e pessoas com dificuldade de locomoção.


Depois, Dom Luís visitou algumas capelas urbanas:

Comunidade Santa Terezinha no Bairro Cidade Jardim;


Passou pela Comunidade Santo Antônio e Santa Bakita o Bairro Pedro Santino;


e Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Bairro Primavera.


Seguiu ainda para algumas comunidades rurais:

Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Brejão;


e Comunidade Santa Rita de Cássia na região de Lagoa Verde.


No caminho de volta a cidade, o Arcebispo visitou o Cemitério, onde dirigiu uma oração pelos fiéis falecidos.


Por volta das 18h Dom Luís Pepeu, foi acolhido novamente na igreja matriz, para a Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral. Grande número de fiéis participaram deste momento. Concelebrou a Eucaristia o pároco, Pe. Paulo Raimundo. A celebração contou com a presença do Diácono Permanente Luciano Santana e do Diácono Transitório Técio Andrade, além de muitas representações das comunidades por onde o Arcebispo tinha passado. Em suas palavras de agradecimento, Dom Luís ressaltou que “a Visita Pastoral proporciona ao pastor, o arcebispo, estar em meio ao seu rebanho. Como possibilita conhecer melhor aqueles a quem pastoreia. A Visita Pastoral constitui-se num momento privilegiado de contato do Arcebispo com o Povo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do Pároco. Quer ser também um momento forte de evangelização e animação missionária”. Ao termino da Celebração foram feitas homenagens ao Arcebispo, comemorando os 16 anos de Ministério Episcopal.



Dia 4 – ARCEBISPO CRISMA E PRESIDE NOVENA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO EM IGUAÍ

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí, celebra a padroeira municipal de 3 a 12 de outubro, refletindo o tema: “Com Maria, 300 anos de bênçãos para o Brasil”, uma referência ao Ano Mariano Nacional. A segunda noite dos festejos contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu. Ele administrou o Sacramento da Crisma a um grande número de jovens e adultos. Concelebrou a Eucaristia o Pe. André Costa, pároco. A celebração contou ainda com a presença do Diác. Técio Andrade, além de inúmeros fiéis, pais, padrinhos e parentes dos crismandos, que superlotaram a igreja matriz. Nesta segunda noite o Metropolita refletiu o subtema: “Maria, primeira cristã”. Destacou que “Maria é a mãe de Jesus. Maria é nossa mãe, ouvinte e praticante da Palavra de Deus”. Dom Luís recordou São Francisco de Assis, cuja memória é celebrada neste dia 4, motivando os jovens a seguirem o exemplo do jovem de Assis, renunciando ao supérfluo e testemunhando a fé em todo o lugar. Por fim, concluiu falando do discernimento vocacional.


Dias 02 e 03 – 1ª ETAPA DA VISITA PASTORAL EM BARRA DO CHOÇA

Nos dias 02 e 03 deste mês missionário, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, realizou uma 1ª Etapa da Visita Pastoral na Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio no município de Barra do Choça. Iniciou-se com visita às Comunidades Rurais da Paróquia. Em cada comunidade que o Arcebispo visitava a alegria de todos era evidente. Após a apresentação feita pelo Pároco, Pe. Paulo Raimundo, Dom Luís rezava com os fiéis presentes, ouvia as lideranças e a todos dirigia uma palavra de ânimo e orientação. Acompanhou o Arcebispo, o Diác. Técio Andrade, além de missionários da paróquia.


Na tarde da segunda, dia 3, o Metropolita teve a oportunidade de conhecer as Comunidades:

Comunidade Nossa Senhora Aparecida no povoado de Boa Vista;


Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz na Região do Sossego; e


A noite visitou o Grupo de Oração na Igreja Matriz.


 

Na manhã dessa terça-feira, dia 4, o Arcebispo conheceu as Comunidades:

Comunidade São José, na região do Gaviãozinho; e


Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Barreiro.


 

No período da tarde, Dom Luís visitou as Comunidades:

Comunidade São João Batista no distrito de Barra Nova;


Comunidade Nossa Senhora Aparecida na região da Cabeceira de Água Fria;


Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, na região do Capão Verde;


Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na região do Capão Verde; e


Comunidade Nossa Senhora do Livramento em Cavada 1.


DIA 1º – DOM LUÍS PRESIDE ABERTURA DO TRÍDUO DE SÃO FRANCISCO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, visitou no fim da tarde deste domingo, dia 1º, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio de Lisboa, em Vitória da Conquista, confiada aos cuidados pastorais dos Frades Capuchinhos. Na ocasião presidiu a abertura do Tríduo em louvor a São Francisco de Assis, o Pai Seráfico da Ordem Capuchinha. A celebração contou com a presença dos Diáconos Ivanderlei e Técio. Um grande número de fiéis acorreram à igreja matriz para este momento especial, que coincidiu com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Servindo-se dos textos bíblicos da Liturgia deste dia, Dom Luís, enfatizou: “O ‘sim’ que Deus nos pede não é uma declaração teórica, ou seja, de boas intenções, sem implicações. Mas um compromisso firme, decidido, coerente, sério e exigente com o Reino, com os seus valores, com o seguimento de Jesus Cristo”, por fim recordou: “Estamos iniciando o mês missionário, quando somos chamados também a refletir sobre o nosso ‘sim’, a nossa missão como novos discípulos missionários, como fizeram Santa Terezinha, cuja memória hoje celebramos, e São Francisco; sem esquecer Maria, primeira cristã e missionária”.