Home » Notícias » FEVEREIRO DE 2017
 
FEVEREIRO DE 2017 Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Fevereiro de 2017 09:57

NOTÍCIAS DO MÊS

Dia 27 - ENCERRAMENTO DO RETIRO DOS SEMINARISTAS


Na manhã desta segunda-feira (27), o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu a Santa Missa de encerramento do Retiro dos Seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias e Seminário Propedêutico Bom Pastor. A celebração foi concelebrada pelo pregador do Retiro Pe. Gerson Bittencourt, Diretor Espiritual do Seminário, e pelo Pe. Frenilson da Conceição Brito, Reitor do Seminário Propedêutico em Itapetinga. Estiveram também presentes as Irmãs: Olímpia e Cândida, da Ordem da Anunciação, os Estagiários Nailson e Técio, além da Srª Sônia, mãe de um seminarista. Na homilia, o pregador do retiro fez sua última meditação, trabalhando três aspectos da vida de Maria que ajudam no itinerário espiritual dos futuros pastores da Igreja: doação, escuta e oração.

Dia 26 - ARCEBISPO CELEBRA NA IGREJA CATEDRAL


Neste domingo de carnaval (26), Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano presidiu a Santa Missa do 8º Domingo do Tempo Comum, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias, que estava repleta de fiéis. Em sua homilia, refletindo sobre as leituras do dia, o metropolita recordou que a liturgia nos orienta a dirigirmos o nosso olhar para o que realmente é importante. “O cristão não deve viver obcecado na busca pelos bens materiais, mas ter sua absoluta confiança em Deus que cuida dos seus filhos com a solicitude de um pai e o amor gratuito e incondicional de uma mãe. Portanto, somos convidados a confiar na providência de Deus e não a idolatrarmos o dinheiro e os bens transitórios”.


Dia 25 - GRUPO DE ORAÇÃO CELEBRA 25º ANIVERSÁRIO


Neste sábado (25), às 19h:30min, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu a celebração Eucarística em ação de graças pelos 25 anos do Grupo de Oração “Maria de Pentecostes” na Comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. A capela estava repleta de fiéis, participantes do grupo e de tantos outros que acompanham os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo ao longo desses anos. Estiveram também presentes as Monjas da Ordem da Anunciação e os Acólitos Técio e Nailson. Na homilia, Dom Luís, destacou a presença de Maria na História da Salvação, ela que foi toda disponível a ação do Espírito Santo, nunca pôs empecilho para a Ação de Deus. Enfatizou que com Maria se aprende o silêncio orante e contemplativo, bem como a oração em comum, como relatado no livro dos Atos dos Apóstolos.

 

Dia 18 - ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU CELEBRA 60 ANOS DE VIDA


Na noite deste sábado (18), uma solene Liturgia na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias, foi presida por Dom Luís em Ação de Graças pelo seu 60º aniversário natalício. Concelebrou a Eucaristia Dom Rubival Cabral Britto, Bispo de Grajaú, padres do clero diocesano e religioso, além da presença de inúmeras religiosas, seminaristas e vocacionados. A Igreja estava repleta de fiéis louvando e agradecendo a Deus por mais um ano de vida de seu pastor. Na acolhida, Dom Luís recordou que era momento de agradecer, sobretudo, a Deus e às pessoas que marcaram sua história, recordou em breves palavras sua família, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, bem como a Diocese de Afogados da Ingazeira, primeira a pastorear, e a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Na homilia, Dom Rubival destacou a grandeza de se celebrar 60 anos de vida, uma vida toda doada ao serviço da Igreja, nos diversos lugares por onde Dom Pepeu já passou, como frade Capuchinho ou Bispo, nos rincões do sertão nordestino ou no exterior, uma vida marcada pelo serviço à Igreja.


Dia 12 – DOM RUBIVAL PRESIDE SUA PRIMEIRA MISSA NA IGREJA CATEDRAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA


Na noite deste domingo (12), Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap., Bispo Diocesano de Grajaú, no Estado do Maranhão, presidiu sua primeira Missa como Bispo, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista. Antes da celebração Eucarística, Dom Rubival foi acolhido pelo pároco, Mons. Uilton Pereira, e por seu colaborador, o Diác. Antônio Gonçalves. Em sua saudação, Mons. Uilton manifestou a alegria em acolher o novo Bispo da Igreja, na Igreja-Mãe da Arquidiocese de Vitória da Conquista, e confiou aos auspícios da Senhora das Vitórias o Ministério Episcopal de Dom Rubival. Na homilia, baseando-se nos Textos Sagrados, Dom Rubival exortou todos os presentes, a buscarem crescer na fidelidade a nosso Senhor, o que não se dá pela observação estrita da Lei, mas por um encontro de amor. Em suas palavras finais, confessou a todos, que muitas vezes, esteve presente na Catedral para uma oração filial junto à padroeira desta Arquidiocese, a Senhora das Vitórias. Além de inúmeros fiéis, estiveram presentes na Santa Missa, a mãe de Dom Rubival, Dona Nita, algumas religiosas do Instituto Jesus, Maria e José, e das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.


Dia 12 – RETIRO DOS CONCLUINTES DO CURSO DE TEOLOGIA PARA LEIGOS DO VICARIATO SÃO JOÃO


Ao longo deste domingo (12), no Colégio Madre Savina Petrilli em Itapetinga, foi realizado um Retiro Espiritual dos concluintes 2014-2016 do Curso de Teologia para Leigos do Vicariato São João. O Retiro sob o tema: “Discípulos Missionários a Serviço do Reino” foi orientado pelo Seminarista Técio Andrade Lima, candidato às Ordens Sacras, que se serviu do Evangelho de São Marcos a fim de motivar os participantes sobre o itinerário do chamado, amadurecimento e envio missionário dos discípulos. O dia foi dedicado à oração e concluído com a celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Rosenildo, pároco da Paróquia São José e Vigário Regional do Vicariato São João.

 

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE

DOM RUBIVAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 

Dia 11 - CELEBRAÇÃO DA ORDENAÇÃO DE DOM RUBIVAL - BISPO DE GRAJAÚ



Aconteceu neste sábado, às 16h, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, a Solene concelebração Eucarística com o Rito de Ordenação Episcopal de Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap. O ordenante principal foi o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., sendo os ordenantes imediatos Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, e Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., Bispo Diocesano de Jequié. Participaram da celebração Arcebispos e Bispos, bem como vários Provinciais Capuchinhos e Superiores de Ordens e Congregações religiosas, além de numerosos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e vocacionados, autoridades civis e uma multidão de fiéis. Destaque especial foi a representação vinda da Diocese de Grajaú, no Estado do Maranhão, para a qual Dom Rubival foi chamado como pastor. Sua posse, como 9º Bispo Diocesano de Grajaú está marcada para o próximo dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor.

 

DOM FREI RUBIVAL CABRAL BRITTO, OFMCap.

Foi nomeado Bispo da Diocese de Grajaú no Maranhão, pelo Papa Francisco no dia 7 de dezembro de 2016, que acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Franco Cuter, OFMCap., por motivo de idade. Frei Rubival nasceu em 21 de julho de 1969, em Jaguaquara - BA, filho de Rubens Alves Britto e Maria de Lourdes Cabral Britto. Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos na Província da Bahia e Sergipe em 19/01/1990. Emitiu a Profissão Religiosa em 31/01/1993. Ordenou-se Diácono em 02/07/1999 e Presbítero em 17/12/2000. Concluiu o Ensino Fundamental no Colégio Pio XII, em Jaguaquara-BA e o Ensino Médio no Ginásio de Alagoinhas – Alagoinhas - BA. Cursou Filosofia no Instituto Dom Walfredo Tépe em Ilhéus, Ilhéus-BA e Teologia na Universidade Católica do Salvador - Salvador - BA; Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Fortaleza - CE; Especialização em Gestão Institucional com ênfase em Educação pela Universidade Católica de Brasília-DF; Doutorando em Ciências da Educação através do Instituto Internacional de Educação na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Federal de Rosário na Argentina. Foi Coordenador da Animação Vocacional da Província Nossa Senhora da Piedade de Bahia e Sergipe; Mestre de Formação dos Postulantes, Noviços e Pós-Noviços. Secretário e Conselheiro Provincial; Vigário Paroquial em Alagoinhas, Esplanada, Aracaju; Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Tororó - Arquidiocese de Salvador, Bahia; Assessor e Orientador de retiro para a Vida Religiosa Consagrada; Assistente Espiritual da Fraternidade Monte Alverne em Aracaju - SE; Assistente Eclesiástico do Mosteiro da Imaculada Conceição da Mãe de Deus das Irmãs Clarissas em Feira de Santana;. Ministro Provincial da Província Nossa Senhora da Piedade de Bahia e Sergipe, de 2007-2013; Presidente da Fundação Santo Antônio das Emissoras de Rádio de 2007-2013; Conselheiro da CFFB-Conferência da Família Franciscana do Brasil e da CCB-Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Ultimamente era Diretor do Colégio Paulo VI e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa na Arquidiocese de Vitória da Conquista, Bahia.

 

Dia 7 - SEMINÁRIO DE FILOSOFIA INICIA ATIVIDADES DA FORMAÇÃO

Com uma celebração de Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu, teve início o ano de formação no Seminário Maior de Filosofia em Vitória da Conquista. Concelebraram, além do Reitor Pe. Irineu, o Reitor do Propedêutico Pe. Frenilson e Pe. Paulo César, responsável da formação na Diocese de Jequié. Participaram da celebração o Diác. Permanente Luciano, seminaristas da Filosofia e do Propedêutico, alguns familiares e amigos do Seminário. Na ocasião foram apresentados os novos seminaristas do 1º ano de filosofia: 4 da Diocese de Jequié, 2 da Diocese de Livramento e 2 da Diocese de Bom Jesus da Lapa.

 

Dia 6 - INÍCIO DO ANO PROPEDÊUTICO EM ITAPETINGA

A celebração de posse do novo Reitor, Pe. Frenilson da Conceição Brito, com acolhida de 4 jovens formandos ocorreu na capela anexa ao Seminário Propedêutico Bom Pastor em Itapetinga-BA, Arquidiocese de Vitória da Conquista. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, e concelebrada por Dom Rubival Cabral, Bispo Eleito de Grajaú no Maranhão, e alguns Padres da Arquidiocese.

 

Dia 5 - ARCEBISPO CELEBRA NA IGREJA CATEDRAL

Dia 4 - CRISMA NA COMUNIDADE DE IBITUPAN

Dia 2 - CELEBRAÇÃO NA COMUNIDADE BOM JESUS - CANÇÃO NOVA

Dia 1° - CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO ANO LETIVO EM BELO HORIZONTE

 

=================x x x x x x x x x x x x x x x x x x==============