Home » Notícias » SETEMBRO DE 2015
 
SETEMBRO DE 2015 Imprimir E-mail
Qui, 17 de Setembro de 2015 00:51

MÊS DA BÍBLIA - NOTÍCIAS


DOMINGO 27 - DIA NACIONAL DA BÍBLIA



Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar o próprio Cristo.

(São Jerônimo, o grande tradutor dos Livros Sagrados)


Setembro é considerado o mês da Bíblia. Com isso a Igreja quer despertar entre os fiéis o conhecimento dos Livros Sagrados e, ao mesmo tempo, promover o amor à Palavra de Deus, motivando-os para sua leitura, meditação e vivência cotidiana dessa mesma Palavra.


Dia 25 - POSSE DE DOM JOÃO CARDOSO EM BOM JESUS DA LAPA


Hoje (sexta-feira), o Arcebispo de Vitória da Conquista Dom Luís Pepeu deu posse canônica a Dom João Cardoso, como quarto Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Nas últimas horas, Dom João tem sido acolhido com muito carinho na cidade de Bom Jesus da Lapa. A população que o aguardava com grande alegria e muitas expectativas tem demonstrado sua hospitalidade expressa nas diversas faixas espalhadas pela cidade. Ele veio diretamente de sua anterior Diocese, São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, acompanhado pelos Bispos do Regional NE-4 da CNBB. No final da tarde, antes da posse, Dom João fez uma visita à Catedral de Nossa Senhora do Carmo (em construção), acompanhado por Dom Luís Pepeu e Dom Josafá Menezes. Daí seguiu em meio a uma multidão de fiéis para o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Ali, pelas mãos do Metropolita Dom Luís Pepeu, ele tomou a posse da Diocese como legítimo Pastor, sentando-se na cátedra e recebendo o báculo pastoral. Dom Luís, na oportunidade, saudou Dom João, acolhendo-o na Província Eclesiástica. A cerimônia continuou com a celebração Eucarística presidida pelo novo Bispo da Diocese, concelebrada por vários membros do Colégio Episcopal, grande número de padres e religiosos. A esplanada do Santuário ficou repleta de fiéis.

 

Dia 24 - CRISMA NA PARÓQUIA SANTA TEREZINHA, EM FESTA



A Paróquia Santa Terezinha, em Vitória da Conquista, está em pleno clima de festa com o novenário em preparação para a celebração festiva do dia de sua padroeira, Santa Terezinha do Menino Jesus. Hoje, o Arcebispo Dom Luís presidiu a celebração Eucarística, conferindo também o sacramento da Crisma aos jovens da Paróquia. O tema central do novenário está sendo inspirado pelas exortações constantes do Papa Francisco, motivando os fiéis a ser uma Igrreja aberta a todos, vivendo com intensidade a Alegria do Evangelho. Dom Luís Pepeu, em sua homilia, falando para os crismandos, ressaltou que pela unção do Espírito do Senhor, no sacramento da Crisma, somos confirmados em nossa vocação de cristãos, chamados a testemunhar Jesus Cristo com a nossa vida. Pela crisma, somos fortalecidos para a vivência de nossa vocação como Igreja, uma Igreja que, em constante saída, assume o seu compromisso com o anúncio do Evangelho. Além da presença do pároco Pe. Ednilton (Pe. Black), a noite de hoje contou com a presença de Padre Nilson - reitor do Propedêutico e Frei Gilson da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio.


Dia 22 - PADRE GILDEIR RECEBE ALTA E PASSA BEM



Após oito dias de internamento, o Padre Gildeir da Silva Santos recebeu alta do hospital, às 14:30h, desta terça-feira. Em casa ele passa bem e continua sua convalescência. No último dia 15, o Padre Gil sentindo algumas dores de cabeça, consequências do acidente sofrido recentemente, acorreu ao IBR de Vitória da Conquista pelas 16h, onde foi submetido a alguns exames, como a tomografia que mostrou um coágulo no crânio. Imediatamente foi decidida uma intervenção cirúrgica para a “drenagem dural”. A cirurgia craneana ocorreu, com sucesso, no dia seguinte pela manhã. Na UTI ele permaneceu até a sexta-feira dia 18, quando foi transferido para um apartamento do mesmo hospital até à tarde de hoje. Agradecido a Deus e contente pela recuperação, o Padre Gildeir disse ter revisão médica marcada para o próximo dia 29.


Dia 22 - REUNIÃO DO CONSELHO DE FORMAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA



O Conselho de Formação da Arquidiocese de Vitória da Conquista, presidido pelo Arcebispo Dom Luís, encontrou-se, na manhã de hoje (22), no Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias para mais uma reunião. Além do arcebispo, participaram do encontro: o Vigário Geral, Mons. Uilton; Reitor do Seminário de Filosofia, Pe. Edmilson, que é também o referencial para os seminaristas da Teologia, em Belo Horizonte; Pe. Zenilton, Diretor do Instituto de Filosofia; Pe. Nilson, Reitor do Propedêutico; e Pe. Frenilson, Diretor Espiritual. Em cumprimento com a pauta, após uma oração, fez-se a leitura de alguns pontos iluminativos das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, Documentos da CNBB de nº 93. Depois, deu-se prosseguimento com uma avaliação do atual semestre, considerando o andamento, o caminho percorrido até hoje e as perspectivas.

Dia 20 - DOM LUÍS PEPEU REALIZA CRISMA NA DIOCESE DE CAETITÉ


Neste domingo (20), o Arcebispo de Vitória da Conquista esteve na Diocese de Caetité, a convite do seu Administrador Diocesano, Pe. Gilvan Pereira. Ele foi à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, onde Pe. Gilvan exerce a função de pároco, para conferir o sacramento da Crisma. Na celebração Eucarística, estiveram os jovens das comunidades rurais que, após o tempo de preparação na catequese, foram receber a Crisma. Dom Luís Pepeu, em sua homilia, tomando como referência a liturgia dominical, destacou que o sacramento da Crisma é a confirmação do nosso compromisso de cristãos assumido pelo batismo. Como cristãos, devemos fazer a opção pelo projeto de Jesus Cristo, ou seja, somos chamados a fazer a escolha da “sabedoria de Deus”, deixando-nos conduzir pelos critérios de Deus. Destacou ainda que o sacramento da Crisma é considerado o sacramento da maturidade. Neste sentido, o jovem crismando, recebendo a plenitude do Espírito Santo e se tornando membro efetivo da comunidade cristã, deve empenhar-se em fazer da própria vida um serviço de doação aos irmãos e irmãs. O que deve mover de fato a vida do jovem é a vontade de servir, de partilhar com o outro os dons que Deus concede em abundância a cada um.

Dia 19 - CANDIDATOS DA ESCOLA DIACONAL EM RETIRO


Na manhã de hoje (sábado, 19), Dom Luís Pepeu encontrou-se com os candidatos da Escola Diaconal da Arquidiocese de Vitória da Conquista no Seminário Maior (Filosofia) Nossa Senhora das Vitórias. Concluído mais um ciclo de estudos, os candidatos fizeram um dia de retiro. O Arcebispo, acompanhando o grupo de candidatos nesta primeira parte do dia, refletiu o significado de “retiro ou exercício espiritual” e sobre o “Credo”, do Sermão de Santo Tomás de Aquino. O Padre Edmilson ressaltou em suas reflexões a importância do ministério da diaconia dentro da Igreja e a responsabilidade que cada eleito deveria assumir perante a Comunidade Eclesial. O ministério do Diaconato deve ser acolhido pelo candidato em verdadeiro espírito de serviço, de doação e de entrega total. É uma vocação sublime que deve ser assumida com grande disponibilidade. O Diácono deve ser um homem ornado das santas virtudes, homem de oração, de piedade, homem capaz de viver a fidelidade conjugal, homem dedicado ao serviço da caridade fraterna.

Dia 19 - ARCEBISPO REALIZA CRISMA PARA ADULTOS NA PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM E SANTA RITA DE CÁSSIA, EM PLANALTO


Hoje, o Arcebispo Dom Luís Pepeu presidiu a celebração da Eucaristia na Paróquia Senhor do Bonfim, na cidade de Planalto. Na ocasião, o Arcebispo conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de adultos da Paróquia. Eram mais de 60 homens e mulheres. Em sua homilia, Dom Luís ressaltou a importância do acontecimento, destacando que este era um momento muito especial para a comunidade por tratar-se de adultos, alguns deles com idade bem avançada, fato inédito na caminhada da Paróquia. A missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Irineu e contou com a presença de muitos fiéis.

Dia 18 - DOM LUÍS PRESIDE ABERTURA DO NOVENÁRIO EM PREPARAÇÃO À FESTA DE SÃO MIGUEL ARCANJO


Na noite de hoje, Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, esteve na Paróquia de São Miguel para presidir a missa de abertura do novenário em honra ao seu padroeiro São Miguel Arcanjo. A Paróquia está celebrando 30 anos de sua criação. O tema central da festa evoca os “30 anos de fé e caminhada a serviço do Reino”. Dom Luís, em sua homilia, cujo tema proposto para esta noite de abertura foi “Somos todos anunciadores do Evangelho”, ressaltou a importância de todos, especialmente dos leigos, na missão da Evangelização. A missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Zenilton (Pe. Monginho) e contou com a participação de grande número de fiéis, devotos e devotas de São Miguel Arcanjo. Esta noite de abertura, chamada de “Noite da Saudade”, homenageou os leigos e leigas que serviram à Paróquia e que já fizeram a sua páscoa definitiva para a Casa do Pai.

Dia 17 - CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO TRÍDUO DE SANTA HELENA PRESIDIDA PELO ARCEBISPO


Hoje, o Arcebispo Dom Luís Pepeu esteve presente na Comunidade Santa Helena para a abertura do tríduo em honra de sua Padroeira. A Comunidade Santa Helena, criada há vinte anos, faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, confiada aos Frades Capuchinhos. Dom Luís presidiu a missa de abertura às 19:00h. A sua homilia foi fundamentada no tema do dia: “A fé em Cristo nos conduz à conversão e nos torna servos do Reino”. A missa foi concelebrada pelo pároco Frei Gilson e contou com grande presença dos fiéis. Teve a animação das Comunidades Nossa Senhora de Lourdes, Sagrado Coração de Jesus, Legionários e Grupos Terço dos Homens da paróquia.

 

Dia 15 - ARCEBISPO REÚNE-SE COM NOVOS PADRES E VISITA SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO EM ITAPETINGA


O Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, reuniu-se na manhã de hoje com os Padres da Arquidiocese que contam entre um a dez anos de ordenação presbiteral. Os encontros são parte integrante da “formação permanente” dos presbíteros. Além do momento de oração e de partilha da missão pastoral, fez parte da pauta um estudo sobre o significado do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, com início marcado para o próximo dia 8 de dezembro. À tarde, Dom Luís encontrou-se também com os 8 formandos do ano Propedêutico no Seminário Bom Pastor em Itapetinga. No final, o Arcebispo agradeceu ao Padre Nilson, Reitor do Propedêutico, pela acolhida fraterna aos padres nessa Casa de Formação. O dia foi concluído com uma celebração da Eucaristia presidida por Dom Luís na capela do Seminário.

Dia 13 - DOM LUÍS CELEBRA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Neste 24º domingo do Tempo Comum, no calendário litúrgico, o Arcebispo presidiu Missa na Paróquia Rainha da Paz e São Vicente de Paulo. Além do Pároco Padre Valmir, concelebrou também o Vigário Paroquial Padre Gildeir. Esta Paróquia encontra-se envolvida na construção da sua nova Matriz no mesmo local onde foi demolida a anterior para dar espaço à nova edificação.

Dias 11 - 13. ASSEMBLEIA DA SUB-REGIÃO PASTORAL  IV DO REGIONAL NE-3 DA CNBB


Nestes dias 11, 12 e 13, mais de 70 pessoas, entre as quais bispos e coordenadores de pastorais, movimentos e pastorais da Sub-Região IV, que contempla as Dioceses de Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Jequié e a Arquidiocese de Vitória da Conquista, estiveram reunidos em Assembleia. O objetivo principal do encontro, no Centro de Treinamento Pastoral da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, foi refletir a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2015-2019. Durante a programação do encontro os participantes avaliaram as prioridades do Regional Nordeste 3 e planejaram ações comuns nas dioceses a partir das DGAE estabelecidas pelo Regional.

Dia 8 - REUNIÃO DO CONSELHO PRESBITERAL DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA


Sob a presidência do Arcebispo Dom Luís Pepeu, esteve reunido na manhã de hoje, no salão paroquial da Catedral, o Conselho Presbiteral da Arquidiocese. Dentre os assuntos tratados, foi refletido o “Jubileu da Misericórdia” proclamado pelo Papa Francisco, com início marcado para o dia 8 de dezembro próximo.

Dias 4-6 - ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU REALIZA VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS, MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA SERRA


Neste final de semana, o Arcebispo Dom Luís Pepeu realizou visita pastoral à Paróquia Senhor Bom Jesus. Em sua chegada, Dom Luís foi acolhido pelo Pároco Pe. Frenilson, que o acompanhou ao interior da Igreja para um momento de oração, finalizando com a recitação do Angelus. A agenda da sexta-feira à tarde marcou o ritmo da visita pelo tom bastante intenso. O Arcebispo teve um encontro aberto com as diversas lideranças das comunidades do centro e da zona rural: coordenadores, catequistas, membros do CPP etc. Em seguida, fez visitas a algumas famílias, pessoas idosas e enfermas, dirigindo-lhes sempre uma palavra de conforto e esperança, acompanhada da oração e da sua bênção. No final da tarde, visitou a Prefeitura do Município, onde foi acolhido pelo Prefeito, o senhor Uelton Silva Andrade. Dirigiu-se, depois, à Câmara dos Vereadores e foi recebido com a saudação de boas vindas pelo Presidente da Casa, o Vereador Ronaldo Silva Correia. Ali, o Arcebispo proferiu uma sentida alocução às autoridades presentes (Prefeito, Vereadores, Secretários, diretores dos Colégios e Professores, CEP e Policiais), refletindo a realidade e os desafios do município a partir dos grandes temas da Encíclica “Laudato Si’”, do Papa Francisco. Concluiu o primeiro dia da visita com a celebração da Santa Eucaristia na Igreja Matriz. Nos dias 5 e 6, Dom Pepeu visitou as diversas comunidades rurais. Por onde passou, nas capelas e pelas estradas, foi acolhido calorosamente por todos com ovações, cantos, mensagens, cartazes. Na noite do domingo (6), o Arcebispo concluiu a visita pastoral com a solene celebração da Eucaristia. Em suas palavras finais, agradeceu todos os presentes, animando-os e encorajando-os na caminhada eclesial, lembrando-lhes a vocação de discípulos e missionários de Cristo, o Senhor Bom Jesus. Durante a visita pastoral o Arcebispo contou, além do Pároco, com a colaboração de uma equipe missionária, formada por Frei Dimas Lima, Diácono Luciano (coordenador arquidiocesano de pastoral), Elielma França (coordenadora arquidiocesana de catequese) e os seminaristas Rafael, Danilo e Cristiano.

 

MOMENTOS DA VISITA PASTORAL

Chegada e colhida na igreja Matriz em Bom Jesus da Serra

Encontro com coordenadores das comunidades e catequistas

Reunião com CPP e CEP

Visita aos irmãos e irmãs doentes

Visita à Prefeitura Municipal


Encontro com Poderes Públicos na Câmara de Vereadores

Encontro com a Juventude

Hospital

Cemitério

 

VISITA ÀS DIVERSAS COMUNIDADES DA PARÓQUIA


Celebração de encerramento da Visita Pastoral em Bom Jesus da Serra - Bahia