Home
 
NOVEMBRO de 2018 Imprimir E-mail

Dia 8 – ARCEBISPO METROPOLITANO FAZ NOMEAÇÕES NO CLERO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Nesta quinta-feira, dia 8, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., exercendo o múnus de pastorear e zelar pelo rebanho a ele confiado realizou as seguintes nomeações: Pe. José Vasconcelos dos Santos (Pe. Vasco) colaborador na Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções; Pe. Clovis Rodrigues Silva, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Encruzilhada; Pe. Nailson Gonçalves dos Santos, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Nova Canaã; Diác. Adson Coelho Santos Matos – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto; Diác. Edvaldo Fillipe Gomes Cruz – Cúria Metropolitana; e Diác. Eugênio Santos Gonçalves – Paróquia São João Batista, em Anagé.


Dia 4 – ENCERRAMENTO DA VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA DA CATEDRAL

Neste gaudioso dia de Domingo (4), Solenidade de Todos os Santos na Igreja no Brasil, o Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu concluiu a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Catedral Metropolitana. Antes da Santa Missa o Arcebispo saudou a assembleia e falou sobre a Visita Pastoral. A Santa Missa, presidida pelo Metropolita foi concelebrada pelo Pároco Pe. Ariosvaldo e pelo Chanceler Pe. Técio. Participaram também da Celebração o Diác. Fillipe, Ministros, Coroinhas e muitos fiéis. Na homilia, Dom Luís recordou “não são as coisas, nem os homens que salvam, a salvação pertence a Deus” e nisso consiste a busca da santidade, reconhecer Deus acima de tudo e buscar ser fiel a Ele, por meio do testemunho de vida. O Arcebispo ainda agradeceu a todos pela presença nesta celebração de encerramento da Visita Pastoral. Esta foi a quarta Paróquia do Vicariato São Lucas a ser visitada. Antes da bênção, o Pe. Ariosvaldo externou a Dom Luís congratulações por esse relevante momento na vida paroquial.

 


Dia 3 – CRISMA NA PARÓQUIA RAINHA DA PAZ EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu conferiu, às 19h de hoje, o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos entre jovens e adultos na igreja matriz Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo em Vitória da Conquista. A Missa foi concelebrada pelo Pároco Pe. Valmir Neves. A Celebração contou com a presença dos Diáconos Permanentes Antônio Dias, Antônio Souza e Genildo Prates, das Religiosas Medianeiras da Paz e Missionárias de Nossa Senhora das Dores.  Além dos catequistas, pais, padrinhos, parentes dos crismados e muitos outros fiéis. Na homilia, Dom Luís se serviu dos textos bíblicos próprios da liturgia da Crisma e assegurou que “é preciso, muitas vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna”. O Metropolita, dirigindo-se aos crismandos, recordou as palavras do Papa Francisco: “prosseguirem no caminho que começaram com o Sacramento da Confirmação”.

 


Dia 3 – VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA DA CATEDRAL

Na tarde deste sábado, o Arcebispo Dom Luís Pepeu continuou a Visita Pastoral na Paróquia Catedral. Realizou saudação ao CPP em reunião com o Pároco, Pe. Valdo. Em seguida visitou a Comunidade Anuncia-Me fundada pelo Diácono Permanente José Dias. O Arcebispo visitou ainda algumas famílias com enfermos e idosos. Por fim, visitou um lar de senhoras idosas, onde havia uma com 102 anos de idade, que reconheceu o Arcebispo e conversou com ele.

 
OUTUBRO de 2018 Imprimir E-mail

Dias 27 e 28 – VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA SÃO JOSÉ EM ITAPETINGA

No fim da manhã deste sábado, dia 27, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, deu prosseguimento a Visita Pastoral na Paróquia São José em Itapetinga, sob os cuidados pastorais e espirituais do Pe. Rosenildo Pereira. As atividades da tarde iniciaram com a visita do Arcebispo à APAE em Itapetinga, acompanhado pelo Pároco Pe. Rosenildo e pelos seminaristas José Victor e Rogério. Em seguida, Dom Luís visitou o Centro Social Pio XII e se encontrou com catequistas, jovens e a OFS na igreja Matriz e centro pastoral. Antes do anoitecer o Metropolita visitou à Fundação Canto das Artes em Itapetinga. Daí, prosseguiu para a Comunidade Sagrado Coração de Maria no Bairro Clerolandia. À noite, Dom Luís visitou e presidiu a Santa Missa na Comunidade São José, no povoado de São José do Colônia. A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco Pe. Rosenildo. A celebração contou com a presença dos seminaristas José Victor e Rogério, além de inúmeros fiéis que lotaram a capela. Na manhã deste domingo, dia 28, Dom Luís prosseguiu com as atividades da Visita Pastoral, a primeira Comunidade a ser visitada foi a de Santo Antônio;


O Arcebispo seguiu para a Comunidade Santa Clara e Santa Isabel.

Dom Luís teve a oportunidade de visitar um dos pontos turísticos da cidade: à igrejinha de pedra.

O Metropolita visitou alguns idosos e enfermos.

Dom Luís realizou ainda a visita a Comunidade Santa Luzia.

Às 10h Dom Luís chegou a Comunidade Santíssima Trindade, na ocasião presidiu a Santa Missa e abençoou a Capela.

À tarde, aconteceram alguns encontros do Arcebispo Dom Luís Pepeu com: CPP, OVS, Mãe Rainha e Pastoral do Dízimo.

Teve início às 18h na igreja Matriz com a recitação do Ângelus o Encerramento da Visita Pastoral. Acompanharam o Arcebispo Dom Luís Pepeu durante a Visita: o Pároco Pe. Rosenildo e os seminaristas José Victor e Rogério. Também colaboraram: o reitor do Seminário Propedêutico Pe. Frenilson, a coordenadora de catequese Elielma e o Coordenador de Pastoral Diác. Luciano. Na Missa em ação de graças, presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelo Pároco. Contou com a participação de Diácono, Seminaristas, Conselhos, representantes de Comunidades, Pastorais, Grupos, Movimentos, crianças, jovens e demais fiéis. Na homilia o Arcebispo ressaltou que a “Visita Pastoral procura favorecer o reavivamento da comunhão eclesial, o compromisso missionário e a corresponsabilidade pastoral em nossa Igreja Particular”. Dom Luís ainda recordou que a três anos recebeu o título de cidadão itapetinguense. E parafraseando Santo Agostinho agradeceu: “Para vocês sou bispo, com vocês somos irmãos e concidadãos”!



Dia 25 – DOM LUÍS VISITA A COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU E NOSSA SENHORA DE LOURDES NO BAIRRO CRUZEIRO E PRESIDE A NOVENA

Por volta das 19h desta quinta-feira, dia 25, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, presidiu a Eucaristia na Novena em honra a São Judas Tadeu na Comunidade a ele dedicada no Bairro Cruzeiro. A celebração foi o ponto alto das atividades da Visita Pastoral que o Arcebispo tem realizado na Paróquia. A Comunidade São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Lourdes faz parte da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, sob o cuidado pastoral do Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão. A comunidade celebra desde o dia 24 até o próximo dia 27 o seu padroeiro. Este ano a festa tem como tema: “A exemplo de São Judas Tadeu devemos viver a palavra do Evangelho sendo sal da terra e luz do mundo”.



Dia 24 – DOM LUÍS PEPEU VISITA COMUNIDADE MÃE RAINHA NO CONDOMÍNIO DAS ACÁCIAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na noite desta quarta-feira, dia 24, Dom Luís Pepeu visitou a Comunidade Mãe Rainha que faz parte da Paróquia Santa Luzia, sob o cuidado dos Padres Estigmatinos. A comunidade fica localizada no Condomínio das Acácias, no Miro Cairo, em Vitória da Conquista. Com esta, o Metropolita inicia a Visita Pastoral nessa Paróquia. Na homilia, Dom Luís à luz do subtema: “Com Maria, somos Igreja viva e participativa” recordou que “na sociedade civil, é indispensável a atuação dos cristãos leigos nas diversas organizações sociais e políticas. Do ponto de vista eclesial, como discípulos missionários, somos chamados a atuar para a edificação da comunidade, da Igreja, que é o Corpo de Cristo”.

 


Dia 24 – VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

À tarde desta quarta-feira (24) Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, visitou algumas Comunidades Rurais que integram a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, sob os cuidados pastorais do Pe. Alessandro Cardoso. A primeira Comunidade visitada foi a de Santa Bakita (Cedro). Em seguida o Metropolita visitou as Comunidades de: Nossa Senhora Aparecida (Chácaras Guarani), Santo Antônio (Lagoa das Flores), São Francisco (Lagoa das Flores), e Santíssima Trindade (Lagoa das Flores). Por fim, Dom Luís chegou à Comunidade São Miguel (Lagoa das Flores), sempre acompanhado do Pároco Pe. Alessandro e dos Diáconos Transitórios Eugênio e Fillipe. Em todas as visitas, a alegria dos fiéis era imensa, por acolher o seu Pastor.



Dia 24 – PE. ARIOSVOALDO É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO REGIONAL DE PRESBÍTEROS DO NE 3

Na manhã desta quarta-feira (24) a Arquidiocese de Vitória da Conquista foi tomada de alegria pela nomeação do Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão (Pe. Valdo), como novo presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe). Ele foi eleito no Congresso Regional de Presbíteros que está acontecendo em Santa Cruz de Cabrália– BA desde o último dia 22 até 25. O Pe. Ariosvaldo exerce a função de representante do Presbitério da Arquidiocese junto à CRP.


 


Dia 23 – DOM LUÍS PEPEU VISITA A COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO E SANTA LUZIA NO BAIRRO GUARANI

Seguindo a agenda da Visita Pastoral às Comunidades da Paróquia Catedral, na noite desta terça-feira, a Comunidade visitada foi a de Santo Antônio e Santa Luzia, que fica no Bairro Guarani. A Visita Pastoral tem se tornado um momento de maior interação do Arcebispo com os fiéis. Após ser acolhido e conhecer um pouco da história da Comunidade e saber das atividades pastorais ali existentes, o Metropolita presidiu a Santa Missa. Acompanhou o Arcebispo na visita o Diác. Fillipe.

 


Dia 22 – VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA RAINHA DA PAZ

A tarde desta segunda-feira (22) foi marcante para os fiéis da área rural da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo. O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, esteve visitando sete Comunidades. Em cada comunidade, o Arcebispo conversava com os fiéis sobre as atividades pastorais que realizam e um pouco da história de suas comunidades. Acompanhou o Metropolita na Visita o Mons. Uilton, Vigário Geral e ex Pároco dessa Paróquia; o Pe. Nailson, filho da mesma Paróquia; o Diác. Eugênio e os Diáconos Permanentes, Antônio Dias e Antônio Souza, que assistem essas Comunidades.

A primeira Comunidade a ser visitada foi a de São José, localizada na região conhecida como “Pé de galinha”;

Prosseguindo o itinerário, o Arcebispo visitou a Comunidade Nossa Senhora das Graças na região da Lagoa do Boi;

Seguindo para a Comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição no Distrito do Iguá;

Continuando a Visita Pastoral, esteve na Comunidade Santos Reis em Rancho Alegre;

Prosseguindo para a Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Lagoa do Juazeiro;

Concluindo as visitas no final da tarde, Dom Luís Pepeu chegou em Lagoa Formosa II, onde visitou a Comunidade São João Paulo II, inaugurando e abençoando a capela e o altar.

BÊNÇÃO DA CAPELA SÃO JOÃO PAULO II

No final da tarde desta segunda-feira, no clima da Visita Pastoral as Comunidades Rurais da Paróquia Rainha da Paz, Dom Luís presidiu a Festa de São João Paulo II na Capela a ele dedicada na região de Lagoa Formosa, zona rural de Vitória da Conquista. Na oportunidade o Arcebispo abençoou a Capela. Concelebrou a Eucaristia o Mons. Uilton, Vigário Geral e ex Pároco, que ajudou fundar esta Comunidade; e o Pe. Nailson. Participaram também da Celebração o Diác. Eugênio, Diác. Antônio Souza, e o Diác. Antônio Dias que assiste essa Comunidade e colaborou para o término da construção. A Capela estava repleta de fiéis, dessa e de outras Comunidades que o Arcebispo visitou, além de Religiosas e Missionários da sede paroquial. Muita alegria e animação marcou este dia memorável para a Comunidade São João Paulo II.



Dia 21 – DOM LUIS PEPEU CELEBRA NA PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU EM CONTAGEM

Na manhã deste domingo, dia 21, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista presidiu o terceiro dia da Novena em honra a São Judas Tadeu em Contagem-MG. Concelebraram a Eucaristia o Pároco, Pe. Arnon Gomes e o colaborador paroquial, Pe. Noel Novais, Reitor do Seminário de Teologia em terras mineiras. Participaram também da celebração os seminaristas Rafael e Danilo, que ali desempenham atividades pastorais nos fins de semana. Na homilia, Dom Luís recordou que neste domingo celebra-se o “Dia Mundial das Missões” e que “a própria festa do padroeiro São Judas Tadeu nos recorda o compromisso missionário, como urgência no dever de evangelizar, o que consiste num verdadeiro e constante processo de conversão”.



Dia 18 – VISITA PASTORAL NA COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA

No anoitecer desta quinta-feira, dia 18, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, seguindo a agenda da Visita Pastoral às Comunidades da Paróquia Catedral, visitou a Comunidade São João Batista no bairro Guarani. A Visita Pastoral tem se tornado um momento de maior interação do Arcebispo com os fiéis. Num clima fraterno os fiéis contaram um pouco da história da Comunidade e das atividades pastorais que realizam. O Diác. Fillipe, que faz o Estágio Pastoral na Paróquia da Catedral, acompanhou o Metropolita. Dom Luís dirigiu palavra de ânimo e encorajamento aos presentes e concluiu a Visita presidindo a Eucaristia.


Dia 18 – REUNIÃO DO CONSELHO DE FORMAÇÃO

O Conselho de Formação da Arquidiocese esteve reunido na manhã desta quinta-feira (18) no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, sob a presidência do Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu. Estiveram na reunião o Reitor da Teologia, Pe. Noel; o Reitor da Filosofia, Pe. Nilson; o Reitor do Propedêutico, Pe. Frenilson; o Diretor Espiritual da Filosofia, Pe. Gerson; e o Diretor Espiritual do Propedêutico, Pe. Nailson.


Dia 17 – VISITA PASTORAL NA COMUNIDADE BOM JESUS

Nesta quarta-feira, dia 17, Dom Luís Pepeu realizou visita a Comunidade Bom Jesus sob o pastoreio dos Capuchinhos, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio de Lisboa. Acompanhou o Metropolita o Diác. Fillipe, que se prepara para a Ordenação Presbiteral. A Visita Pastoral tem se tornado um momento de maior interação do Pastor com seu rebanho. Após ser acolhido e conhecer um pouco da história da Comunidade, Dom Luís presidiu a Santa Missa.

 

Dia 14 – CRISMA EM BARRA DO CHOÇA

O Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu conferiu, às 18h de hoje, o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos entre jovens e adultos na igreja matriz de Barra do Choça. A Missa foi concelebrada pelo Pároco Pe. Paulo Raimundo. Além dos catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismados participaram também da celebração muitos outros fiéis. Na homilia, Dom Luís se serviu dos textos bíblicos deste XXVIII Domingo do Tempo Comum e assegurou que “é preciso, muitas vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna”. O Metropolita, dirigindo-se aos crismandos, recordou as palavras do Papa Francisco a: “prosseguirem no caminho que começaram com o Sacramento da Confirmação”.



Dia 14 – DOM LUÍS PEPEU VISITA A COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO BAIRRO SUMARÉ


Seguindo a agenda da Visita Pastoral às Comunidades da Paróquia Catedral, na manhã deste domingo, a Comunidade visitada foi a do Sagrado Coração de Jesus no bairro Sumaré. A Visita Pastoral tem se tornado um momento de maior interação do Arcebispo com os fiéis. Após ser acolhido e conhecer um pouco da história da Comunidade, o Metropolita presidiu a Santa Missa do XXVIII Domingo do Tempo Comum. Na homilia, o Arcebispo destacou que a liturgia deste dia “nos convida a refletir sobre as escolhas que fazemos”.


Dia 13 – VISITA PASTORAL NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Ao anoitecer deste sábado (13), a Comunidade Nossa Senhora da Conceição que faz parte da Paróquia da Catedral recebeu a Visita Pastoral do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu. Após encontro com a Comunidade, Dom Luís celebrou a Eucaristia.

 

Dia 12 – ARCEBISPO CELEBRA SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na tarde deste dia 12, numerosos fiéis lotaram o Ginásio de Esportes Raul Ferraz, onde foi celebrada a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu e concelebrada pelos Padres Vocacionistas, responsáveis pela Paróquia, e outros de fora, além de sacerdotes do Vicariato São Lucas. A celebração contou ainda com a presença do Superior Provincial dos Vocacionistas no Brasil, Pe. José Carlos Lima, além de religiosas e vocacionados. O Decenário deste ano teve por tema geral: “Com Nossa Senhora Aparecida, no ano do laicato, queremos ser família escola do Evangelho”. Na homilia, Dom Luís enfatizou: “Hoje Maria também nos pede: ‘Fazei o que Ele vos disser!’ Aqui está um convite singelo, que brota do coração da Mãe. Ela estimula os leigos e leigas como novos discípulos missionários, a acolherem com obediência os ensinamentos de Jesus e levá-los à plena realização”. Após a Celebração Eucarística foi realizada a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida até à igreja matriz.

 


Dia 11 – DOM LUÍS PRESIDE NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM BATE PÉ

Por volta das 19h Dom Luís Pepeu visitou a Comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no distrito de Bate Pé, sob o cuidado pastoral do Frade Capuchinho Frei Jesulino. Após a visita o Arcebispo presidiu o encerramento da novena em preparação à festa da padroeira. Na homilia, o Arcebispo, meditou o subtema: “Com Maria e Jesus, restaurar o rosto fiel e samaritano da Igreja”. O Metropolita destacou: “o tema de hoje nos leva a refletir sobre o nosso discipulado e sobre a nossa missão como comunidade dos continuadores da Redenção de Cristo no mundo”.


Dia 11 – DOM LUÍS PEPEU VISITA COMUNIDADES RURAIS DA PARÓQUIA DE FÁTIMA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Nesta quinta-feira, dia 11, Dom Luís Pepeu realizou visita a sete Comunidades sob o pastoreio dos Capuchinhos Frei Jesulino, Frei Aroldo e Frei Paulo, que pertencem à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio de Lisboa. Em cada comunidade, estava aguardando o Arcebispo, o Frade responsável por aquele setor, juntamente com os fiéis. Colaboraram na Visita o vocacionado Jessé e o Sr. Enilson.

A primeira a ser visitada foi a Comunidade Santa Rita, localizada na região da Gameleira, assistida pelo Frei Aroldo;

Prosseguindo o itinerário, o Arcebispo visitou a Comunidade São Joaquim e Santa Ana na região do São Joaquim;

Seguindo para a Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Braga;

Continuando a Visita Pastoral, esteve na Comunidade Nossa Senhora do Desterro em Mamãos, assistida pelo Frei Paulo;

Prosseguindo para a Comunidade Sagrado Coração de Jesus em Pau Ferro, assistida por Frei Jesulino;

No início da noite, Dom Luís Pepeu, chegou em Bate-Pé Velho e visitou a Comunidade São Sebastião, também assistida por Frei Jesulino.


Dia 10 – VISITA PASTORAL E NOVENA EM CAATIBA

Nesta quarta-feira, dia 10, Dom Luís Pepeu, visitou algumas Comunidades Rurais da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Caatiba. Estas não tinham sido visitadas pelo Metropolita na ocasião da Visita Pastoral, realizada em maio passado. A primeira a ser visitada foi a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada na região Bica da Serra. Prosseguindo no itinerário, o Arcebispo visitou a Comunidade Divino Espírito Santo na região Rio de Areia. Acompanhou o Arcebispo, o Diácono Permanente Luciano Santana, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.


À noite, o Arcebispo presidiu a Eucaristia na igreja Nossa Senhora Aparecida, em Caatiba. Esta é a oitava noite dos festejos da padroeira, que teve como tema: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. Dom Luís recordou que este tema foi também o escolhido para a Semana da Família deste ano de 2018, e salientou a importância da família, da devoção a Nossa Senhora e como o seu testemunho impulsiona a todos os leigos a assumirem sua missão.


Dia 9 –VISITA PASTORAL, NOVENA E CRISMA EM IGUAÍ

Ao soar dos sinos do meio dia, desta terça-feira (9) na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí, Dom Luís Pepeu rezou o “Angelus” dando início a Visita Pastoral nesta Paróquia. A tarde visitou algumas Comunidades Urbanas. Em cada comunidade que o Arcebispo visitava a alegria de todos era evidente. Após a apresentação feita pelo Pároco, Pe. Luiz Cláudio, Dom Luís rezava com os fiéis presentes, ouvia as lideranças e catequistas e a eles dirigia uma palavra de ânimo e orientação. Acompanhou o Arcebispo, o Diác. Eugênio Gonçalves. Dom Luís visitou também o Cemitério Municipal.

Abertura oficial da Visita Pastoral na igreja matriz;

Comunidade São Francisco;

Comunidade São Pedro;

Comunidade São Paulo;

Cemitério Municipal;


Na igreja matriz o Metropolita presidiu a 7ª noite da novena e na oportunidade administrou o Sacramento da Crisma a um grupo de 20 jovens e adultos. Concelebrou a Eucaristia o Pe. Luiz Cláudio, Pároco. A Celebração contou ainda com a presença do Diác. Eugênio, inúmeros fiéis, pais, padrinhos e parentes dos crismandos, que superlotaram a igreja matriz. Iniciando a homilia, o Arcebispo, recordou “os leigos e leigas, refletindo sua vocação e missão na Igreja e no mundo são chamados a inspirar-se no exemplo e testemunho de Maria”. Nesta sétima noite o Metropolita refletiu o subtema: “Dízimo e sustentabilidade: a partilha gera comunhão, missão e solidariedade”.

 


Dia 7 – ARCEBISPO CELEBRA NA IGREJA CATEDRAL

Na noite deste domingo, dia 7, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano presidiu a Santa Missa do 27º Domingo do Tempo Comum, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Em sua homilia, o metropolita recordou o plano de Deus para o matrimônio cristão.



Dia 7 – VISITA PASTORAL NA COMUNIDADE SÃO PAULO APÓSTOLO NO BAIRRO GUARANI


Seguindo a agenda da Visita Pastoral às Comunidades da Paróquia Catedral, na manhã deste domingo, a Comunidade visitada foi a de São Paulo Apóstolo, que fica no Bairro Guarani. A Visita Pastoral tem se tornado um momento de maior interação do Arcebispo com os fiéis. Após ser acolhido e conhecer um pouco da história da Comunidade, que celebra mais de 40 anos, o Metropolita presidiu a Santa Missa do 27º Domingo do Tempo Comum.

 


Dia 6 – ORDENAÇÃO DIACONAL DE ADSON, FILLIPE E EUGÊNIO E 17º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM LUÍS PEPEU

No fim da tarde deste sábado, em Solene Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana Nossa Senhoras das Vitórias, foram ordenados Diáconos os jovens: Adson Coelho, Edvaldo Fillipe e Eugênio Gonçalves. Na oportunidade também foi celebrado 17º aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano. A Celebração contou com a presença de Dom José Ruy, Bispo de Jequié e Dom Carvalho, Bispo de Caetité, diversos padres do clero diocesano e religioso desta e de outras dioceses, além de diáconos permanentes e transitórios, religiosos e religiosas, seminaristas, amigos e familiares dos ordenandos, que vieram de várias localidades, e muitos fiéis vieram de diversas comunidades por onde os diáconos já passaram. Dom Carvalho, que acompanhou os jovens antes de ingressarem no Seminário, proferiu a homilia, e assegurou que “a vocação é um dom precioso de Deus, não é uma imposição de Deus. Deus não impõe nada a ninguém, mas é um convite ao dom de Deus”. Antes da bênção final o representante do presbitério, Pe. Ariosvaldo, fez uma homenagem ao Arcebispo pelos 17 anos de Episcopado, ressaltando sua presença de pai e pastor.




Dia 6 – CANDIDATOS ÀS ORDENS SACRAS EMITEM PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE

Conforme determina a disciplina da Igreja, aquele que é chamado a receber um ministério na Igreja deve emitir a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, segundo as fórmulas aprovadas pela Sé Apostólica. Por isso, na manhã deste sábado (5), na Capela da Residência Episcopal, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, recebeu a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade dos candidatos às ordens sacras, Adson Coelho, Edvaldo Fillipe e Eugênio Gonçalves, que receberão a Ordem do Diaconato. Na oportunidade também foram abençoadas as vestes dos futuros diáconos. Estiveram presentes os Párocos das Comunidades onde eles realizam o Estágio Pastoral: Pe. Zenilton, Pe. Ariosvaldo e Pe. Gerson. Também o Pe. Leandro Oliveira, da Diocese de Barreiras e o Candidato ao Diaconato da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Adriano Bonfim, participaram do Rito.

 


Dia 4 – DOM LUÍS PRESIDE NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM LAURO DE FREITAS


Na noite desta quinta-feira (4), Dom Luís Pepeu presidiu a segunda noite da Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena, em Lauro de Freitas, sob o cuidado pastoral da Ordem dos Premonstratenses. Na oportunidade celebrou o Pai da família franciscana, São Francisco de Assis. Concelebrarou a Eucaristia o Cônego Thiago Kern, O. Praem, Pároco e Superior da Comunidade dos Premonstratenses.O Diác. Joel participou da Celebração. Meditando o subtema: “Maria, disposta a servir ao Senhor no seu próximo: Visitação”, o Arcebispo destacou na homilia que “um episódio aparentemente simples, onde podemos conhecer muito sobre Maria, onde podemos perceber com Ela coloca-se a serviço dos outros com alegria e prontidão, especialmente junto aos que mais necessitam. Estiveram também presentes os Religiosos da comunidade local, as Missionárias Orantes da Sagrada Face e inúmeros fiéis que superlotaram a igreja matriz.

 
SETEMBRO de 2018 Imprimir E-mail

Dia 30 – DOM LUÍS CELEBRA CRISMA EM POÇÕES

O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, visitou na manhã deste domingo a Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções. Na ocasião conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de 200 crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Mons. Uilton e pelo Pe. Eneilson de Boa Nova, e assistência dos Diáconos Permanentes: Manuel Elias e João Cambuí, além dos catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos. A Celebração situa-se neste último domingo de setembro, Dia da Bíblia. O Metropolita recordou aos crismando que: “pelo dom do Espírito Santo que hoje vocês recebem, serão marcados com um sinal espiritual o que torna vocês configurados com o próprio Cristo e mais perfeitamente membros da Igreja”. Dom Luís concluiu falando sobre o alerta do Papa Francisco, que o Sacramento da Crisma “não é sacramento do adeus”, mas é ponto de partida para a missão.


Dia 29 – ARCEBISPO PRESIDE FESTA DE SÃO MIGUEL ARCANJO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, presidiu na noite deste sábado, dia 29, a Festa de São Miguel Arcanjo, na quadra do antigo Colégio Diocesano em Vitória da Conquista. Concelebrou a Eucaristia o Pe. Zenilton, pároco. Participaram da Celebração o Diác. Antônio Dias, o Candidato às Ordens Sacras Adson Coelho e uma multidão de fiéis. Na homilia, o Metropolita enfatizou: “A Festa do padroeiro São Miguel neste ano quis contemplar o Ano da Família em nossa Arquidiocese e o Ano nacional do Laicato. Daí o tema central desta Festa neste ano de 2018: “Vocação e missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo”. É um tema voltado expressamente para vocês, meus irmãos leigos e leigas!” e assegurou: “Vocês, meus irmãos leigos e leigas, têm a missão de testemunhar a fé no seu ambiente de vida comum, ou seja, na família, no trabalho, no estudo, na comunicação, na política, em todo o lugar”. Ao término da festividade, o Arcebispo foi homenageado pelos 10 anos de Ministério Pastoral na Arquidiocese de Vitória da Conquista.


 

Dia 28 – TRÍDUO E VISITA PASTORAL NA COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULO, E 1O ANOS DO INÍCIO DO MINISTÉRIO EPISCOPAL NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Na noite desta sexta-feira (28), Dom Luís Pepeu, acompanhado do Pároco Pe. Ariosvaldo e do Candidato às Ordens Sacras Fillipe, visitou a Comunidade São Vicente de Paulo, Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. O Arcebispo presidiu a Celebração Eucarística na segunda noite do tríduo em preparação à Festa do Padroeiro São Vicente. Chegando à Capela, Dom Luís foi acolhido com grande alegria pelos fiéis e iniciou um breve momento de oração e de encontro, conhecendo um pouco mais a realidade da comunidade. O Metropolita, consternado, comunicou o falecimento de Dom Celso, Arcebispo Emérito de Teresina, que serviu esta Igreja Particular de Vitória da Conquista por 20 anos. Também rememorou que há 10 anos iniciava sua missão pastoral em Vitória da Conquista. Depois da Missa muitos fiéis foram ter com Dom Luís para falar da emoção e da alegria por sua presença.

 
NOTA: ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA MANIFESTA CONDOLÊNCIAS À ARQUIDIOCESE DE TERESINA PELO FALECIMENTO DE DOM CELSO JOSÉ PINTO DA SILVA, ARCEBISPO EMÉRITO DE TERESINA. Imprimir E-mail


______Nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista vem, através desta, manifestar a Vossa Excelência Dom Jacinto e à Arquidiocese de Teresina, profundo pesar pelo falecimento de seu Arcebispo Emérito Dom Celso José Pinto da Silva, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 28 de setembro de 2018.

______Dom Celso foi Bispo Diocesano de Vitória da Conquista pelo período de 20 anos, como seu 3° Bispo. Aqui, esse Bom Pastor, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres manteve esta Igreja Particular inserida nos processos e contextos históricos de seu tempo. Dentre tantas iniciativas e realizações, destacamos a celebração do Primeiro Sínodo Diocesano, em 1997, que dotou a Igreja Particular de Vitória da Conquista de sua própria legislação. Enaltecemos também o seu trabalho junto às populações rurais.

______Assumimos como nossas, suas palavras pronunciadas em nota ao anunciar a passagem de Dom Celso para a Casa do Pai: “como um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra”. Ele buscou, de fato, ser coerente ao seu lema episcopal: “Para Servir”.

______Assim, em nosso nome pessoal, em nome do Clero, dos religiosos e religiosas, e dos fiéis de modo geral desta Arquidiocese de Vitória da Conquista, enviamos nossa saudação fraterna e asseguramos nossas orações a Vossa Excelência e à Arquidiocese de Teresina.

______ Subscrevemo-nos fraternalmente no Senhor,


Vitória da Conquista, 28 de setembro de 2018.


Dom Luís Pepeu, OFMCap.

Arcebispo de Vitória da Conquista

 
DOM CELSO JOSÉ PINTO, ARCEBISPO EMÉRITO DE TERESINA, MORRE AOS 85 ANOS. Imprimir E-mail

 

Comunicado da Arquidiocese de Teresina:


Com muito pesar a Arquidiocese de Teresina comunica o falecimento do Arcebispo Emérito, Dom Celso José Pinto da Silva.

Dom Celso nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1933. Nomeado pelo Papa João Paulo II, com o lema “Para Servir”, tomou posse como 5º Arcebispo Metropolitano de Teresina no dia 1º de maio de 2001, onde ficou por sete anos.

Antes, Dom Celso José passou pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Vitória da Conquista. Após se tornar bispo emérito de nossa Arquidiocese ele escolheu continuar a servir e a viver em Teresina.

Nesta madrugada (28), ele faleceu após passar mal e sofrer uma parada cardíaca na Casa do Clero. Dom Celso José completaria 85 anos no próximo mês. Após receber assistência do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas veio a óbito.

Dom Celso José foi um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra. Homem do diálogo e zeloso com as coisas de Deus. A nossa Arquidiocese e todo o Povo de Deus é grata pelos serviços prestados à obra do Pai na Igreja Particular de Teresina.

O Velório e o sepultamento serão na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina.